Threads: nova rede social e os mesmos cuidados de sempre

Threads: nova rede social e os mesmos cuidados de sempre

Quando achávamos que já existiam redes sociais suficientes, eis que surge mais uma, o Threads. Lançado no dia 5 de julho, o novo aplicativo da empresa Meta é parcialmente integrado ao Instagram e permite a postagem de textos, fotos e vídeos, que também podem ser curtidos, compartilhados e comentados.

Em seus primeiros dias de uso, a nova rede social de Mark Zuckerberg, criador do Facebook, atingiu a marca de 30 milhões de usuários nos 100 países em que foi lançada. Com uma semana de lançamento, já passou dos 100 milhões. 

O escritor, palestrante e colunista Arthur Igreja ressaltou o recorde, em comparação ao tempo em que outras redes levaram para alcançar 1 milhão de usuários:

  • Facebook: 10 meses;
  • Spotify: 5 meses;
  • Instagram: 2,5 meses;
  • ChatGPT: 5 dias;
  • Threads: 2 horas.

Uma das vantagens do Threads é a própria integração com o Instagram, de onde podem ser importados dados e os seguidores são migrados automaticamente.

O Threads surge como concorrente direto do Twitter e possui interface parecida com a dele, que aliás, processou o app da Meta alegando uso de propriedade intelectual.

A plataforma pode ser baixada nos dispositivos Android e iOS.

Qual a sua opinião?

As redes sociais deram voz a uma multidão disposta a opinar em todo tipo de assunto, tendo conhecimento ou não sobre o tema. O importante é comentar, interagir, muitas vezes deixando de lado o limite mínimo do razoável e do bom senso. O espaço cibernético também tem se tornado um verdadeiro tribunal virtual, onde muitos são julgados e expostos ao ódio de quem sequer os conhece. Tudo é motivo para críticas e acusações.

Em meio a esse fogo cruzado, é preciso encontrar formas de se comportar e de agir de forma cristã, tanto na hora de postar algo como também de opinar sobre o que foi postado, para não gerar intrigas, causar dor e sofrimento ao outro. Também é preciso estar atento para não sair reproduzindo tudo o que se lê na internet, sem antes checar a veracidade dos fatos. Muitas famílias já foram desfeitas, pessoas morreram devido a boatos e inverdades disseminados na rede.

A Igreja orienta e chama a atenção dos seus fiéis sobre como se comportar nas redes sociais. É preciso ter consciência de que nossas atitudes na internet também refletem quem nós somos. Portanto, devemos glorificar a Deus de várias formas em nossas postagens. E, sobretudo, ter amor ao próximo. Todos os ensinamentos cristãos devem ser seguidos também no mundo virtual.

“As redes sociais são, em particular, um ambiente em que as pessoas interagem, compartilham experiências e cultivam relacionamentos como nunca antes. Mas ao mesmo tempo, dado que a comunicação é cada vez mais influenciada pela inteligência artificial, há necessidade de redescobrir o encontro humano em sua própria essência”, diz um trecho do documento “Rumo à Presença Plena”, lançado pelo Vaticano no final de maio desse ano.

Bíblia fala sobre críticas e julgamentos

A crítica nociva e os julgamentos se encontram em vários ambientes das redes sociais e geram conflitos. Mas esse tipo de comportamento não é novidade. Algumas passagens da Bíblia tratam do assunto:

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.” (Mateus 7, 1-2).

A Bíblia também fala em ser tolerante e ético ao receber e fazer críticas. É preciso agir sempre com sabedoria:

“Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e amar-te-á. Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.” (Provérbios 9, 8-9).

E nada melhor do que ter a consciência limpa ao ser alvo de críticas: 

“Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, fiquem confundidos os que vituperam o vosso bom procedimento em Cristo” (Pedro 3, 16).

O IDe+ pode ajudar

Para deixá-lo mais informado sobre esse assunto e ajudá-lo a ter uma opinião ainda mais segura, destacamos 5 textos aqui do portal que você não pode deixar de ler ou reler::

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Ainda não entrei na nova rede social. Eu sou uma pessoa bem introspectiva e que gosta de privacidade. Quando me tornei mais madura, venci o medo da crítica e a fobia social. Mas aí fiz uma nova descoberta: na maturidade, não tenho paciência para a infantilidade da rede social hehehe. A maturidade deixa a gente mais seguro, mas tb mais exigente. Eu não gosto da hostilidade da rede social aberta embora eu sinta um chamado para meios de comunicação (cidadania, escrita e ensino). Às vezes, eu penso: qual a finalidade de gastar energia sendo atacada por desconhecidos? Sendo anônima, já fui atacada no meu simples blog em um texto onde eu criticava de forma construtiva o lado ruim do feminismo. Isto me fez nunca mais falar de política nem de temas tabus. Sou diplomática o máximo possível e fujo de conflitos, mas, mesmo assim, nunca escapei deles... imagine só as outras pessoas. Sou tão sensível que me dói até ver críticas das coisas e das pessoas que sou fã hehehe. Nem leio os comentários das redes. Simplesmente não consigo entrar nesse mundo de discussão na internet hahaha. Como amante da comunicação não violenta, não entendo o mundo. Eu me desligo das redes sociais e fujo para um mundo lindo, de criatividade, paz e poesia dentro de mim mesma kkkk. O mundo precisa de mais gente criativa e não de críticas. Sempre achei as redes sociais de fotos como as "cavernas" do mito de Platão e as redes sociais de frases como microblogs que não foram devidamente aproveitados.
  • Márcia
    Achei ótimo e oportuno para esclarecer, orientar, ajudar as pessoas e acabar com a cultura do ódio. Muito obrigada Padre Reginaldo e toda sua equipe. Deus abençoe e proteja vocês!
  • Maria Helena Mansur
    Maravilhoso Vai abrir e orientar cada vez mais os católicos Parabéns
  • REGINA MARIA BENTO
    Gostei muito, nos alerta como igreja os cristãos devem usar equilibradamente as redes sociais.
  • Maria das vitórias da Silva Cardoso
    Muito bom eu adorei!
  • Renata Rocha
    Adorei o comentário, principalmente as citações bíblicas. Gostaria muito que esse conteúdo chegasse aos jovens, que é o público mais suscetível à esses comportamentos nocivos.
  • Samantha Vieira
    Ai! Quantas redes!!! Não estou dando conta de tudo…

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.