São Zacarias e Santa Isabel são um casal exemplo de justiça e fidelidade a Deus

São Zacarias e Santa Isabel são um casal exemplo de justiça e fidelidade a Deus

Bons exemplos são inspiradores. Quando se pensa na relação de casais, a Bíblia pode ser a melhor fonte para buscar boas direções. Entre os relacionamentos de destaque da Palavra Sagrada está o de São Zacarias e Santa Isabel.

No Evangelho de Lucas, o casal é descrito como “justo diante de Deus” e que caminhava nos passos mais certos.

“Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade” (Lucas 1,5-7).

Essa história de fé e devoção ensina importantes lições sobre respeito, dedicação, amor mútuo e vida conjugal.

O laço de Zacarias e Isabel

A história de Zacarias e Isabel começa com suas origens e os desafios que enfrentavam. Ele era um Sacerdote, responsável por unir o povo a Deus, enquanto Isabel era descendente de Aarão, o maior Sacerdote que já existiu. Eram parentes da Sagrada Família de Nazaré.

Juntos, viveram o diálogo matrimonial, companheirismo e respeito.

Um dos desafios que enfrentaram foi a esterilidade de Isabel, uma condição que era causa de marginalização na cultura judaica da época. Na sociedade daquele período, a esterilidade era um motivo comumente aceito para o divórcio. No entanto, Zacarias não se eximiu de sua responsabilidade e buscou a Deus em oração. Juntos, passaram pelo temor ao desconhecido sem perder a esperança na Graça.

Eles foram os pais de São João Batista, que preparou a chegada do Messias para a salvação do mundo. 

A história também destaca a interferência de Isabel na escolha do nome de seu filho, algo que não era comum na cultura judaica. Zacarias confirmou a decisão de sua esposa na presença de todos, demonstrando respeito e diálogo no casamento.

Em meio a tantas realidades de falta de companheirismo e emoções superficiais, essa família lembra da beleza da vocação matrimonial baseada no compromisso, dedicação e respeito. Além disso, traz reflexões sobre superar desafios juntos, manter a oração no lar, ter ações que edificam.

Que assim como Zacarias e Isabel os casais possam caminhar “irrepreensíveis em todos os mandamentos e ordens do Senhor”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.