Torcicolo: os “segredos” que você precisa saber para evitar esse sintoma

Torcicolo: os “segredos” que você precisa saber para evitar esse sintoma

Ele pode tirar o sono de muita gente e deixar os dias mais difíceis. Quem nunca sentiu torcicolo pelo menos uma vez na vida? Muito mais comum do que todos gostariam, o sintoma se manifesta quando há uma contração forte dos músculos da região do pescoço e costuma provocar dor, tensão muscular e limitação de movimento.

Como explica o fisioterapeuta Thallys Mendonça, que é pós-graduando em Fisioterapia Neurofuncional, a posição na hora do sono pode estar relacionada ao torcicolo devido à pressão excessiva causada pelo posicionamento incorreto, que pode fazer com que aquela região se contraia por muitas horas seguidas. Isso leva à tensão e à rigidez muscular. Diversos outros fatores podem contribuir para o surgimento do torcicolo, como o estresse emocional, o desalinhamento articular na região cervical, má postura e lesões musculares decorrentes de esforço excessivo ou movimentos bruscos.

“O torcicolo ocorre principalmente devido a práticas decorrentes de descuido. Por isso, corrigir esses hábitos favorece a redução da incidência desse sintoma. Realizar alongamentos contribui para a flexibilidade da região, enquanto o fortalecimento muscular com exercícios específicos ajuda a prevenir lesões e a melhorar a estabilidade. Além disso, é importante evitar movimentos bruscos e aplicar técnicas de relaxamento”, alerta o profissional.

Fisioterapeuta Thallys Mendonça

Como tratar e prevenir torcicolo

O tratamento do torcicolo envolve uma combinação de caminhos para aliviar os sintomas de dor e relaxar a musculatura. Segundo Thallys Mendonça, durante os episódios agudos, a recomendação é repousar, tomar medicação analgésica com orientação profissional e fazer compressas com gelo para reduzir o desconforto.

“A fisioterapia é fundamental tanto durante a crise quanto no pós-crise. Por meio de técnicas para aliviar a dor e terapias manuais, procuramos melhorar a mobilidade. Em seguida, a recomendação é trabalhar no no fortalecimento dos músculos afetados e na reeducação do paciente para prevenir lesões futuras”, explica o fisioterapeuta.

A prevenção do torcicolo por meio do movimento das articulações pode ser realizada com técnicas de alongamento, treinamento de mobilidade e fortalecimento. O treinamento de mobilidade ajudará a melhorar a amplitude do movimento e a estabilidade, além de reduzir a rigidez e a tensão local. Alguns exercícios de mobilidade recomendados pelo fisioterapeuta incluem:

1. Rotação dos ombros: faça rotações internas e externas

  • Na interna, gire o antebraço em direção ao corpo.
  • Na externa, gire o antebraço para fora.
  • Faça os movimentos com cuidado, sem forçar.

2. Rotação do pescoço

  • Realizar sem forçar a amplitude.

3. Inclinação lateral do tronco

  • Fique em pé, incline o tronco para o lado, com os braços estendidos.
  • Mantenha a posição por alguns segundos e depois retorne à posição inicial.

4. Alongamento: comece pelo trapézio

  • Sente-se com a coluna reta.
  • Incline a cabeça para um lado, direcionando o ouvido em direção ao ombro.
  • Repita do outro lado.

5. Inclinação frontal do tronco

  • Fique em pé e incline o tronco para frente, mantendo a coluna reta.
  • Mantenha a posição por alguns segundos e depois retorne à posição inicial.

E se o torcicolo persistir?

O número de repetições dependerá das necessidades individuais de cada pessoa, como orienta Thallys. Em casos de persistência do torcicolo, é aconselhável procurar um fisioterapeuta ou médico, que poderão desenvolver um plano de tratamento específico e personalizado para atender às necessidades de cada um.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.