Você sabe quais são os dez mandamentos e o significado deles?

Você sabe quais são os dez mandamentos e o significado deles?

Os Mandamentos da Lei de Deus, ou Decálogo, são as dez frases que o próprio Deus escreveu em tábuas de pedra, conforme o relato do livro do Êxodo (Capítulo 20) e do livro do Deuteronômio (capítulo 5). Essas tábuas ficaram conhecidas como Tábuas da Aliança, pois elas revelam o caminho que Deus propõe para que o homem se liberte da escravidão do pecado e O ame.

1º Mandamento
Amar a Deus sobre todas as coisas

2º Mandamento 
Não tomar Seu santo nome em vão

3º Mandamento 
Guardar domingos e festas de guarda

4º Mandamento 
Honrar pai e mãe

5º Mandamento 
Não matar

6º Mandamento 
Não pecar contra a castidade

7º Mandamento 
Não furtar

8º Mandamento 
Não levantar falso testemunho

9º Mandamento 
Não desejar a mulher do próximo

10º Mandamento 
Não cobiçar as coisas alheias

Veja o que significa cada um dos dez Mandamentos

Amar a Deus sobre todas as coisas

Você conhece o primeiro mandamento na prática: “Amar a Deus sobre todas as coisas”? E quem nos ensina como fazer isso é o próprio Jesus.

“A minha comida, disse Jesus, é fazer a vontade d’Aquele que me enviou” … (João 4,34).

Sendo assim, a maior prova de amor que podemos dar é fazer a Sua vontade. Mas como? Simples: amando Jesus e seguindo Seu Evangelho, pois quem O ama guarda Suas palavras (Cf. João 14,24). Podemos amar a Deus e cumprir com as palavras de Jesus nas pequenas coisas do dia a dia, como quando somos pacientes com aquelas pessoas mais difíceis para nós, quando perdoamos aqueles que nos ofenderam, quando fazemos a caridade com os mais necessitados, por exemplo.

Já o contrário do primeiro mandamento é o “amor de si mesmo até o desprezo de Deus” (Santo Agostinho-Civita Dei 14,21). Isso acontece quando colocamos o desejo pelo poder, pelo prazer e pelas posses acima do amor.

Por exemplo: quando usamos nosso cargo ou status para humilhar alguém, quando não nos importamos com o sentimento das pessoas, quando não somos solidários com a dor do próximo e não estendemos a mão, mesmo podendo ajudar.

Por fim, amar a Deus e seguir Jesus pode se resumir também com o seguinte versículo:

“O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão” (1João 4,21).

Os dez mandamentos e o significado delesFoto: Gilmer Diaz Estela/Pexels

Não diga o nome de Deus em vão

Você já deve ter ouvido essa frase… Mas como seria na prática exatamente?

Do número 2145 até o 2159, o Catecismo da Igreja Católica ensina que todo fiel deve dar testemunho do nome do Senhor, confessando a sua fé e sem ceder ao medo. Ele também diz respeito a todo uso inconveniente do nome de Deus, dos santos, da Igreja e das coisas sagradas.

A blasfêmia (insultar a dignidade do Sagrado) é uma atitude grave, principalmente quando contra Deus são ditas palavras de ódio, ofensas, desafios, piadas, ou qualquer tipo de abuso de Seu nome para justificar comportamentos errados.

O Catecismo ainda ensina que não se deve fazer um uso “mágico” do nome de Deus, como quando é invocado em simpatias, práticas supersticiosas ou ainda para resolver questões fúteis.

“Juro por Deus”

Também é ofensivo, usando o nome d’Ele, jurar ou fazer alguma promessa que não seja verdadeira. O nome do Senhor é muito especial e sagrado, não é mesmo? Por isso, devemos guardá-lo, zelá-lo. Vamos sempre empregar nas suas próprias palavras para bendizer, louvar e glorificar (Cf. CIC 2143).

Foto: Wallace Chuck/Pexels

Guardar domingos e festas de guarda

“Guardar domingos e festas de guarda” é o Terceiro Mandamento de Deus. E como os cristãos o interpretam? O domingo é o dia em que Jesus ressuscitou. Em diversos relatos bíblicos vemos como a Igreja primitiva respeitava e guardava esse dia: Jo 20,19-23.26; At 2,1; At 20,7; 1Cor 16,2; Ap 1,10.

A perspectiva cristã entendeu que o antigo sábado dos judeus era uma figura do verdadeiro repouso que fluiremos na presença de Deus (cf. Hb 4,3-11). Ou seja, no dia sem fim, no domingo que nunca acaba, no Dia do Senhor (Domini dies).

Fora da Bíblia, inúmeros são os testemunhos que comprovam a santificação do domingo pelos primeiros cristãos: Didaqué [96 d.C.] (Did. 14,1), Plínio [séc.II d.C.] (governador da Bitínia – Ad Traj. X, 96,7), Sto. Inácio de Antioquia [~100 d.C.] (Magn. 9,1), S. Justino Mártir [153 d.C.] (1Apol. 67,3,7), Constituições Apostólicas [séc. III], entre outros.

O Catecismo da Igreja Católica, nos números 2184 e 2185, ensina que:

A instituição do Dia do Senhor contribui para que todos gozem do tempo de descanso e lazer suficiente, que lhes permita cultivar a vida familiar, cultural, social e religiosa.

