Qual a história do evangelista São Marcos?

Qual a história do evangelista São Marcos?

O Evangelho de São Marcos é considerado, muitas vezes, a fonte primária de informações sobre o ministério de Cristo. Responde à pergunta “quem é Jesus?” ao contar Sua vida na Terra e deixa lições eternas sobre o começo do cristianismo. Mas afinal, quem foi esse evangelista de um dos quatro livros que estão no Novo Testamento?

São Marcos também foi mártir, discípulo de São Paulo, arrastado com uma corda no pescoço e seu corpo deveria ter sido queimado. Esse é apenas um resumo de uma biografia inspiradora do evangelista e Santo celebrado pela Igreja em 25 de abril.

Para que seu livro fosse escrito, ele teve a como uma das influências a pregação de São Pedro. Embora não tenha sido discípulo direto de Jesus, alguns estudiosos o identificam como o rapaz filho da viúva Maria, que, coberto com um lençol, seguiu Jesus após Sua prisão no Horto das Oliveiras. São Marcos era primo de Barnabé, grande companheiro de Paulo em sua primeira viagem missionária.

Mesmo que tenha abandonado uma missão, reconciliou-se com Paulo mais tarde, e o apóstolo reconheceu sua utilidade no ministério. O envolvimento de Marcos Evangelista na missão cristã, inclusive, é mencionado em algumas cartas de São Pedro e São Paulo. Ele colaborou com São Pedro em Roma e pode ter servido como seu intérprete, registrando as pregações do apóstolo.

Durante suas viagens missionárias, Marcos esteve com São Paulo, a quem auxiliou no ministério. A basílica romana de São Marcos é um testemunho da sua presença na capital do Império.

Foi após os martírios de São Pedro e São Paulo que São Marcos foi para Alexandria, no Egito, onde fundou a Igreja local e se tornou seu primeiro bispo. A Tradição conta que ele foi martirizado nesse lugar entre os anos 68 e 72, arrastado com uma corda no pescoço e seu corpo deveria ter sido queimado, mas foi salvo pelos fiéis e sepultado em uma gruta.

Conta-se que os restos mortais de São Marcos foram depois transportados para Veneza no ano de 825 e ele é Padroeiro da cidade. O símbolo de São Marcos, o leão alado, é um emblema de Veneza e pode ser visto em muitos lugares.

 

Lições do Evangelho de São Marcos: definição de família

É o mais antigo livro dentre os Evangelhos, mas não dentre os livros do Novo Testamento. Representado pela figura de um leão, tem uma linguagem simples e coloquial, já que era utilizado para a catequese dos iniciantes na comunidade onde foi escrito.

Com dezesseis capítulos, demonstra nas entrelinhas os desafios da época, como a perseguição romana e as diferenças sociais. Começa narrando a vida de Jesus já adulto e se esforça para explicar quem Ele é e como ser Seu discípulo.

O Evangelho mostra o dia a dia de Jesus e relatos que deixam lições para todas as áreas da vida, especialmente sobre o significado de família, a partir do que Jesus mostrou como definição desse laço.

Marcos Evangelista descreve a cena em que Jesus estava em uma casa após realizar curas e uma multidão se aglomerava ao Seu redor.

“Nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus; ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo: Havia uma multidão sentada ao redor de Jesus. Então lhe disseram: ‘Olha, tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram’. Jesus perguntou: ‘Quem é minha mãe e meus irmãos’? Então Jesus olhou para as pessoas que estavam sentadas ao seu redor e disse: ‘Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. (São Marcos 3,31-35).

Como mostra o Evangelho, é o mandamento do amor a Deus e ao próximo que baseiam a noção de família. É a partir da observância e vivência desse mandamento e do anúncio da Boa Nova que se forma a comunidade.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.