Livro que pretende provar existência de Deus a partir da ciência é best-seller na França

Livro que pretende provar existência de Deus a partir da ciência é best-seller na França

A ciência em busca de provar a existência de Deus não é algo novo. Ao longo dos séculos, a procura por provar — ou negar — materialmente, ou aos olhos do contexto científico, a presença do Criador é algo que sempre se renova. Recentemente lançado, o livro “God, Science, The Evidence – The Dawn of a New Revolution” (“Deus, Ciência, as Provas: o Alvorecer de uma Nova Revolução”, ainda sem edição em português) conquistou o público francês em 2023 e se tornou um best-seller com mais de 250 mil cópias vendidas.

Os autores, Michel Yves Bolloré e Olivier Bonnassies, trazem à tona uma provocação instigante: o materialismo, muitas vezes considerado uma visão de mundo definitiva, é apenas uma entre várias crenças. No livro, argumentam que o estado atual da ciência não nega a existência de Deus. Pelo contrário, pode fornecer evidências a seu favor.

Bolloré e Bonnassies iniciam a exploração revisitando conceitos fundamentais da cosmologia contemporânea. A obra desafia conceitos estabelecidos, como a morte térmica do universo, decorrente da aplicação do segundo princípio da termodinâmica. Os autores destacam que, mesmo diante das incertezas sobre a natureza da matéria escura e da energia escura, os dados disponíveis indicam que o universo inevitavelmente caminha para seu fim. Isso levanta questões fundamentais: o que existia antes do universo? Como algo pode surgir do nada? Para Bolloré e Bonnassies, essas interrogações são indícios da existência de um Criador. O livro aborda também evidências científicas que sugerem uma predisposição das leis do universo para a vida. Desde a expansão do universo até a precisão das constantes físicas fundamentais, os autores argumentam que a complexidade e harmonia do cosmos indicam um propósito além da mera casualidade.

Essas observações desafiam a ideia de que o universo e a vida surgiram por acaso. A inclinação do eixo da Terra e a singularidade da molécula de água, por exemplo, parecem ter sido projetados para possibilitar a vida, como indicam suas observações ao argumentarem sobre a existência de um propósito inteligente por trás da criação.

Entretanto, os autores não propõem uma prova científica definitiva da existência de Deus. Reconhecem os limites da ciência nesse sentido. Enfatizam que a busca por respostas transcende os métodos científicos convencionais e convida à contemplação dos mistérios que envolvem a origem do universo e da vida.

É importante ressaltar que o livro não busca invalidar a ciência e sim explorar suas fronteiras e possibilidades. Ao apresentar argumentos baseados em observações e teorias científicas, Bolloré e Bonnassies convidam os leitores a uma reflexão profunda sobre a relação entre ciência e fé, destacando a complementaridade entre esses os domínios do conhecimento.

Como mostra o livro, fé e razão podem se encontrar. Na Carta Encíclica Lumen Fidei, Papa Francisco escreveu:

“Convidando a maravilhar-se diante do mistério da criação, a fé alarga os horizontes da razão para iluminar melhor o mundo que se abre aos estudos da ciência”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.