Aos domingos e outros dias festivos de preceito, os fiéis não devem se ocupar com trabalhos e negócios que afastem a alegria própria do Dia do Senhor, a prática das obras de misericórdia ou o devido repouso do espírito e do corpo. É tudo uma questão de equilíbrio e a Bíblia nos mostra isso: como é importante organizar o tempo para que todos os nossos pilares (Deus, família, trabalho, amigos etc.) sejam vividos.

ATUALIZAÇÃO SOBRE ESSE MANDAMENTO

A partir de comentários neste post, fizemos uma atualização sobre o 3º mandamento. O texto é assinado pelo teólogo Paulo Pacheco, supervisor de orientação espiritual da Associação Evangelizar É Preciso.

SHABAT (SÁBADO) OU DIES DOMINI (DOMINGO DIA DO SENHOR)

Sempre bom o questionamento feito por nossos leitores e todos que buscam o conhecimento de nossa doutrina Cristã Católica. Mas vamos lá! Nossos irmãos da Religião Judaica, realmente tem o Sábado (Shabat), como o dia do Senhor, conforme as Escrituras Sagradas, com uma linda narrativa em tom poético em Êxodos, que diz:

“Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
Êxodo 20:8-11

Mas em que momento ocorreu essa mudança? Antes de responder precisamos ter o conhecimento que a Igreja Católica baseia a sua doutrina por meio das Escrituras Sagradas (Sola Escriptura), Tradição e Magistério. A partir desse conhecimento fica mais fácil entender que o Domingo, tornou-se o dia o dia do Senhor, inclusive o nome Domingo vem dessa experiência Pascal Dies Domini (Dia do Senhor). Portanto, não existe nenhum dia mais Santificado do que esse, pois é o dia que Jesus vence a morte através da Ressureição:

Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele disse, quando ainda estava com vocês na Galileia: ‘É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’ “. Então se lembraram das palavras de Jesus.
Lucas 24:5-8

Com isso, a tradição religiosa judaico-cristã naqueles primórdios, a partir da Sabedoria Apostólica não teve problema algum de colocar o Domingo como o dia Senhor, para que toda comunidade possa adorá-lo.

 

Os dez mandamentos e o significado delesFoto: Agung Pandit Wiguna/Pexels

Honrar pai e mãe

Esse mandamento é bastante falado e de que maneira podemos vivê-lo no dia a dia? O Catecismo da Igreja Católica, do número 2197 ao 2257, explica que esse mandamento se refere ao dever de honra que temos com nossos pais biológicos, mas também com todos os que foram revestidos de autoridades sobre nós, como nossos professores, tutores, chefes, governadores, entre outros.

O respeito por este mandamento proporciona, com os frutos espirituais, os frutos temporais da paz e da prosperidade.

O dom da paternidade e da maternidade tem origem divina, e honrando os pais, honraremos a Deus em primeiro lugar. Por isso, a postura que devemos ter com eles deve ser de muita caridade, respeito e obediência.

Isso inclui ter atitudes de perdão, paciência, cumprimento com as regras da casa, ajuda nos afazeres domésticos e prestar a devida ajuda material e moral nos anos de velhice ou quando precisarem, principalmente quando essa ajuda for para questões de saúde: física, mental ou espiritual.

Os dez mandamentos e o significado delesFoto: Cleyder Duque/Pexels

Não matar

O Catecismo da Igreja Católica, do número 2258 ao 2330, explica que a vida humana é sagrada porque ela é ação criadora de Deus e nos mantêm numa relação especial com Ele. Só Deus é senhor da vida, desde o seu começo até o seu fim.

Por isso, a Igreja considera pecado grave cometer ou apoiar, direta ou indiretamente, o aborto, a eutanásia, os homicídios voluntários, tráfico, corrupção, a falta de assistência e socorro aos vulneráveis, por exemplo.

O suicídio é um pecado grave contra o amor. Mas perturbações psíquicas, a angústia e temor de algum sofrimento são circunstâncias que podem diminuir a responsabilidade de um suicida. Cabe a nós rezar e pedir a misericórdia de Deus por essas almas.

É pecado atentar contra a vida e contra o amor, se expor a condições de risco (na terra, no mar, no ar) ou em alta velocidade. Igualmente é atentar contra a vida se entregar aos abusos de bebida, comida, medicamentos, etc. Por fim, também é grave expor alguém ao pecado ou ferir sua dignidade.

Não pecar contra a castidade

Não pecar contra a castidade é o 6º mandamento. E você sabe o que significa? O Catecismo da Igreja Católica, no número 2335, diz: “o sexo masculino e feminino, com igual dignidade, embora de modo diferente, são imagem do poder e da ternura de Deus”.

Isso significa que a sexualidade é dom divino e foi dada para cada pessoa numa ordem que a realiza e santifica. Ela se refere não apenas aos órgãos reprodutores, mas a pessoa inteira em todas as suas dimensões.

Como a sexualidade é um dom, devemos direcioná-la para o amor. A maneira de fazer isso é pela castidade, que não se trata apenas de se resguardar, mas de amar com a totalidade de si.

Como a castidade é sinônimo de amor, peca contra ela toda forma egoísta de buscar o prazer pelo prazer, como, por meio do sexo fora do casamento, da pornografia, prostituição e infidelidade nos relacionamentos, por exemplo. O casal aberto para o amor é aberto para a vida e para o desejo de gerar filhos.

Os dez mandamentos e o significado delesFoto: Michelle Leman/Pexels

Não furtar

O sétimo mandamento é sempre muito atual: proíbe tomar ou reter injustamente o bem do próximo e prejudicá-lo nos seus bens. Ele fala sobre o respeito ao destino universal dos bens, o direito à propriedade privada.

