Vocação para o matrimônio: nasci para casar?

Vocação para o matrimônio: nasci para casar?

Durante o mês de agosto, a Igreja Católica celebra o “mês das vocações”. E você sabe o que isso significa? Vocare, no latim, significa chamado, e podemos associá-la a um dom ou inspiração. 

Na última semana, apresentamos a vocação para o chamado, especificamente sobre a vocação sacerdotal. Você pode ler o conteúdo completo neste link. Todos os domingos, durante a Santa Missa, somos convidados a refletir sobre a vocação. Hoje é a vez de falar sobre a vocação matrimonial.

Nasci para casar?

Nem todas as pessoas estão predestinadas ao matrimônio. Deus nos dá missões ao longo da vida e cabe a nós mesmos, independentemente de algumas escolhas, cumprir nosso chamados. Um deles é a santidade, e neste caso, não nascemos para casar, mas sim para ajudar na salvação de outras pessoas. 

Para descobrir se essa é a sua missão, é fundamental compreender a espiritualidade e a humanidade existentes no seu coração. Na primeira, a revelação de Deus vem por meio das práticas de piedade e, sendo assim, são as maiores realizações da sua própria existência. É como se você se completasse nessa missão de ajuda e salvação. 

Já quando pensamos pelo viés da humanidade, a vocação aparece por meio dos pensamentos e vontades. Assim, quando uma criança/jovem se encanta com o altar e com as coisas de Deus, tendo vontade de ter mais contato com a religião e querendo desfrutar do sentimento de servir, pode estar aflorando sua vocação sacerdotal. Quer saber mais sobre isso? Além do texto da última semana, também temos uma matéria que conta a história do Padre Jean Patrik e como ele conseguiu perceber o chamado de Deus em sua vida). 

Agora, quando você consegue se imaginar com uma família ao seu lado, crescendo e vivenciando o que há de mais especial da fé e da comunidade, certamente o chamado dessa vocação está presente em sua humanidade e espiritualidade. 

Como honrar o matrimônio?

O matrimônio é um sinal sagrado de Deus em nossas vidas. É uma vocação que deve ser honrada, especialmente porque é uma escolha de duas pessoas, que decidem se unir em um só corpo e espírito. 

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2, 24)

Esse sacramento tem significado imenso para a Igreja e para a comunidade, assim como para Deus. Portanto, honrá-lo é primordial. 

Não se pode desistir diante das dificuldades, muito menos não investir seu tempo e amor em uma vocação tão emblemática. Desse modo, ao identificar que fomos escolhidos por Deus para a vocação do matrimônio, devemos cumprir tal missão de maneira exemplar. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Jumelio Sanca Napocam
    É muito importante para podermos saber qual é a nossa vocação
  • francisca
    casar em lugar livre em uma praia etc... e a mesma coisa que casar na igreja?

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.