Por que alguns medicamentos podem piorar o estado de quem está com dengue?

Por que alguns medicamentos podem piorar o estado de quem está com dengue?

Imagine alguém que apresenta sintomas febris, dores musculares e cansaço extremo, típicos tanto da dengue quanto de outras doenças mais comuns, como a gripe. Diante dessa confusão quanto ao que sente e como melhorar, a ideia de recorrer à automedicação para aliviar o desconforto imediato é bastante comum. Porém, essa decisão aparentemente inofensiva pode se transformar em um perigo para a vida, especialmente quando se trata da dengue.

A escolha de medicamentos comumente utilizados para tratar sintomas similares, no caso da dengue, pode agravar — e muito! — o quadro clínico. Anti-inflamatórios, por exemplo, são contraindicados no tratamento contra a dengue, pois podem aumentar o risco de sangramento e de complicações. É o que alerta o infectologista Marco Aurélio Góes.

“Mesmo medicamentos como a dipirona e o paracetamol, que podem ser utilizados, devem seguir orientação médica para evitar a superdosagem”, orienta o profissional. Ele acrescenta que a hidratação oral deve ser iniciada logo no início da suspeita.

Entre os principais sintomas estão: febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas que podem ou não coçar. Já em casos com mais gravidade, que apresentem dor na barriga muito forte, vômito, tontura e sangramentos, a recomendação é e procurar o serviço de saúde com urgência.

Número de casos preocupa

De acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, 113 pessoas morreram em decorrência de infecção por dengue desde 1º de janeiro de 2024 no Brasil. Há ainda 438 mortes cujas causas estão sendo investigadas sob suspeita da doença. O país contabiliza 653.656 casos prováveis de dengue.

O Distrito Federal registra, atualmente, o maior coeficiente de incidência (2.814,5), seguido por Minas Gerais (1.061,7), Acre (644,7), Paraná (611,6) e Goiás (569,6). Em número de casos absolutos, Minas Gerais aparece em primeiro lugar (218.066). Em seguida estão São Paulo (111.470), Distrito Federal (79.287), Paraná (69.991) e Rio de Janeiro (49.263).

A principal forma de prevenir a dengue é não deixar água parada. Mas há ainda as medidas de proteção individual, recomendadas pelo Ministério da Saúde, que são:

  • Proteger as partes do corpo que o mosquito possa picar com o uso de calças e camisas de manga compridas.
  • Usar repelente à base de DEET (N,N-Dietil-m-toluamida), IR3535 ou icaridina nas partes expostas do corpo (também pode ser aplicado sobre as roupas).
  • Utilizar mosquiteiro sobre a cama, telas em portas e janelas e, quando possível, ar-condicionado.

Vacina contra a dengue

O Ministério da Saúde anunciou em janeiro que o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a disponibilizar a vacina contra a dengue no sistema público e universal. Conhecida como Qdenga, é fabricada pelo laboratório japonês Takeda e passa a ser incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Leia mais sobre a vacina contra a dengue: “Brasil é o primeiro país a disponibilizar vacina contra dengue no sistema público: o que você deve saber”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Esta matéria é bem importante. Vou divulgar e compartilhar com os amigos e familiares.
  • Perla
    Boa tarde.... Achei a matéria interessante e nos conscientiza que os cuidados tem que ser de todos... A união faz a força!!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.