Como ajudar quem está doente com oração e intercessão

Como ajudar quem está doente com oração e intercessão

Enfrentar uma doença, seja na família, seja o próprio diagnóstico, é um verdadeiro momento de tempestade. Mudanças de rotina, medo da morte, desafios financeiros, sofrimentos físicos e mentais são apenas algumas das mudanças que costumam acontecer e exigem força, serenidade e o fortalecimento da fé para que a saúde espiritual fique firme e forte.

Nesse contexto, interceder por um enfermo é um grande ato de caridade, pois é exatamente de bênçãos e apoio que essas pessoas mais precisam. A Igreja, sacerdotes, religiosos e toda a comunidade sempre convocam os fiéis a rezar pelos doentes.

Ao apresentar suas dores ao Senhor, a sensação deve ser de alívio e confiança de que aquela angústia vai estar nas melhores mãos. Por isso, é tão importante o compromisso com a oração e interceder pelo próximo. Sobre essa entrega, São Francisco de Sales disse: “Fora o pecado, a ansiedade é o maior mal que pode acontecer a uma alma. Deus ordena que tu ores, mas proíbe que tu te preocupes”.

Todos os dias, diversas histórias de cura e libertação são vividas em todos os lugares do mundo. A Associação Evangelizar É Preciso, da qual o IDe+ faz parte, recebe milhares de testemunhos e partilhas de graças alcançadas diariamente. São histórias de pessoas diferentes, dos mais variados lugares, origens e trajetórias. Entre elas, porém, há sempre alguns pontos em comum: a fé, a confiança e a esperança renovada.

 

Conheça três orações para interceder pelos doentes ou pedir a Deus pela sua cura

 

1. Jesus das Santas Chagas pelos Enfermos e Libertação da Depressão

Eterno Pai, eu Vos ofereço as Santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo para curar as chagas de nosso corpo e de nossa alma. (3x)

Senhor Jesus, coloco em Vossas Santas Chagas todos os enfermos. Vós que pela Vossa Palavra e pelo toque de Vossas mãos curastes cegos, paralíticos, leprosos e tantos outros doentes.

Animados pela fé, nós também vimos suplicar por estes enfermos cujos nomes lembramos agora.

(Diga os nomes dos enfermos pelos quais está fazendo esta novena).

Pedimos, Senhor, por Vossas Santas Chagas, curai os corações angustiados e libertai-os da depressão.

Daí, Senhor, por Vossas Santas Chagas, a perseverança na oração, apesar do desânimo próprio da doença.

Por Vossas Santas Chagas, daí a graça da simplicidade para aceitar a ajuda dos profissionais, familiares e amigos.

Por Vossas Santas Chagas, concedei a resistência na dor e a força diante das dificuldades do tratamento.

Senhor Jesus, que tomaste sobre Si os nossos sofrimentos e suportaste as nossas dores, nós Vos suplicamos pelos nossos irmãos doentes: fortalecei a sua paciência e reanimai a sua esperança, para que possam, com a Vossa bênção, superar a enfermidade e alcançar, com a Vossa ajuda, um completo restabelecimento.

Senhor, confiantes, nós colocamos também nossas próprias enfermidades nas Vossas Santas Chagas Redentoras.

Dai-nos a graça de perceber a transitoriedade desta vida e entender que o pecado é a maior de todas as enfermidades.

Que tenhamos a compreensão de que no sofrimento humano se completa Vossa Paixão Redentora.

Por Vossas Santas Chagas, livrai-nos da depressão.

Por Vossas Santas Chagas, curai as nossas chagas do corpo e da alma.

Amém.

2. Oração a São Camilo de Lélis – patrono dos enfermos

Piedosíssimo São Camilo, que chamado por Deus para ser o amigo dos pobres enfermos, consagrastes a vida inteira a assisti-los e confortá-los, contemplai do céu os que vos invocam, confiados no vosso auxílio.