E quando esse mandamento não é obedecido? Quando alguém pratica o roubo, não devolve coisas emprestadas ou perdidas por outras pessoas, comete fraude no comércio, paga salários injustos, cobra valores abusivos, quem pratica ou colabora com corrupção, fraudes, falsificações e desperdícios diversos.

São João Crisóstomo também ensinou que: “não fazer os pobres participar dos seus próprios bens é roubá-los e tirar-lhes a vida” (Catecismo da Igreja Católica n. 2446).

Por isso, é um ato de justiça não desperdiçar nada e doar a quem precisa o que nos sobra, mas é ainda mais importante praticar a caridade e dividir tudo com as outras pessoas, mesmo que não tenhamos em abundância.

Foto: Allan Mas/Pexels

Não levantar falso testemunho

Em tempos de “fake news”, o oitavo mandamento ganha ainda mais destaque. Pois é sobre verdade, confiança, responsabilidade em relação às consequências e também o cuidado com o outro.

Esse mandamento diz respeito ao tipo de relação que devemos ter uns com os outros, pois sem a confiança no que é verídico, não seríamos capazes de viver bem em sociedade. Não procurar o devido esclarecimento das coisas é uma imoralidade e isso toca também a religião, pois quem não está em comunhão com a verdade, não está em comunhão com Deus (cf. João 1,6).

Peca contra o oitavo mandamento quem faz alguma afirmação pública contrária à verdade, ou seja, quando levanta um falso testemunho. Também é pecado dizer o que é falso com a intenção de enganar que, em outras palavras, significa mentir.

Além disso, temos culpa ao apontar um defeito moral alheio sem provas suficientes, destruir a reputação e a honra do próximo por meio de calúnia ou revelando seus pecados e fraquezas indevidamente.

Um grande exemplo que pode induzir a todos esses pecados são as notícias falsas. Muitas vezes, elas surgem por motivos de interesse, ganância, adulação, vanglória, manipulação da opinião, para difamar alguém ou falta de compromisso com o bem coletivo e a verdade.

Qualquer falta cometida contra a justiça e contra a verdade implica o dever da reparação, pública ou em segredo. E uma dica sempre válida é: busque fontes confiáveis e compartilhe apenas a justiça e o bem.

Cottonbro/Pexels

Não desejar a mulher do próximo

Não desejar a mulher ou marido do próximo é o nono mandamento. O desejo vem do coração e o Catecismo da Igreja Católica, do número 2514 ao 2533, explica que toda pessoa é feita de alma e corpo. Mas algumas tendências acabam por causar certa contrariedade entre essas duas dimensões, que são chamadas concupiscências, ou seja, ambições desmedidas e exageradas pelo prazer, pelo poder e pelas posses.

Por exemplo: a alma humana almeja o amor gratuito, mas a concupiscência do prazer pede por mais e mais doses de satisfação e, cedendo a esse anseio, conduz a práticas egoístas, como a infidelidade e vícios, por exemplo.

Para corrigir esse comportamento a pessoa precisa, com o uso da inteligência e da vontade, purificar o coração das más intenções, afim de que a alma seja livre para amar de forma sincera e desinteressada.

Do coração procedem as más intenções, os assassínios, os adultérios, as prostituições (Mateus 15,19). Isso inclui, obviamente, desejar a esposa ou o marido de outra pessoa.

Esse tipo de maldade do coração deve ser combatido e para isso podem ser utilizados muitos meios, como a busca de ajuda psicológica, direção espiritual com um sacerdote ou religioso, a maior frequência aos sacramentos, leitura bíblica e oração, tomada de atitudes para se evitar a ocasião de cair em tentação, se afastar de algumas pessoas que inspiram o mal comportamento, etc.

Não cobiçar as coisas alheias

É lícito desejar ter coisas que realmente necessitamos, desde que adquiridas de forma honesta. É possível admirar algo que alguém conquistou e querer também atingir um objetivo parecido sem desejar que aquela pessoa não tenha e sem querer ter exatamente aquilo que ela tem, como está no 10º mandamento.

Quando cobiçamos bens materiais exageradamente podemos acabar querendo o que pertence a outra pessoa. Ao sentimos certa tristeza quando alguém tem algo que não temos ou desejamos nos apropriar daquilo de forma desmedida, isso se torna, segundo o Catecismo da Igreja Católica no número 2539, o pecado da inveja.

Mas apesar de ser causadora de muitos males, não devemos confundir os efeitos de possível inveja dos outros com a nossa própria falta de virtude ou esforço. Jesus propõe a pobreza de coração e o desapego aos bens terrenos como a maneira mais sensata de se relacionar com as posses deste mundo, pois o maior tesouro que devemos cobiçar é o amor do próprio Deus (cf. Mateus 5,3; 6,21; Lucas 14,33; 21,4; Marcos 8,35).

Além disso, a Divina Providência vem em socorro a tudo aquilo que precisamos para sobreviver, desde que confiemos no Pai como verdadeiros filhos e nos esforcemos para colaborar com a graça (cf. Mateus 6,24-34).

