4 motivos para cuidar da sua espiritualidade

4 motivos para cuidar da sua espiritualidade

Cuidar da nossa saúde é um gesto de amor próprio, de carinho com nós mesmos. Ao longo da vida, é natural que tenhamos, cada vez mais, uma atenção especial à nossa alimentação, à uma rotina ativa, à prática de exercícios físicos, terapia ou atividades que nos aproximem de uma vida mais saudável. Aaos poucos, enxergamos com maior clareza a necessidade de cuidar do nosso corpo e mente para nos mantermos bem. 

E nossa espiritualidade, quando começamos a enxergar sua importância em nossa vida? Primeiramente é preciso saber que manter nossa saúde, com certeza, vai além do corpo e mente. Para além disso, trata-se também de como alimentamos, cuidamos e nos dedicamos ao nosso espírito. A espiritualidade é a conexão entre o ser humano e o divino e é ela que guia o modo como compreendemos o mundo, as pessoas, as relações e Deus.

Ao nos dedicarmos à espiritualidade, abraçamos nosso próprio ser, permitindo a plenitude individual que transforma o coletivo: isso mesmo, ao mudarmos conseguimos transformar tudo ao nosso redor. Além disso, desenvolvemos e zelamos pela nossa saúde, evoluímos e crescemos como seres humanos. Por isso, preparamos quatro motivos para você cuidar da sua espiritualidade.

 

  1. Quando cultivo minha espiritualidade, cuido da minha saúde

Nosso corpo é nossa morada e o cuidado com ele diz muito sobre como nos tratamos, nos amamos e zelamos nossa própria existência. Muito mais do que apenas cuidar de nossa saúde física, é preciso ter em mente que nossa espiritualidade precisa de cuidado. Assim sendo, ela não deve ficar da porta para fora dos consultórios ou ser esquecida diante de qualquer diagnóstico. 

Ciência e espiritualidade caminham juntas, você sabia disso? Se nossa espiritualidade trata de nosso propósito e sentido da vida, ela atua diretamente em nossos hábitos e estilos, logo, tem impacto em nossa saúde física e mental. Portanto, se os dois aspectos estão alinhados, é preciso enxergar que sua interligação não deve ser ignorada. 

Quando falamos de saúde mental, o cuidado com a espiritualidade resulta em maior sensação de bem estar, otimismo, esperança e propósito de vida. Nesse sentido, se opõe  a fatores ligados a depressão, ansiedade, suicídio e abuso de substâncias. Ao mesmo tempo, na saúde física, o impacto desse bem estar gera maior presença de hábitos de vida como prática de atividade física, dieta saudável e menor prevalência de tabagismo. 

2. Quando me sinto bem, estou pronto para fazer o bem

O mestre em teologia e professor da PUCPR, Sérgio Barbosa Rodrigues, compara a espiritualidade à “seiva da árvore: não está à vista, mas nutre, faz crescer e produz fruto”.  Essa compreensão diz respeito a tudo que nós, a partir do nosso encontro e cuidado com a espiritualidade, semeamos, compartilhamos e distribuímos ao próximo. É por isso que se estamos bem espiritualmente, nos sentimos mais fortes, seguros e capazes de cuidar e olhar pelo outro que, por vezes, pode estar precisando de ajuda. 

A espiritualidade, além de nos deixar mais potentes, nos impulsiona à compaixão em nossas relações, acolhendo pessoas, oferecendo compreensão e paz. 

3. Quando tenho força espiritual, tenho esperança

Não estamos sozinhos, porque temos um amor e uma força maior que nos guia, nos ampara e fortalece. Temos essa convicção a partir do momento em que consolidamos nossa espiritualidade e compreendemos que temos um propósito de vida superior. Quando cuidamos e cultivamos nosso espírito, temos esperança. E o poder desse sentimento otimista, confiante, é o que move nossa existência. 

A esperança tem forte influência no bem-estar das pessoas, pois proporciona a oportunidade de ressignificar os eventos traumáticos do passado e seguir em frente. A saúde espiritual ativa a esperança que, neste processo, se torna uma fonte de crescimento pessoal. 

4. Quando creio em Deus, impulsiono a saúde do espírito

Precisamos de um objetivo ou propósito de vida. Ao mesmo tempo temos a necessidade de identificar significados às nossas experiências, tanto as positivas quanto as negativas. É por isso que, possivelmente, você já se perguntou o “por que”, “para que”, “por que agora”, “por que comigo” depois que algo impactante lhe aconteceu/ 

Nossa capacidade de enfrentar o sofrimento é potencializada quando trabalhamos na construção de sentido. Esse sentido nos fortalece fisicamente, psicologicamente e espiritualmente. 

A conexão com Deus é a chave para esse encontro de sentido e ela pode ser feita de várias formas, diariamente. O encontro com Deus deve ocorrer em nós mesmos e no próximo, confiando sempre em sua presença em nosso corpo e espírito, pleno de amor e luz. 

A oração cultiva nosso relacionamento com Deus, trazendo confiança, evolução e saúde espiritual. Também acalma nossa mente, trazendo serenidade, paz e calmaria. O corpo, nosso lar e morada, cultiva o bem estar e a plenitude de um espírito que se sente leve. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Amei o texto! Como é bom saber que Deus existe e que há um propósito, um sentido e um significado por trás de tudo. É essa esperança que me sustenta. 🙏

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.