Quem é Santa Maria de Cléofas, a mãe dos “irmãos” de Jesus?

Quem é Santa Maria de Cléofas, a mãe dos “irmãos” de Jesus? Reprodução de obra de Peter Von Cornelius

Em meio ao momento mais importante da história da humanidade, quando o Salvador cumpria a vontade de Seu Pai, três mulheres observavam em silêncio os eventos que levaram à Redenção. “Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena”, como mostra São João 19,25. Elas tinham seguido Jesus desde os dias da Galileia e oferecerem o apoio fiel até o desfecho em Jerusalém.

Maria de Cléofas é tradicionalmente reconhecida como a mãe dos chamados “irmãos” de Jesus, um termo semítico que também pode significar primos. A Santa e seu marido tiveram filhos mencionados nos Evangelhos: Simão, Tiago Menor, José e Judas Tadeu. Contudo, o historiador palestino Egesippo identifica Cléofas como irmão de São José e pai de Judas Tadeu e Simão. O último teria sucedido Tiago, o Menor, como bispo de Jerusalém.

Ela possivelmente acompanhou a gravidez da Virgem Maria e esteve presente em momentos cotidianos, alegres e até nos momentos mais difíceis.

Estava ao pé da Cruz nos instantes finais de Jesus e sua devoção incansável ao Salvador a tornaram especial para os corações dos cristãos. A proximidade com a Virgem Maria e São José fortalece sua importância dentro para a tradição cristã.

Após a crucificação, enquanto seu coração se despedaçava de luto, Maria de Cléofas foi até o sepulcro do Redentor. Ao lado de Maria Madalena, ela testemunhou o local onde Jesus fora depositado, conforme relatado pelo evangelista São Marcos.

No domingo, Maria de Cléofas e outras mulheres se dirigiram ao sepulcro e levaram perfumes para ungir o corpo de Jesus. Porém, foram recebidas com a notícia mais extraordinária que a humanidade já ouvira (São Lucas 24,4-8):

“De repente dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas. Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: ‘Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galiléia: É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’. Então se lembraram das suas palavras”.

A ressurreição de Jesus, anunciada por um mensageiro divino, transformou o luto em júbilo e a desesperança em esperança renovada. A grande notícia foi compartilhada por Maria de Cléofas e outras mulheres fiéis com os discípulos de Jesus, o que confirmou o triunfo da fé sobre a morte.

Santa Maria de Cléofas é venerada pela Igreja Católica como uma das primeiras testemunhas da ressurreição de Jesus Cristo. A sua devoção é celebrada anualmente no dia 9 de abril, quando os fiéis têm a oportunidade de honrar sua vida e seu testemunho de fé.

Oração a Santa Maria de Cléofas

“Ó Deus, que destes a Santa Maria de Cléofas a graça de ser irmã de Nossa Senhora, cunhada de São José e tia de Jesus, presente em todos os momentos da vida dele, dai também a nós a graça de sermos presentes junto às nossas famílias, sejam as de laços consanguíneos, sejam as de laços afetivos. Por Cristo, nosso Senhor, amém. Santa Maria de Cléofas, intercedei por nós. Ajuda-nos na relação com nossas famílias e abençoe nossos entes queridos. Santa Maria de Cléofas, rogai por nós”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.