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • José Hilton
    Gostei bastante, bem completo, além de usar partes da bíblia e do catecismo para segurar as afirmações apresentadas , Realmente algo de se admirar.
  • Ana Lúcia Campos Maximo
    Boa noite. Achei muito, interessante, bem explicativo e completo.
  • Rosilene Reis
    Foi muito bom esclarecedor
  • Vilma
    Porque vcs ignoram e mudam o quarto mandamento que diz: Não farás para ti nenhuma imagem de escultura ....vcs trocam um mandamento pelo outro meu Deus porque ensinan errado as pessoas ?aí daquele que tira ou acrescenta algo na palavra de Deus ,diz apocalipse
  • Adilson Moreira da Silva
    Boa explicação, parabéns, que Deus nos dê a graça para colocar em prática
  • Denise
    Conteúdo muito bom e bem claro
  • Adelino Cassinda Rodrigues
    Deixe seu comentários devemos levar os mandamento serio pra undia irmos nos ceu sou asim que nos amamos ADeus
  • Iracélia
    Bem proveitoso,ensina muito.
  • Francisco
    Foi um presente de Deus!
  • Páscoa Sulemane
    É educativo
  • Iracilda
    Faltou aí o mandamento não fazer imagens de nada nem do céu... nem da terra...
  • daniela
    Jesus disse que não veio tirar uma só vírgula da Lei mas para dar-lhe pleno cumprimento. Também disse que o sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. em qual aliança querem viver? Na aliança do antigo testamento ou do Novo testamento? Jesus veio para aprofundar a lei, no coração, não adianta guardar nem o sábado nem no o domingo se o coração não está dedicado a Deus.
  • Denis
    Isso é uma mentira, porque os mandamentos de Deus na Bíblia estão em êxodo 20:3-17... Não e para ter imagem de escultura e fala que o Sábado é o dia do Senhor... E o que é ensinado aqui não é Bíblico... Leiam e sigam a Bíblia e não igreja que ensina diferente de Cristo.
  • Feliciano Murene
  • jose marques junior junior
    MUITO BOM.
  • Luiz
    Muito obrigado pela dica 👍👍👍👍👍👍
  • MMEncontros de Crisma e preciso saber os pontos principais, pois o tempo que me foi dado é muito curto , sobre o conteúdo foi muito proveitoso, muito bom esclarecedor, gostei muito, MJ Amazonas
  • Ana Samara
    Achei muito bom aprendi muito
  • Ana Luiza Chaves de Oliveira
    Muito bom conteúdo
  • Mari
    Olá, eu li a Bíblia desde Mateus até Apocalipse e nunca encontrei os Dez mandamentos deixado por Jesus Cristo. Ele e os discípulos e apóstolos sempre guardaram o dia de sábado como costume. Ele não veio para mudar a lei veio para cumprir. Mateus 5:17 O sábado foi abolido no concílio de Nicéia no ano 321 d.C. e foi introduzido o domingo, assim como a Páscoa no ano 325 d.C. e foi introduzido o Natal. Além disso todas as Festas Solenes da Nova Aliança que Jesus estabeleceu foram abolidas. De acordo com a profecia de Daniel 7:25. (NTDLH) Podemos ver muitos registros que a Lei e os mandamentos de Deus foram mudados pela vontade do homem e os cristãos não estão guardando sem saber.
  • Genilson
    Só não concordo com a fala que o domingo é o dia sagrado sendo que a bíblia fala que o sábado deve ser consagrado ao Senhor.
  • Cleia
    A Bíblia não diz guardar Domingos e festas!!!!! E SIM👉🏼 “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8). Agora se a lei do sábado foi abolida….. o não matar e não adulterar também foi abolido espero que tenha entendido 🙌🏽entendido
  • Gleiselene
    Gostei muito como foi esclarecido os dez mandamentos
  • Taila Andreza
    Deus é mais Só acredito nele não vejo mas sinto sua presença o resto e conversa fiada sobre ♥️🙏💋
  • Deus
    Deus me livre de tudo que não o faz o bem
  • Deusa
    Misericórdia sangue de Jesus tem poder mas não posso confirmar ou aceita atitudes que vcs vêem a cada dia sobre abuso e muito mais Deus nunca aceitaria isso
  • Deusa
    Honrar Paí e mãe nessa época
  • Keven
    Adorei, nos trás conhecimento.
  • Isabela
    O texto é interessante, porém informações erradas, em êxodo 20: 08 diz, "Lembra-te do dia de sábado para santificar, pois em seis dias trabalharás, mas no SÉTIMO dia que é o Sábado dedicará ao senhor, o teu Deus. Em NENHUM livro da Bíblia diz que devemos guardar o domingo!!
  • Geraldo
    Muito simples, abrangente, e comovente nos exemplos do cotidiano.
  • Raimunda Batista dos Santos Silva
    Estou mim apropriando na palavra de Deus. URGENTE.
  • Jair Rodrigues serafim
    Muito ótimo 👏👏👏
  • Haidelimar marques da silva oliveira
    Amei foi de suma importância as explicações dos 10 mandamentos, pois precisava passar para uma irmã e foi muito esclarecedor.
  • JOAO MARIO
    EU AGRADEÇO MUITO SOBRE ESSAS INFORMAÇAO, E TAMBÉM FOI OTIMO PARA MIM. AMEM!
  • Miguel
    a cara eu amei pois sou católico e essa página diz as verdadeiros mandamentos de deus e assim,podemos fazer uma bom exame de consciência.
  • ELa
    Não encontrei na Bíblia , guardar domingos... Será que a Bíblia está errada? Será que Deus errou nesse Mandamento. O que encontrei na Palavra de Deus nos diz sobre santificar o dias de sábado. Meu Deus jamais erraria , muito menos escreveria sábado e trocaria por domingo. O que aconteceu como povo? Soy falta escrever uma nova Palavra, substitui do a do Senhor.
