Capelas em locais inusitados: conheça a Chêne Chapelle, que fica dentro de uma árvore

Capelas em locais inusitados: conheça a Chêne Chapelle, que fica dentro de uma árvore Fto: reprodução https://www.normandythenandnow.com/

A pequena comuna de Allouville-Bellefosse, na região francesa da Alta Normandia, tem uma construção histórica que intriga e encanta visitantes há séculos. Trata-se de uma capela que não é um local de adoração comum. Naquele espaço, a natureza se une ao divino e a Chêne Chapelle existe e resiste em um carvalho tão antigo quanto a própria história da França.

Conta-se que esse carvalho especial testemunhou inúmeros eventos que ocorreram na região desde os tempos medievais. Alguns afirmam que suas raízes têm origem desde o ano de 800, durante o reinado de Carlos Magno, enquanto outros contam que o primeiro rei normando da Inglaterra, Guilherme, o Conquistador, já se ajoelhou sob sua sombra em 1035. Embora a crença popular o estime com cerca de 1200 anos, os cientistas calculam que sua idade real gire em torno mesmo dos oito séculos.

O carvalho mede 11m de altura e seu tronco tem uma circunferência de 10m de diâmetro, que abriga duas capelas: uma na base do tronco e outra mais acima, que é acessada por uma escada externa em espiral.

Capela Notre Dame de la Paix./Foto: Wikimedia Commons

 

Chambre de l’Ermite./Foto: Wikimedia Commons

A conexão divina

Foi no final dos anos 1690 que a árvore ancestral enfrentou seu maior desafio. Um raio a atingiu e desencadeou um incêndio que consumiu seu interior e a deixou parcialmente oca. A morte parecia inevitável. Contudo, ela resistiu, desafiando todas as probabilidades. Para os religiosos locais, isso não foi apenas uma coincidência, mas um sinal divino.

O Abade Du Detroit e o Padre Du Cerceau decidiram consagrar o carvalho como um lugar sagrado. Assim nasceu a Capela Notre Dame de la Paix, erguida dentro do tronco oco, e a pequena câmara dedicada à oração, conhecida como Chambre de l’Ermite.

Ilustração da capela da metade do século XVIII./Pierre Dufeuille, domínio público Wikimedia Commons

As histórias que cercam o carvalho são muitas. Na Revolução Francesa, por exemplo, passou a ser considerado um símbolo do Antigo Regime e correu o risco de ser destruído. No entanto, um morador local conseguiu protegê-lo e o chamou de “templo da razão”. Hoje, apesar de mostrar sinais de velhice e decaimento, continua a resistir, sustentado por cabos e reforços de madeira.

Mesmo com seus desafios, a Capela do Carvalho atrai milhares de fiéis e peregrinos todos os anos. Duas Santas Missas são celebradas no local anualmente, o que mantém viva a tradição de adoração que começou há séculos.

Os visitantes sobem a escada em espiral que envolve o tronco e vivem esse momento de fé um tanto inusitado para conhecê-la bem de perto.

Foto: Wikimedia Commons

Você conhece alguma capela ou local de adoração que também desperta curiosidade? Responda nos comentários e essa pode ser uma próxima pauta do portal IDe+!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Muito interessante! Esta eu não conhecia. Parece uma capela de algum Conto de Fadas. Esta capela me lembra Senhor dos Anéis e o álbum The Memory of Trees da cantora Enya.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.