Fé e devoção em busca do Hexa: conheça a espiritualidade de Tite

Fé e devoção em busca do Hexa: conheça a espiritualidade de Tite

Uma das paixões de muitos brasileiros é o futebol. Em, 2022 tem Copa do Mundo, dessa vez no Qatar. Diferente de todos os anos, o evento acontece em novembro (e não em junho/julho). A comoção nacional já está começando e, até à final do torneio, oração e fé, muitas vezes, se misturam à vontade de vencer de membros de todas as seleções. Católico, o treinador da seleção brasileira, Tite, também é uma das pessoas que fortalecem a espiritualidade para participar do torneio e, claro, faz seus pedidos para que o hexa brasileiro seja uma realidade.

Você sabia que, além de devoto de São Jorge, o gaúcho tem como costume acender uma vela para Nossa Senhora Aparecida e rezar antes e depois de cada partida?

O treinador brasileiro afirmou que a fé o acompanha durante todo o seu trabalho. Para o site UOL, em 2013, explicou sua devoção. “Sou católico e compreendo, tenho a perfeita dimensão de que meu Deus é o mesmo Deus do técnico do Tijuana, que o Deus do Corinthians é o mesmo deles. Tenho de fazer minha parte, meu papel. Deus dá o dom, mas você decide o que fazer com ele”. 

Amigos e familiares contam que Tite vai à Santa Missa semanalmente e, mesmo durante as viagens, costuma fazer pausas para conhecer templos católicos e ter momentos de oração. 

 

Fé não pode ser superstição

Padre Jeferson e Tite em 2013. Foto Arquivo Pessoal Padre Jeferson

 

Ainda em 2018, antes da Copa do Mundo da Rússia, também em entrevista ao site GE, apresentou seu conselheiro espiritual: o Padre Jeferson Mengali. Também devoto de São Jorge, o Sacerdote comentou que Tite costuma ser muito fiel às suas convicções, incluindo a própria religião. Mas não se engane, os pedidos de direcionamento espiritual do treinador são para sua vida fora dos campos. 

O que Padre Jeferson explicou na reportagem é que Tite sabe muito bem a diferença entre a sua espiritualidade e as questões supersticiosas. Comum nos esportes e na vida cotidiana, as pessoas tendem a fazer o mal uso da fé em achismos. 

“O Tite tem a medalhinha dele, que eu também uso. Ele leva no bolso um terço que dei a ele quando era técnico do Corinthians. Isso não é superstição, é sinal de fé, da religiosidade dele. Foge essa questão de superstição. Ele sabe que tem um Deus que olha por ele, como olha por todos nós”.

O direcionamento espiritual é uma das maneiras de estabelecer uma melhor compreensão da fé e da espiritualidade. Você pode ler mais sobre isso clicando aqui

 

Durante a Copa

Apesar de ser católico e levar as mensagens do catolicismo a diferentes lugares, Tite terá mais dificuldades de encontrar templos e cultos católicos no país sede. O primeiro motivo é que desde 2015 a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) proíbe a realização de cultos religiosos no local de preparação da seleção brasileira. 

O segundo é que o Catar é um país muçulmano onde o islamismo é a religião mais presente. Apesar de ter igrejas católicas em seu território, elas são em número muito pequeno. Mesmo assim, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada no país, já realizou missas em português e celebra datas especiais com missas em nossa língua. 

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Super

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.