  • Sueny Terra Coelho
    Gostei muito da forma como foi explicado cada mandamento. Linguagem, simples e objetiva. Conteúdo esclarecedor.
  • Vanusa Maria dos Santos Paranhos
    Totalmente errado esse não é o verdadeiro mandamento deixado por Deus em êxodo 20,mas quem tirar um tiú da lei vai prestar contas com Deus,vi muita gente agradecendo e dizendo que gostou nos comentários,gente por favor leia a Bíblia examine as escrituras para que ninguém te engane, é só pra lembrar o dia de guarda é o sábado viu.
  • Leia a Bíblia
    Os mandamentos de Deus está em êxodo 20: 03 -17 sendo que o catolicismo tirou 2 segundo mandamento onde diz não não farás para ti imagens e esculturas mem semelhante a terra ou do mar. Então esse mandamento está errado como também ter tirado o sábado e colocado domingo e fazer do 10 mandamento ser dividido em 02 para da a quantidade de 10
  • Rafael
    Eu achei Maravilhoso tchau
  • Wagner Ferreira de Souza
    MUITO BOM ÓTIMO CONTEÚDO. GRAÇAS À DEUS QUE EXISTE A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA FÉ AMÉM
  • Pedro Adriano
    Glória a Deus🙏✋✋❤
  • Pedro Adriano
    Que Deus me a bençoe ,que Deus me ilumine em todos os meus passos AMÉM .
  • Paulo
    Amem
  • Sadraque
    A santa escrituras apresenta dois Sábados um em vigor e outro abolido, O Sábado semanal tem sinquenta e dois( 52) durante um ano, Já o sábado judaico era guardado sete vezes ao ano, Que se referia as festas Cerimonial que eram; Páscoa, Pães Asmos, Primícias, Pentecostes, Trombeta, Expiação e Tabernáculo, Que era classificada de seus sábados; Levitico 26;34, Levitico 16;29-31, Lamentação 2;6, Isaias 1;13-14, Oséias 2;11, etc, Que Jesus veio, Ele restauro o verdadeira forma de guardar o Sábado, O Sábado jamais será anulada, Isaias 66;22-23, ( A Bíblia tem OITO( 8) reverência ao primeiro (1) dia da semana mais nenhum apresenta como dia de guarda, A ordem de Deus é Lenbra-se do Sábado Ex;20;8)
  • Marinete Nunes
    Esses inscritos estão incoerentes ao da biblia sagrada , os mandamentos 2° 4 ° diferem dos escritos bíblicos que Deus, escreveu com o dedo Dele, conforme Êxodo 20:1-17. Pesquisem quem fez essa mudança foi o Rei Constantino, para adquirir adeptos para a igreja católica. Leiam o grande Conflito que saberão de toda a verdade. No livro Daniel fala que o homem iria mudar os tempos e a Lei. Então Papado por meio do Vaticano mudou o tempo e as Leis em desobediência a Deus.
  • Filipe Krass
    tá errado! Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zelo­so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man­damentos. Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão. Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou. Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não darás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.
  • Fernando
    Goste muito, obrigado pelo esclarecimento!!!
  • Maria
    É triste saber que os mandamentos do Senhor estão descritos na Bíblia, cabendo ao ser humano apenas ler, aprender e obedecer, mas a maioria espera que seu líder religioso lhe diga, não importa se está de acordo com o que Deus diz ou não. Claramente se vê que alguns mandamentos citados aqui foram adulterados, mas quem autorizou? A Palavra de Deus é imutável. Deus diz: examinai as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna. Vamos abrir a Bíblia e ler e conhecer o que Deus ensina por nós mesmos. Que o Espírito Santo vos ilumine.
  • Daniela
    Eu adorei e muito bom ter a informação cada dia mais perto para que nos melhorámos cada vez mais na vida catolica
  • BINN
    Foi bom ter esses conhecimentos que nunca tive mas é de referir que fiquei paralítico e concentrado pelo 9 mandamento que cometi. Mas vou a sacerdote expor este pecado
  • Ana Gabrielly
    Achei ótimo
  • Marina
    Achei muito interessante.
  • Tulio
    Muito didático e esclarecedor. Grande contribuição para nossa cultura. Parabéns.!!!
  • Prazeres
    Foi muito bom
  • Jailma Laurentina Silva Menezes
    Gostei muito, obrigada!
  • Adrielly
    3: manda mento está erado Deus não manda ajete guarda o domingo esi devemos guardar o sábado o sétimo dia
  • Marise
    Muiiiito bem esclarecido
  • Cristiane Della Justina borges
    EXODO 20
  • Murillo ADVENTISTA
    O terceiro mandamento está totalmente errado, na não tem nenhuma passagem na Bíblia pra guardar o domingo, e sim o sábado! Segundo alguns “estudiosos” eles tiraram o domingo como dia de guarda apenas no ACHISMO! O dia de guarda é o sábado !!
  • Vinicius
    Eu gostei do conteúdo gigante que vocês fizeram e agradeço pois aprendi e interpretei melhor os mandamentos de Deus, obrigado.
  • William
