“Quero rezar, mas não tenho tempo”: se esse é seu caso, veja como resolver

“Quero rezar, mas não tenho tempo”: se esse é seu caso, veja como resolver

A fé combina com disciplina. Isso não é segredo. Porém, é preciso considerar que as rotinas andam cada vez mais corridas e muita gente tem dificuldade para administrar o tempo e equilibrar a saúde espiritual, mental e física, além do trabalho e das relações familiares. No centro de tudo isso, como fica o momento de rezar, tão importante para a relação mais importante da vida, que é com Deus?

Assim como não é possível viver bem sem ter o Senhor como centro, não dá para simplesmente não rezar. Durante o Retiro Nacional de 2019, cujo tema foi “A Força da Oração”, Padre Reginaldo Manzotti explicou a importância de estabelecer o momento de rezar como parte fundamental da rotina, ainda que, inicialmente, seja realizado em pouco tempo. “Comece com 15 minutos, mas tenha disciplina”, estimulou o Sacerdote.

Orações jaculatórias

A Igreja compreende os desafios e dificuldades das rotinas dos fiéis e orienta que busquem organizar seus momentos para rezar, assim como a prática das orações jaculatórias. Papa Francisco já fez essas recomendações pelas suas redes sociais.

“Se não tens muito tempo para rezar, pode vir em teu auxílio uma sábia prática espiritual, as orações jaculatórias, orações muito curtas que podemos repetir frequentemente durante o dia para ficarmos ‘sintonizados’ com o Senhor”, escreveu o Pontífice.

O Papa costuma falar que a oração é como um remédio para uma fé enfraquecida. Nesse contexto, as orações jaculatórias podem ajudar muito. São orações muito curtas, fáceis de memorizar e que podem ser feitas ao longo do dia, a qualquer momento.

“Assim que acordamos, podemos dizer: ‘Senhor, eu te agradeço e te ofereço este dia’; depois, antes de uma atividade, podemos repetir: ‘Vem, Espírito Santo’; e entre uma coisa e outra, podemos rezar assim: ‘Jesus, eu confio em ti e te amo’. Com quanta frequência enviamos ‘pequenas mensagens’ às pessoas que amamos! Façamos isso também com o Senhor, para que os nossos corações permaneçam conectados a Ele”.

A cada situação do dia, é possível pensar em uma forma de agradecer, louvar e bendizer o Senhor. Essas são formas genuínas de aproximação e podem ser feitas por todas as pessoas, inclusive por quem está com a rotina e disciplina de oração já fortalecidas.

Porém, vale lembrar que não exclui a busca por mais tempo dedicado a Deus e às orações. Sobre esse assunto, veja mais dicas:

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Midianne Alexandre
    Obrigada pelas dicas! Já faço algumas jaculatórias e aprendi mais!
  • Dorilde Fátima Adriano ferreira
    Gostei muito do conteúdo simples e objetivo todos pela manhã fosso pelo sinal e rezo santo anjo e um pai nosso é me entrego nas mãos mãos Deus Jesus das santa chagas
  • Sérgio Oliveira
    Começo meu dia com o Sinal da Cruz e no meu caminho ao trabalho, rezo durante o percurso. Mas entendo que ainda preciso me programar numa rotina diária. Gostei muito desse conteúdo.
  • Juliane Rudolf
    Adorei a dica das jaculatórias. Aprendi numa oficina de oração sobre estas pequenas orações que nos conectam à Deus e reforçam nossa fé. Gosto e repito sempre: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, nas Suas Santas Chagas Gloriosas, que tem no devocionário de Jesus das Santas Chagas.
  • Carlos A F Figueiredo
    Excelente iniciativa para que possamos estar mais próximos do nosso amado Senhor Jesus Cristo.
  • Eu achei maravilhoso pois eu todos os dias eu rezo o terço
    Eu peço todos os dias a graça de ser perverate na oração
  • Maria Luzinete de Sousa
    Achei bem textualizado e muito objetivo ! Ótimas dicas de orações fáceis de realizar a qualquer momento do dia .
  • Maria Aparecida Amorim dos Santos
    Gostei muito do conteúdo. Simples e muito útil. Hoje em dia muitos não utilizam dessa oração breve , a jaculatória.
  • Edineia Rodrigues
    Achei muito bom e sábio, começar aos poucos, eu procuro rezar a noite os terços, rezo de manhã tbem, agradeço por tudo na minha vida, peço benção p Deus todos os dias.
  • BRUNA GERMANO DOS SANTOS
    Sou uma pessoa de oração! Rezo o terço todos os dias! Gratidão, senhor!🙏🏼
  • Mary Inês de Souza Klein
    Conteúdo muito bom, principalmente pra mim. Tenho o hábito de rezar o terço mariano, e o das Santas Chagas Mas, parece uma coisa. Quando estou rezando sempre tem alguém falando comigo, ou bate a campainha. Isso porque rezo no meu quarto.
  • Kaliane Moreira Pinheiro
    Adorei, mas que bom saber q já faço isso sempre
  • Tatyana Casarino
    Gostei deste artigo. Eu gosto de rezar o terço mariano ou o de Jesus das Santas Chagas (comprei na Produtos que Evangelizam o Terço que vem numa caixa que imita caixa de remédio) de noite. Para mim, a oração é remédio mesmo (hehehe) e não pode faltar. Quando o dia a dia está muito corrido, eu rezo apenas as 3 orações da manhã que eu faço todo dia (Santo Anjo, Arcanjo Miguel e Salve Rainha) e fico sem as minhas orações da noite. Adorei esta comparação de enviar pequenas mensagens para Deus. As minhas pequenas frases favoritas são: "Sagrado Coração de Jesus, eu confio em vós" ou "Arcanjo Miguel, defendei-nos no combate". Há dias que, quando as palavras faltam, só penso em Deus com amor. Mas, é importante sempre pensar em Deus e trazer a Sua presença no dia a dia além dos momentos sagrados. Também penso em Deus quando estou nas tarefas do Direito e domésticas.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.