O quanto palavras e pensamentos positivos podem influenciar seu bem-estar?

O quanto palavras e pensamentos positivos podem influenciar seu bem-estar?

Você já ouviu falar que “as palavras têm poder”? Em meio a tanta correria, percalços e mudanças do dia a dia, nem sempre é fácil manter uma atitude positiva. Mesmo quem consegue, costuma ficar com a dúvida: será que falar palavras otimistas e alegres pode mesmo influenciar na realidade?

Segundo a psicóloga Calila Almeida, a resposta é sim. Essa influência é real.

“Pensar positivo e transmitir essa mesma energia faz com que acreditemos e busquemos esse direcionamento nas nossas vidas. Deixamos nossa cabeça mais sã para traçar novas metas e conquistas”, defende a profissional.

A linguagem positiva, de modo geral, tem relação com falar bem de si, do próximo e da realidade que vivencia, em uma postura otimista. Esse comportamento pode ter consequências benéficas para a saúde mental, de acordo com a psicóloga.

“Uma postura otimista pode amenizar sintomas de ansiedade, o que nos possibilita uma fluidez no dia a dia”, acrescenta Calila.

Essa abordagem comportamental procura direcionar o foco para o que agrega valor à vida, enfatizar as virtudes e o significado pessoal. Isso porque a capacidade de narrar a própria história é fundamental para o desenvolvimento da identidade e dos relacionamentos, como explica a psicóloga. Se é feito com base em palavras e comportamentos positivos, as chances de formar laços saudáveis, que agreguem e se desenvolvam de maneira sólida, é maior.

O entendimento se estende além do âmbito individual, pois influencia a sociedade e pode promover interações mais positivas e construtivas em diversos contextos sociais, o que torna ambientes mais amenos e acolhedores. Portanto, evitar o uso de palavras negativas pode reduzir tensões desnecessárias.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Gioneide Sampaio
    Adorei esse texto. Faz muito tempo que também penso dessa forma.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.