    Há varias observacoes a serem feitas por mim, porém quem sou eu para criticar quem quer que seja? O que levo comigo é que haverá a justiça Divina na hora certa para cada um de nós, então, quero viver essa vida da melhor maneira que eu puder, para quando eu for julgado pelo único que pode me julgar, eu estar em paz comigo mesmo, ciente de que fiz o meu melhor e de todo o meu coração. Amar e ser amado. Querer e ser querido. São condições que eu mesmo preciso ter sempre em mente, pois desta forma e ao meu ver, estarei no caminho da luz do Senhor. Amém
  • Raimundo Alves Ferreira
    Eu já tinha conhecimento dos 10 mandamentos, mas do significado não tinha lido,achei muito interessante sobre os esclarecimentos muito obrigado por nos ajudar com a reflexão.
  • Telmo
    Esclareceu bastante, muito bom
  • Julio
    Na verdade, o mandamento "Não desejar a mulher do próximo", não se refere ao comportamento da traição, mas a posse, veja em Deuteronômio 5:21: Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença ...
  • ADELSON tutyeducaçãocanina
    E muito bom ter esclarecimento sobre o mandamentos
  • Rachel Pimenta
    Ao meu ver,temos q guardar o sábado, obedecermos a palavra de DEUS não a dos homens. Mas fora isso, gostei muito do conteúdo ,TD muito bem explicado e nos faz ainda mais querer caminhar com DEUS todos os dias! obrigada 🙏
  • Rachel
    Ao meu ver,temos q guardar o sábado, obedecermos a palavra de DEUS não a dos homens. Mas fora isso, gostei muito do conteúdo ,TD muito bem explicado e nos faz ainda mais querer caminhar com DEUS todos os dias! obrigada 🙏
  • Josué
    A igreja católica alterou os mandamentos de Deus e isso me assusta porque Deus fala assim em Apocalipse 22:19 - E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. Leiam a bília verdadeira e parem de acreditar em padres, pastores e bispos.
  • Umberto
    Está errado, na palavra de D'us o Senhor nunca disse para guardar os Domingos e sim ao Sábados!
  • Kaylaine
    Na explicação do terceiro testamento está completamente errado, pq se no livro sagrado em êxodo 20-8:11 está falando que o dia de sábado é o dia santificado pelo Senhor, pq colocaram que o domingo é o dia mais santificado sendo que na propria bíblia fala que é realmente o sábado? Os dez mandamentos não falam nada sobre o domingo, não entendo o porque de quererem mudar o mandamento que Deus criou!! Mas enfim essa "explicação' está sem nexo algum!
  • Jonathas
    Por que a Bíblia católica tem essa ordem diferente e de onde foi tirado esse mandamento de guardar o domingo? Não esqueçam que as tábuas da Lei foram escritas justamente pelo dedo de Deus. O que Deus escreveu foi para guardar o sábado, como quarto mandamento.
  • Rafaela
    Não
  • Antônio Batista
    Bom, muito esclarecedor
  • joao mario
    EU GOSTEI POR ENSINO ATÉ JA
  • SEMIRAMES MORAIS EVANGELISTA
    Mandamento Amar a Deus sobre todas as coisas 2º Mandamento Não tomar Seu santo nome em vão 3º Mandamento Guardar domingos e festas de guarda 4º Mandamento Honrar pai e mãe 5º Mandamento Não matar 6º Mandamento Não pecar contra a castidade 7º Mandamento Não furtar 8º Mandamento Não levantar falso testemunho 9º Mandamento Não desejar a mulher do próximo 10º Mandamento Não cobiçar as coisas alheias Este é o VERDADEIRO MANDAMENTO DE DEUS o acima é preceito de homens, seres pecados iguais a mim. MADAMENTOS DE DEUS Não terás outros deuses diante de mim. 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. 7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. 8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. 9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. 10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. 11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou. 12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. 13 Não matarás. 14 Não adulterarás. 15 Não furtarás. 16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. Se formos obedientes a Deus , ELE E FIEL E JUSTO PARA NOS GUARDAR DE TODO P MAL. DEUS TE ABENÇOE.
  • Vanderlei Maciel
    Temos que honrar os mandamentos da igreja, Deus abençoe a todos nós.
  • Humberto França do Nascimento
    Conteúdo muito educativo e explicativo, tinhas algumas dúvidas que foram esclarecidas, muito obrigado
  • Gilson
    Mas vcs não tem vergonha na cara de mentir nesses textos mesmo né!!! Cada um que pegue sua Bíblia e veja se existem a palavra domingo ou correlacionada. Cada um estude Êxodo 20:3-17 e veja quais são os verdadeiros mandamentos. Mas Deus já havia revelado ao profeta Daniel (Daniel 7:25) que surgiria um poder que mudaria a lei de Deus e também a contagem dos tempos. Satanás se rebelou contra a lei de Deus no céu e quer que o ser humano se rebele também.. A lei de Deus estará mais uma vez no centro da grande batalha final. Apocalipse 13
  • Dhsush
    Achei ultil
  • Ricardo
    Leiam a Bíblia, estudem POR FAVOR! O povo perecerá por falta de conhecimento, igrejas se perderam de portas fechadas!!! os mandamentos foram alterados, isso não deveria ter acontecido, muitas pessoas serão enganadas!!! Lembre-se, o inimigo é astuto 👀
  • Maria de Fátima Martuns Melo
    Gostei principalmente por está atualizado, não mudado mas nos lembra da obediência a Deus
  • Regina Célia Raphascki Gadiola
