Será que um ladrão pode virar santo? Essa é a história de São Dimas

Será que um ladrão pode virar santo? Essa é a história de São Dimas

Será que entre os santos da Igreja, que têm tantas histórias inspiradoras e exemplares, há um ladrão? A resposta à pergunta é sim, mas ela vai além. São Dimas, também chamado de “o bom ladrão”, foi o primeiro Santo, canonizado pelo próprio Jesus Cristo. Muitas surpresas e honras para uma só biografia e a verdade é que essa história retrata um forte exemplo de tudo que o Messias veio ensinar.

A vida de São Dimas, antes de estar ao lado de Jesus no momento mais importante para o cristianismo, não tem registros oficiais. O seu nome nem chegou a ser citado nos quatros Evangelhos da Bíblia, mas o que aconteceu ali, quando o Senhor era crucificado em um lugar chamado Gólgota, sim.

São Dimas estava ao lado do Senhor no momento da crucificação, pois também foi crucificado pelo Império Romano por ser considerado criminoso. Veja o que mostra o Evangelho de São Lucas 23, 39-43:

“Um dos malfeitores, ali crucificados, blasfemava contra ele: ‘Se és o Cristo, salva-te a ti mesmo e salva-nos a nós!’. Mas o outro o repreendeu: ‘Nem sequer temes a Deus, tu que sofres no mesmo suplício? Para nós isto é justo: recebemos o que mereceram os nossos crimes, mas este não fez mal algum’. E acrescentou: ‘Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino!’. Jesus respondeu-lhe: ‘Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso’”.

No Martirológio Romano, livro litúrgico que contém o elenco dos Santos e Beatos honrados pela Igreja Católica Romana, ele está descrito como “santo ladrão, chamado Dimas, segundo a tradição. Que na cruz professou a fé em Cristo e mereceu ouvir dele estas palavras: ‘hoje estarás comigo no paraíso'”.

Ele mereceu o Reino e ouviu isso do próprio Deus, que se fez humano. Por isso, considera-se que foi o Senhor quem o canonizou. A partir da linha eclesiológica, que trata da doutrina da Igreja, embora não tenha sido uma canonização nos moldes convencionais, é o primeiro Santo da história.

Sobre São Dimas, Dom Fernando Arêas Rifan, da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, escreveu no Vatican News:

“Na cruz onde pagava seus crimes, o Bom Ladrão praticou todas as virtudes: a fé, reconhecendo em Jesus o Rei Messias, a humildade, confessando os próprios pecados que lhe fizeram merecer a morte de cruz, a caridade e o apostolado para com o outro ladrão, dando-lhe bons conselhos, a paciência e a oração, pedindo a Jesus que se lembrasse dele”.

Dia de São Dimas

A data litúrgica de São Dimas é 25 de março. Sua história lembra que todas as pessoas que se arrependerem serão salvas. Por isso, é considerado o padroeiro das causas difíceis, daqueles que se convertem de última hora e de todos os pecadores que ainda podem ser salvos.

Oração para São Dimas

“Ó São Dimas, padroeiro e intercessor junto do Senhor, com um coração cheio de confiança e de esperança me dirijo a ti. Foi o primeiro santo a saciar-se dos frutos da redenção: Bebeste, com alegria, nas próprias fontes da salvação.

Quando, no alto do Calvário, Jesus sofreu o suplício ao teu lado e era injuriado pela multidão dos presentes, tiveste a lealdade e a coragem de defendê-lo publicamente, declarando-o inocente em contraposição à culpa que pesava sobre nós.

Pedistes a Ele um gesto de lembrança amiga, quando viesses ao seu reino. Soubeste unir os teus sofrimentos aos de Cristo e aos de Maria Santíssima, Mãe das Dores.

Considerastes a Cruz o triunfo do amor sobre o ódio e o pecado. O Senhor Jesus, te garantiu o prêmio eterno: ainda hoje estarás comigo no paraíso.

Ó, São Dimas, dirijo-me a ti, como pecador confiante, para que me conduza com segurança ao trono da misericórdia a fim de conseguir a graça como ajuda oportuna. Amém.”

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.