Nossa Senhora das Lágrimas: uma devoção que nasceu no Brasil e inspira a vida de fiéis

Nossa Senhora das Lágrimas: uma devoção que nasceu no Brasil e inspira a vida de fiéis Imagem: TV Evangelizar

As lágrimas da Mãe de Deus, derramadas ao contemplar seu amado Filho na Cruz, são um dos maiores exemplos que a humanidade pode testemunhar sobre amor, sacrifício e confiança em Deus. Em 1932, em Campinas, o Brasil recebeu um presente: a devoção a Nossa Senhora das Lágrimas, por meio da freira Amália de Jesus Flagelado.

Uma aparição divina da Virgem Maria marcou o início da devoção que tem inspirado corações. Carol Tormena, apresentadora da TV Evangelizar, vem conduzindo fiéis em orações e conhecimentos sobre a Santa. Desde 28 de fevereiro, durante 30 dias, Carol realiza uma jornada espiritual com a Novena de Nossa Senhora das Lágrimas, meditações sobre as sete dores e a Via-Sacra do verdadeiro amor, sob o olhar de Nossa Senhora das Lágrimas. A caminhada orante seguirá até a Quinta-feira Santa.

Irmã Amália e Nossa Senhora das Lágrimas

Amália Aguirre, posteriormente conhecida como Irmã Amália de Jesus Flagelado, nasceu em 22 de julho de 1901, na Galiza, Espanha. Devido às circunstâncias de dificuldades financeiras, seus pais migraram para o Brasil. Amália, inicialmente, ficou no seu país de origem para cuidar de sua avó idosa. Depois que a senhora partiu para a vida eterna, ela se mudou para junto dos pais, em 1919.

Em Campinas, Amália foi co-fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, em 8 de dezembro de 1927 e fez seus votos perpétuos em 1931, no dia da Imaculada Conceição.

Irmã Amália de Jesus Flagelado. / Foto: reprodução

Em 1929, Jesus revelou à Irmã Amália a promessa associada às lágrimas de Sua Mãe. Ele assegurou que tudo o que as pessoas pedissem pelas lágrimas de Maria seria amorosamente concedido. A religiosa, que já carregava consigo os estigmas de Cristo, foi a responsável por passar a mensagem de penitência, fidelidade a Deus e apelo à intercessão. Dessa forma, Maria a apresentou à Coroa de Lágrimas e Sua Medalha Milagrosa.

Foi o Senhor quem prometeu à irmã: “O que as pessoas me pedem pelas lágrimas de minha Mãe, eu amorosamente concedo”. Ao se colocarem como pecadores redimidos e rezarem a Ela, os fiéis ficam a par dos ensinamentos da Palavra, rumo ao caminho do Céu.

A Coroa

Nossa Senhora entregou a Irmã Amália uma Coroa (ou Rosário) de 49 contas brancas, divididas em grupos de 7. Essa Coroa, semelhante à das Dores de Maria, simboliza as lágrimas derramadas pela Mãe Santíssima. Nela, há uma medalha com as imagens de Nossa Senhora das Lágrimas e Jesus Manietado.

Foto: Produtos Que Evangelizam

A devoção a Nossa Senhora das Lágrimas se fortaleceu à medida que os relatos das experiências de Irmã Amália se espalharam e atraíram a atenção de fiéis em busca da intercessão.

Essa devoção é expressa por orações cheias de emoção, centradas nas lágrimas da Mãe Santíssima. A Coroa de Nossa Senhora das Lágrimas se tornou um símbolo de esperança e confiança na intercessão celestial.

Experimente viver a devoção

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Francismere Silva de Oliveira Ferreira
    Muito bom
  • Tatyana Casarino
    Eu não conhecia essa história! Que linda! Precisamos divulgar mais as devoções que nascem no Brasil. Por coincidência, um amigo da família veio nos visitar e nos deu o Rosário de Nossa Senhora das Lágrimas no mês passado.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.