    Maravilhoso! Ensinamentos para uma vida em Deus! As vezes não sabemos o significado e fica difícil entender o que realmente precisamos fazer; que seja agradável a Deus!
  • EURIDES PEREIRA DE ARAUJO EVANGELISTA
    Muito produtivo,estou fazendo um trabalho sobre os mandamentos e gostei de mais dessa explicações.
  • Maria de Fátima Teodoro
    Amei bastante do conteúdo, foi espetacular e foi muito benéfico pra mim🙏🙏😘😘
  • Maria Dulce Guerra Alberto
    Maravilhosa a explicação dos 10 mandamentos.
  • Diego Augusto
    Êxodo 20:3-6 - *( 1º mandamento )*. 3 Não terás outros deuses diante de mim. *(2º mandamento)*. 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Muita desonestidade omitir e mentir sobre a palavra de Deus, o 1º e 2º mandamento são claros sobre "não adorar imagens" Porque omitir isso de seus fiéis???
  • Kerly
    Muito informativo e esclarecedor gostei muito recomendo sempre
  • Naily Tielly
    Eu achei maravilhoso Mim fez abrir meus olhos pra fazer as coisas certas apesar que a única certeza que nós temos de verdade é o amor de Deus é nossos pais então vamos buscar oque é certo que nós vence na vida pelo o que eu vir oque significa nós 10 mandamento é muitas coisas que está faltando no mundo mais Deus vai tocar no coração de todos assim como ele tocou no meu 🥹🙏🏻
  • Osvaldo de Lima García
    Guardar o Domingo e negar o Sábado é desobedecer o criador. Guardar domingo é ordem de homens e guardar o sábado é ordem DIRETA do Eterno. Seita católica errando e levando outros ao erro!!! EXISTE maldição no final do livro de Apocalipse para quem mudar o que Deus disse.... se arrependam e voltem atrás com essa heresia!
  • Amarildo da Silva
    Gratidão Excelente conteúdo Com ótimo explicação, e orientação conforme diz a palavra de Deus 🙏🙏🙏
  • Gentil dos Santos
    Muito útil, a publicação dos 10 Mandamentos de Deus! Porém, o terceiro Mandamento, de Acordo com a Bíblia Sagrada, pede para que guardemos o SÁBADO, e Não o domingo! Aliás, na Bíblia, fica bastante claro, qual o dia devemos guardar... Em Gênesis, por exemplo, diz que Deus, após criar o Universo, descansou no Sétimo dia! Obrigado!
  • José Carlos
    Oi pessoal tudo bom!?eu leio muito a Bíblia e percebi que tanto a Bíblia católica quanto apostólica ou outras tem os mesmos mandamentos,e não diz pra guardar o domingo,qualquer Bíblia diz pra guardar o sábado,ah mas Jesus fez milagres no sábado mas irmãos oque ele fez foi obras de caridade, qualquer Bíblia mesmo aconselha que devemos fazer coisas justas no dia do senhor, sou adventista do sétimo dia e eu só quero passar mais conhecimento sobre o mesmo Deus que conhecemos , o único jeito de conhecermos é lendo a Bíblia irmãos, leiam os dez mandamentos em Êxodo 20 e reflitam por favor.
  • Divaldo Vieira de Souza
    Temos que divulgar mais a palavra do criador! Está faltando Deus nos corações da humanidades....em nenhum momento está sendo cumprida nenhum dos 10 mandamentos! Obrigado pelo conteúdo.
  • Gleyce silva
    Me ajudou a entender melhor
  • Carlos
    Gostaria de saber porque adulteraram os dez mandamentos, pessoal, comprem a bíblia em hebraico e estude hebraico, vocês vão ver como a religião apropriação da cultura judaica e como distorce é adúltera os textos bíblicos para defender suas crenças e doutrinas humanas.
  • Isabelly Lima de souza
    E verdade gloria a Deus
  • Isabelly Lima de souza
    E verdade gloria a Deus
  • Isadora
    Excelente 👏
  • Óscar Afonso kwatchile
    Muitas felicidades é bom.
  • Allana Kiara
    Odieiiiiii todos
  • Daniel Pinheiro de campos
    Alguém sabe me dizer onda está os 10 mandamentos na bíblia?
  • Francisca
    Muito bem explicado, aproveitoso para a evangelização principalmente os catequista obg. Gostei muito
  • Ricardo
    Desde quando um dos dez mandamentos era guardar o domingo kkkkkk? Revise novamente o que está escrito.
  • Ricardo
    Desde quando um dos dez mandamentos era guardar o domingo kkkkkk? Revise novamente o que está escrito.
  • Telma Maia
    Foi muito esclarecedor e me ajudou a fazer o meu exame de consciência para celebrar a festa do Domingo da Misericórdia com muito amor e devoção.
  • Maria Eliana Gonçalves
    Foi um grande aprendizado sobre os dez mandamentos,fortaleceu minha fé sentir uma alegria imensa.
  • Eduarda Nepomuceno dos Santos
    Gente pelo amor de Deus, lêem êxodo 20 para vocês verem quanta omissão tem aqui. Não acreditem em tudo q vocês vêem ou eu tudo q te contam, procurem vocês mesmo a verdade sejam curiosos e procurem saber oq o Senhor nosso Deus tem pra dizer para nós , muitos dizem q só pq está no antigo testamento podem descartar algumas coisas, mas agr vão no primeiro livro do novo testamento Mateus 5:17 . Os q realmente querem sair do tempo de ignorância vão ver oq estou falando. Prestem atenção eles ignoraram totalmente o " não farás para ti imagem e esculturas...." E tmb lembra-te do dia de sábado para o santificar...." Eles trocaram totalmente.
  • Nelson
    Ótimo
  • TEREZINHA FOSSE COUTINHO
