Caminho para não perder a esperança e se recolocar no mercado de trabalho

Caminho para não perder a esperança e se recolocar no mercado de trabalho

Você está passando por dificuldade para conseguir um emprego ou conhece alguém nessa situação? Você não está só. Há pessoas que também já viveram esses momentos de turbulência e quem continue vivendo, principalmente devido à pandemia da Covid-19, que deixa sequelas também na economia e geração de emprego.

Vale lembrar que algo muito importante para quem está vivendo essa situação é: não perder a fé, primeiramente em Deus, depois em você e também nas pessoas ao seu redor. O IDe+ quer fazer parte dessa rede de apoio.

Por isso, separamos dicas e orientações para ajudar quem precisa se recolocar no mercado de trabalho a partir das principais dúvidas que recebemos pelos canais da Associação Evangelizar É Preciso.

Vamos superar esse desafio

O trabalho dignifica o homem e a situação de desemprego ofende a dignidade das pessoas, abala a autoconfiança, desencadeia sentimentos nocivos como de inferioridade e pode atrapalhar relações familiares. Porém, em qualquer fase, não devemos “entregar os pontos”. Vamos pensar que se trata de um desafio a ser superado.

Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Associação, em seu livro “10 respostas que vão mudar sua vida” (Editora Petra) escreveu um capítulo sobre esse tema. Entre as dicas, fala sobre a importância de perseverar nos hábitos.

“Uma dica que sempre dou para quem está desempregado é manter seus hábitos como se fosse trabalhar, incluindo a mesma forma de se vestir, só que, em vez de ir para o emprego que não tem mais, realizar todos os procedimentos recomendados pelo especialista na área de recolocação profissional para encontrar um novo emprego”.

Aqui abaixo, temos dicas importantes da psicóloga que atua na área de Recrutamento e Recursos Humanos Talita Luterek Rodrigues. Confira os pontos sobre atualização, como fazer contatos e, por fim, a melhor maneira de organizar um bom currículo.

Primeiros passos: de dentro para fora

Você já se perguntou se quer continuar em determinada área? Se quer mesmo fazer qualquer coisa ou se empolga mais com determinado conteúdo? Se chegou a hora de procurar uma nova ocupação, veja quais caminhos, como cursos, precisa fazer para chegar a ela.

Se quer continuar na mesma, avalie de que maneira se atualizar. O principal é saber onde quer chegar e, aí, sim, lutar por isso.

Vale lembrar que existem situações de emergências financeiras e/ou emocionais que exigem a necessidade de um emprego, qualquer que seja, sem possibilidade de escolhas.

Idade é um problema?

A idade não nos impede de procurar e começar um novo emprego. O que é preciso é estar aberto às mudanças, independente da fase da vida. A tecnologia e a internet são caminhos sem volta e, em todas as áreas, é fundamental saber usar o computador e suas ferramentas, como Word e Excel.

Quem tem dificuldade com as ferramentas de tecnologia pode pedir a ajuda de familiares ou mesmo recorrer a cursos básicos gratuitos ou de baixo custo, como os que são ofertados por prefeituras e instituições beneficentes de assistência social, por exemplo.

Não tema o novo!

Procure se informar

Estar aberto ao novo também inclui sempre buscar informações sobre o que acontece na sua cidade, estado, país e, principalmente, na sua área profissional. Veja fontes diversificadas e não apenas os mesmos veículos de comunicação.

Preste atenção às editorias específicas de conteúdo profissional, site de concursos ou das áreas específicas, assim como revistas que abordam mercado, negócios e profissões.

Faça um perfil no LinkedIn e use

Depois de reunir condições, é o momento de fazer uma página no LinkedIn, rede social muito importante voltada ao mercado de trabalho. Assim como o Facebook, o LinkedIn possibilita a criação de uma rede de contatos, chamada conexões, permite ter acesso a empresas, órgãos e demais instituições e também ser acessado por elas.

É também uma forma mais econômica e sustentável, já que não é necessário imprimir o currículo (veja dicas abaixo) e nem ir até um local para deixá-lo e se apresentar.

Como montar um currículo interessante

Para pensar: o melhor currículo é aquele objetivo, com as informações necessárias de maneira clara e, acima de tudo, priorizando a honestidade.

O que deve ter e o que deve ser evitado:

  • Não precisa ter foto e se revolver usar pense se para aquela vaga faz sentido e de que maneira ela será inserida. É uma foto que passa uma imagem profissional? Tem relação com a vaga que você deseja ocupar? Se não corresponde a esses fatores, melhor não inserir.
  • Evite colocar dados de seus documentos, até por uma questão de segurança. Não precisa colocar o CPF e o RG, pois, caso você seja contratado, a documentação necessária será pedida.
  • Coloque apenas as três últimas experiências no currículo e deixe todo o histórico apenas para o LinkedIn. Apesar de querer mostrar toda a sua experiência, informação em excesso não contribui.
  • Faça uma introdução: em algumas linhas, resuma quem você é, quais as principais experiências profissionais que viveu e o que busca.
  • Adicione o link do seu LinkedIn, pois é algo cada vez mais observado pelos profissionais de recrutamento. O seu perfil nessa rede deve estar atualizado e com as datas corretas de entrada e saída dos empregos anteriores.
  • Honestidade acima de tudo: seja sincero e fiel à sua história. Não altere datas e outra dica é colocar o motivo da saída dos empregos, pois isso vai demonstrar que você é transparente e confiável.
  • Faça um currículo de visualização simples. Não é necessário usar cores diferentes com o objetivo de destacar o conteúdo que é exibido.
  • Ir ao local: se a vaga é divulgada pela internet e está dizendo que o currículo deve ser enviado por e-mail, não precisa ir até o local pessoalmente. Você pode telefonar para, educadamente, confirmar o recebimento do e-mail, sem maiores perguntas que deixem a empresa desconfortável.
  • Insira a data da última atualização do currículo em um canto da página.
  • Quando for enviar o currículo em anexo por e-mail, coloque no assunto do e-mail o nome da vaga que pretende concorrer. No corpo do e-mail, envie um pequeno texto (introdução) sobre você.

Por exemplo:

Olá, _____!

Meu nome é _______________ e envio o meu currículo em anexo com o objetivo de participar do processo seletivo para a vaga de _________________.

Possuo experiência(s) na(s) área(s) de _____________, sou formado em ______________ e, atualmente, busco uma recolocação no mercado de trabalho. Com a minha experiência, tenho absoluta certeza que posso contribuir de forma significativa com a área almejada e com a empresa.

Permaneço à disposição para entrevista e/ou teste na área pretendida.

Desde já, agradeço pela oportunidade.

Abraços,

_________________.

Por fim, tenha fé e coloque Deus em todas as suas ações.

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos” (Provérbios 16,3)

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.