Catolicismo e Copa do mundo: conheça 2 curiosidades de fé

Catolicismo e Copa do mundo: conheça 2 curiosidades de fé

Ligar a televisão e assistir a um jogo da copa do mundo de futebol será o programa de milhares de brasileiros neste final de semana. Para além dos jogos da seleção, poder acompanhar os futuros adversários, ou então torcer para outras nacionalidades é comum, não é mesmo!?

Pela primeira vez no Qatar, a Copa do Mundo de Futebol já passou por todos os continentes e existe desde 1930. Há quase 100 anos, portanto, vibramos torcendo pelas seleções. 

Aqui no IDe+ já conversamos sobre a possibilidade ou não de pedirmos a Deus para que o Brasil ganhe o campeonato. Também demonstramos a fé do treinador da seleção Tite.  

Mas você sabe que há ainda várias outras ligações desse mega evento com o catolicismo? Separamos 2 curiosidades de fé para você curtir ainda mais a disputa. 

1. Jules Rimet era um católico fervoroso

O criador da competição, Jules Rimet, era um católico fervoroso. Nascido na França, em 1873,  foi inspirado pelo Papa Leão XIII a fundar uma organização que oferecia assistência social e médica para as pessoas mais pobres. Jules era advogado e, antes de criar a competição de futebol, dedicou muito de sua vida para cumprir o propósito de ajudar os irmãos que mais precisavam. 

Por isso mesmo, em 1924 fundou o time Red Star, aberto à população de todas as classes sociais. Chegou a dizer: “Os homens poderão se reunir com confiança, sem ódio em seus corações e sem insultos em seus lábios”, ao destacar a importância do futebol para as pessoas. 

O católico foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, em 1956, por ter fundado a Copa do Mundo de Futebol, afinal de contas, a competição esportiva tem como propósito a união do mundo todo. 

Imagem do frances Jules Rimet, ao lado da bola e da Taça.

 

2. A camiseta azul da seleção é inspirada em Nossa Senhora Aparecida

Há quem goste mais da amarelinha, outros preferem a azul mesmo. E para esse segundo grupo, a partir de agora a camiseta da seleção terá mais um significado. Ela foi inspirada no manto de Nossa Senhora Aparecida. 

A decisão da cor da segunda camisa brasileira aconteceu em 1958, quando na final da copa, a disputa seria contra a Suécia, que vestia amarelo também. Como o Brasil enfrentaria o time adversário fora de casa, precisava usar o uniforme reserva (que o Brasil não tinha). 

Foi então que na hora da decisão desse segundo uniforme a comissão técnica decidiu comprar um azul, porque a cor é a mesma do manto de Nossa Senhora. E não é que deu muito certo? Naquela disputa o Brasil foi campeão do mundo pela primeira vez. 

Será que neste ano ainda teremos mais curiosidades de fé durante a Copa do Mundo?

Camiseta azul da seleção inspirada no manto de Nossa Senhora Aparecida

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Sempre gostei mais da camiseta azul e não sabia do significado ser ligado ao manto de Nossa Senhora.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.