Doenças da alma e do corpo fazem de nossa pobre existência um acúmulo de misérias que tornam triste e doloroso este exílio terreno.
Aliviai-nos em nossas enfermidades, obtende-nos a santa resignação às disposições divinas, e, na hora inevitável da morte, confortai o nosso coração com as esperanças imortais da beatífica eternidade. Assim seja.

Glória ao Pai… (três vezes)

São Camilo de Léllis, rogai por mim. (três vezes)

3. Oração a Nossa Senhora de Lourdes – Padroeira dos Doentes

Ó Deus por intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, nós Vos pedimos em favor dos nossos irmãos e irmãs doentes, e nesta Novena colocamos os nomes em oração:

(diga os nomes das pessoas que estão doentes…)

Senhor que passaste pelo mundo derramando graças e bênçãos e curando os doentes abençoai estes nossos irmãos e irmãs enfermos. Que eles não desanimem diante do mal que sofrem, mas que possam sempre e de coração aberto, em Vossa presença e no Vosso amor, sentirem-se fortalecidos. Senhor que estes doentes não desanimem. Que tenham sempre muita confiança em Vós.

Senhor Deus olhai pelos cuidadores dos doentes, que tenham a graça da paciência, da delicadeza e da esperança. Que todos os enfermos sintam a Tua Presença Senhor, confortando-os e protegendo-os. Revela sabedoria aos médicos. Senhor Deus, abençoai e santificai os enfermos. Que tenham coragem de vencer os momentos de desesperança e de angústia.

Senhor, estende Tua Mão Poderosa, como fizeste a tantos enfermos. Levanta-os em sua enfermidade. Restaura Senhor a saúde do corpo e a saúde da alma.
Ó Virgem Puríssima Nossa Senhora de Lourdes, que Vos dignastes aparecer num lugar solitário de uma gruta. Nossa Senhora de Lourdes cujas palavras nos exortavam a recitar o Terço e uma vida de penitência e austeridade na fé.

Ó Virgem de Lourdes, que lembrando que Seu filho proclamou ser a fonte da água viva, fez brotar do chão uma água para curar e nos lavar de todas as enfermidades…

(Faça sua intenção pelos doentes novamente)

Ó Virgem de Lourdes, leva-nos até a gruta, ajuda-nos a beber desta água que brota do coração de Teu filho Jesus e que nossa vida, nossa saúde do corpo e da alma, sejam restabelecidas.

Nossa Senhora de Lourdes rogai pelos enfermos. Amém.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Edgard Bassfeld
    Excelente conteúdo uma vez que vou passar por uma cirurgia nos próximos dias.
  • Eunice Jeremias de Sousa Barros
    Muito bom, que inspira fé.
  • Xênia Maria Esmeraldo Silva Araújo
    Maravilhoso.Sempre rezo por alguém por cura, e essas orações foram importantes na orientação dessa intercessão. Grata
  • Valdirene Carlos correia
    Eu estava precisando muito desse tipo de oração pois meu filho não está bem de saúde peço a você está que coloque ele nas orações no santuário obrigado por cada dia me edificar mais
  • Maria Batista De Araújo
    Estou orando por por todos os enfermos , principalmente pelos meus irmãos biológicos e por amigos entubados que já manifesta a chegada das graças de Deus Pai misericordioso. Amém Juazeiro do Norte Ceará
  • Tereza goncalves da silva
    Muito bom os conteúdos . São orações que salvam vidas.
  • Cicera Amanda Gonçalves da Silva
    Gostei bastante, é bom pra fortalecer nossa fé no dia a dia diante das enfermidade e dos obstáculos!sempre é bom oração!e são Camilo de lelis e o padroeiro da minha comunidade!são Camilo de lelis rogai por mim e por nós!
  • Ivete jaguszeski nogueira
    Muito bom
  • Maria José Santiago Pinto
    Muito linda. E eu estava precisando muito de uma oração assim. Não tem nada melhor do que entregar tudo na mão de Deus.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.