A história da Turma do Manzottinho ganha novas páginas – agora no Instagram

A história da Turma do Manzottinho ganha novas páginas – agora no Instagram

Um grupo de amigos muito especiais que brincam, se divertem, ensinam e aprendem sobre Deus. Essa é a turma do Manzottinho, que faz a alegria dos associados mirins da Obra Evangelizar É Preciso. Agora, a turminha passou das páginas da revista e das telas da TV Evangelizar e da coluna do portal IDe+ para o Instagram @turmadomanzottinho: pela rede social, o perfil busca interagir com as famílias, com conteúdos leves, divertidos e cheios de conhecimento.

Esse projeto tão importante para crianças e suas famílias envolve diversos profissionais da Obra, que pesquisam, escrevem, ilustram e soltam a imaginação para desenvolvê-lo. Uma delas é a redatora e roteirista Caroline Munhoz da Rocha, que conta como essa história começou e qual a personalidade de cada personagem. Leia!

A história da Turma do Manzottinho

Por Caroline Munhoz da Rocha

O personagem Manzottinho nasceu com o intuito de evangelizar as crianças por meio de um personagem com o qual elas se identificassem, tivessem sua idade, mesmos interesses e objetivos.

O Manzottinho é um garoto dinâmico, ativo e está sempre “antenado” com a tecnologia. Gosta de ler, escrever e é líder em sua turma por sua personalidade forte e marcante. Amigo pra todas as horas, ele se envolve nas campanhas de sua comunidade e na escola faz muitas perguntas, visto que não entende os motivos das brigas e das injustiças que vê nos jornais e na televisão. Gosta de charadas e está sempre fazendo palavras cruzadas com seu pai. É alegre, mas também tem um lado teimoso. Adora jogar futebol e gosta muito de aprender sobre o catolicismo. Quando crescer quer ajudar as pessoas de todas as formas que puder.
Manzottinho tem vários amigos, cada um com características distintas, mas que juntos formam um grupo superlegal.

Lara é sua melhor amiga desde a pré-escola. Ela é tranquila e muito estudiosa. Com seu jeito meigo e delicado, sempre tenta ver o lado positivo das situações. Mora com seus avós, Dona Maria e Sr. Vicente.

Tem também a Angelina, que estuda na mesma escola que Manzottinho e Lara, mas está sempre reclamando. Seus pais trabalham muito e nunca têm tempo pra ela. Logo, ela acaba passando muito tempo na rua sem muita responsabilidade. Não tem muitos hábitos de higiene e sua alimentação era ruim até conhecer a turma e começar a mudar seus hábitos e criar laços afetivos.

O Alfredo é um “dicionário ambulante” e sempre sabe os significados das palavras difíceis que aparecem no dia a dia da turma. Ele desvenda enigmas e adora ler histórias em quadrinhos. Ajuda a turma em suas tarefas escolares e sempre tem resposta pra tudo.

Tako é o amigo mais inseguro da turma. Os avós vieram do Japão, por isso essas características orientais. Ele é um garoto desconfiado, mas muito esperto e inteligente. Carrega uma mochila cheia de artefatos inusitados para qualquer eventualidade. É doce e gentil com as pessoas. Ele e Angelina são bem próximos.

O pai do Manzottinho é o Seu Antonio, ele gosta de palavras cruzadas, é um homem que lê muito e por isso sempre é questionado pelo seu filho sobre as notícias acerca do mundo. Gosta de ecologia e sempre dá ao filho dicas de como utilizar melhor os recursos naturais, como água, por exemplo.

A mãe do Manzottinho, Dona Lia, é catequista na paróquia de sua comunidade e as crianças sempre estão à sua volta, pois ela sempre sabe o que dizer pra todo mundo. Por falar nisso, prestem muita atenção às suas histórias, pois elas sempre terão uma frase muito importante, que servirá como um bom conselho para todos nós.

