Você sabe qual a diferença entre graça e misericórdia? Entenda!

Você sabe qual a diferença entre graça e misericórdia? Entenda!

Graça e misericórdia até podem parecer a mesma coisa, mas não são. Os dois conceitos são muito importantes para a fé católica – e entender cada significado também. Afinal, como já citou Papa Francisco “a misericórdia é a missão da Igreja, devemos facilitar ao máximo o acesso dos fiéis a este ‘encontro de amor’”. Já a graça de Deus é dada para as pessoas para que elas ajam tendo em vista a vida eterna.

Para começar essa compreensão, é importante ter em mente que a misericórdia acontece mesmo sem merecimento, não é separada ou direcionada entre quem merece ou não, pois é a piedade de Deus para com Seus filhos, é o próprio Deus. Já a graça se apresenta, por exemplo, quando uma súplica é alcançada, por meio da oração, de uma promessa, de um voto. A sua manifestação é como um presente do Senhor. É o que explica a catequista Elis Regina de Morais.

“Mesmo sem nós merecermos, pois somos pecadores, Deus tem misericórdia de nós e está sempre mostrando formas de buscar o arrependimento e, acima de tudo, buscá-lo. A graça é quando temos um pedido atendido, por exemplo”, define.

Cíntia Gurgel, que também já atuou como catequista, contribui com a explicação.

“Graça é um favor imerecido. Mesmo a gente não merecendo a salvação, Ele nos dá pela Sua graça. Sobre a misericórdia, Ele sente compaixão de nós, não obstante a miséria do nosso coração”.

A misericórdia é o perdão e a compaixão de Deus em relação aos pecadores, ainda que nem mesmo O procurem.

Já a graça, como escreveu Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá (PA), para o Vatican News, é dada pelo bem de todas as pessoas, em vista da salvação, como dom e responsabilidade humana.

“A graça ajuda às pessoas para serem melhores, a agir pela justiça (…). A graça possui o significado de bondade, cortesia nas relações com os outros e com Deus”, definiu o Sacerdote.

A misericórdia é para todos

Para ilustrar essas definições e entender que a misericórdia de Deus não segrega ou escolhe quem a merece ou não, a leitura do Evangelho de São Marcos traz um exemplo importante a partir da história do endemoninhado.

Jesus expulsou os demônios daquele homem e os presentes pediram que o Senhor fosse embora por O associarem ao mal e àquela pessoa que julgavam impura ou não merecedora de salvação. Porém, Ele veio mostrar o oposto disso, que todos podem ser salvos.

“Vai para casa, para os teus amigos, e conta-lhes o quanto o Senhor fez por ti e a misericórdia que te mostrou” (Mc 5,15).

Na encíclica “Dives in Misericordia” (Rico em Misericórdia), publicada por São João Paulo II em 1980, o Pontífice aborda a natureza incondicional e ilimitada da misericórdia de Deus e como ela se manifesta na história da salvação e na vida dos fiéis.

Leia mais sobre misericórdia

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Isabel Cristina Kruger
    Muito obrigada pelo conteúdo informativo Deus os abençoem
  • MARIZA DA SILVA ANDRADE
    Achei muito bom, pois é bom tirar as dúvidas sobre a misericórdia e graças. A diferença entre misericórdia e graças são diferentes e aí mesmo tempo iguais.
  • Ketuly francini silva souza
    Achei muito bom e muito gratificante.
  • José Ernani filuszteck
    Na paz.quero receber as mensagens .grato
  • Fabiano R. Soares
    Ótimo. Entendi plenamente.
  • José Ernani filuszteck
    Sou dependente de Deus e admiro essas bênçãos.vo..costumo copiar em 3o cadernos ,que tenho copiado estas e muitas
  • Maria Lucivane
    Muito bom, saber cada vez mais da Santa Misericórdia do Senhor, aprofundar na misericórdia de Deus é importantíssimo.
  • Luzilena
    É uma graça poder receber conteúdo tão rico como esse. Eu agradeço e quero continuar recebendo sim

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.