Vocês sabiam que o Manzottinho tem um cachorro? Ele se chama Saci e tem esse nome porque perdeu as patas traseiras quando foi atropelado. Manzottinho o socorreu e agora são melhores amigos. Apesar de sua limitação, Saci acompanha Manzottinho e seus amigos em todas as suas aventuras pelo bairro.

São parte da turma também o Sr. Vicente, que é avô da Lara, um artesão aposentado que tem uma oficina na garagem de sua casa e vive ajudando os meninos em suas aventuras. Ele construiu uma casa na árvore para a Lara e seus amigos, onde acontecem muitas aventuras das crianças.

A Dona Maria, avó da Lara, é uma simpática senhora que adora cozinhar e faz delícias usando de tudo um pouco. Aos sábados à tarde, após a missa, ela chama Lara e seus amigos para lanchar. Por vezes deixa as crianças ajudarem na cozinha, mas a bagunça é tanta, que ela desiste.

Os amigos estão sempre em situações iguais às minhas e às suas. Levantam-se cedo para estudar, ajudam os pais nas tarefas do cotidiano, aceitam os amigos do jeito que são, às vezes tem uma briga ou outra, mas logo todo mundo se acerta porque mais importante de tudo é o respeito. E brincar, é claro. Eles também têm um enorme respeito pela natureza, sempre promovendo ações em sua comunidade para ajudar a preservá-la. Participam da catequese e obedecem aos mais velhos.

Os amigos estão sempre cheios de ideias e, seja em sua escola, seja em sua Igreja ou em sua comunidade, eles sempre dão um jeito de colocá-las em prática. Esses amigos tão queridos e unidos sempre olham o lado positivo das situações, isso porque a gente sabe que, na vida, existem momentos difíceis, mas tirar as melhores lições de cada um é o que nos torna melhores.

Então, fiquem ligados na Turma do Manzottinho porque a cada edição é uma aventura!

Como as histórias são escolhidas?

Do ponto de vista técnico, as histórias do Manzottinho são escolhidas por uma equipe que se reúne mensalmente para escolher os temas mais legais. Eu me chamo Caroline Munhoz da Rocha, sou redatora e roteirista e ajudo escrevendo as historinhas, que depois vão ganhar traços e, por último, cores. E assim ficam prontas as lindas e deliciosas histórias que todos os meses aparecem na revista da Turma do Manzottinho.

Esse projeto parece incrível e é mesmo! É maravilhoso ver tanta dedicação e esforço sendo colocados em algo tão especial. Trabalhos assim, cheios de histórias cativantes e personagens bem desenvolvidos, com certeza deixam uma marca duradoura. Por isso, parabéns a todos os envolvidos nessa jornada de mais de 100 edições!

E eu tenho muito orgulho em fazer parte disso tudo!

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Vem com a Turma

Siga a Turma do Manzottinho no Instagram para interagir, enviar sugestões de pauta, brincar e aprender: @turmadomanzottinho 

Ficha técnica

Turma do Manzottinho

Diretor Geral: Padre Reginaldo Manzotti

Comissão editorial: Alexandre José Tormena, Daniel Lúcio Santos Cordeiro, Henrique Munhoz da Rocha, Giane Ribas e Juliane Rudolf

Jornalista Responsável: Izabela Scorsin

Revisão: Mirian Nazareth Fonseca

Projeto gráfico: Lúcio Chagas

Diagramação, capa e anúncios: Leila Maria dos Santos

Quadrinhos: Caroline Munhoz da Rocha e Francis de Cristo

Redes sociais: Kauana Martins

Colaboração: Caroline Munhoz da Rocha, Cleusa Sieiro, Maria Fernanda Mileski de Paula, Larissa Nicolosi, Stela Maris Tondo, Tiago Correia da Silva, Valmir Dzivielevski Junior

Uma publicação da Associação Evangelizar É Preciso

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.