    Muito bom. Estou recordando minha catequese de 60 anos atrás
  • Ademir Zvang
    Muito bem explicado....abriu minha mente em relação aos males que nós cercam e devemos confessar perante a Deus.... Que nosso Senhor Jesus Cristo abençoe sempre a todos 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
  • Guido Moreira de Souza
    Muito educativo que eu me tenha mais próximo destes mandamentos... Me ilumina meu Deus
  • Edmundo Serafim de Azevedo
    Todo texto, todas explicações são boas para edificação espiritual. Gostei muito e achei muito importante para mim.
  • Ubirajara Francisco Rocha
    Devemos seguir conforme diz as escrituras...Guardar o sábado, foi o dia criado por Deus, para o nosso descanso e TB santifica-lo. Os mandamentos de Deus não mudam. De outra maneira Cristo obedeceu o sábado, os apóstolos obedeceram o sábado, Maria, José obedeceram o sábado e não o domingo. O domingo é o primeiro dia da semana, dia de trabalho! Porquê Cristo ressuscitou no domingo e não no sábado? É muito claro, porque o sábado é um dia santificado e Cristo respeitou esse dia e ressuscitou no domingo! Cristo mesmo disse: 'Eu não vim mudar a lei, mas obedecer. E assim fez quando aqui esteve! A ob ciência do domingo foi criado pela Igreja Católica, e não por Deus e nem Jesus Cristo!
  • IVAN CARVALHO SANTA CRUZ
    Maravilhoso esclarecimento. Formidável exemplo de auto exame consciêncial para a nossa tranquilidade espiritual. Obrigado.
  • Letícia Aparecida de Souza da Costa
    Gostei bastante adquiri bastante conhecimento, Deus abençoe
  • Benedita Célia Santos Freitas
    Gostei muito e esclarecedor
  • Mery Help
    Muito bom. Entendi muitas coisas que eu não tinha conhecimento.
  • Cimara da Silva Almeida Carvalho
    Esse conteúdo é um verdadeiro exame de consciência ler os dez mandamentos assim tão bem explicado faz termo um ótimo exame de consciência para por de fazer uma ótima confissão e nos dar o prazer de saber o que é certo ou errado pra mim foi maravilhoso ver onde eu estava errando com Deus.Obrigada por nos ensinar amar a Deus de maneira certa
  • Fabricio frazão
    Excelente palavras sábias e verdadeiras,o amor de Deus é maravilhoso.
  • Claudia de Azevedo Lopes
    Muito pertinente esse texto pra fazermos reflexões.
  • Sônia Maria Antiqueira Dantas Risso
    Gostei muito e vou fazer essa leitura e reflexão para assim obedecer e agradar a Deus
  • Geraldina António
    Muito bom, para catequese dos jovens e adolescentes
  • Maria de Fátima Pinheiro de Lima
    Me ajudou 100p/centro, para reflexão de confissão. Gratidão.
  • Maria de Fátima Pinheiro de Lima
    Me ajudou 100p/centro, para reflexão de confissão. Gratidão.
  • Sonia Maria do Nascimento
    Gostei mto
  • IVAN PINHEIRO E PRADO NETO
    Didático e Esclarecedo, fácil compreensão
  • IVAN PINHEIRO E PRADO NETO
    Didático e Esclarecedo, fácil compreensão
  • Eni
    Gostei muito..bastante esclarecedor. Parabéns.. Lembrei do meu catecismo..que Deus nos abençoe.
  • Ana Paula
    Gostei muito, bem exclarecedor
  • Márcio Nascimento da Silva
    Gostei muito do quê está falando sobre cada mandamento Vou escolher algum desses para minha confissão quê eu vou fazer antes da semana Santa e dá Páscoa
  • Sônia Ribeiro
    Perfeito m maravilhoso glória.Deus!
  • Amancio Brazolim
    Se segunda feira é o segundo dia da semana domingo é o promeiro portanto Deus descansou no sábado e santificou
  • Amancio Brazolim
    Se segunda feira até hoje e o segundo dia claro que o primeiro é domingo portanto Deus descansou no sábado r não no domingo
  • Amancio Brazolim
    Minha dúvida sempre foi e será o sábado o dia santificado por Deus. Se até hoje a segunda feira é o segundo dia então o domingo é o primeiro portanto Deus descansou no sábado e não no domingo
  • Alisson Vidal
    Muito boa as explicações. Aprendi muito. PORÉM a ordem dos 10 Mandamentos está errada, pois o SEGUHDO Mandamento é: NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA. E como a igreja católica pratica a idolatria de imagens, simplesmente PULOU esse Mandamento! Então, para não ficar faltando um Mandamento, mais a frente no NONO Mandamento, vão por "Não desejar a mulher do teu próximo" e no DÉCIMO faz-se praticamente uma repetição pois é: NÃO COBIÇARÁS AS COISAS ALHEIAS. Se não for um erro somente do texto, ou seja, se a igreja católica REALMENTE ensinar os 10 Mandamentos dessa forma, isso mostra que ela não é a VERDADEIRA Igreja de Deus na Terra, pois esse é um erro GRAVÍSSIMO e INACEITÁVEL.
  • ANTONIO CARLOS MALUTA
    Muito bom esse Conteúdo, muito bem explicado gostei muito, me lembrou do meu Catecismo qdo tinha 12 anos. Parabéns!!
  • Durval Antonio Fiorelli
    Achei ótimas as explicações.
  • Ana Cleide Alves
    Maravilhoso vai me ajudar muito para fazer uma boa confissão 🙏🙌🙏
  • José
    Meus irmãos católicos, não fiquem vivendo tradição. Esses dez mandamentos que foram apresentados na verdade tem apenas oito que são verdadeiros. Estude a Bíblia.
  • Bruno joao
    Muito bom e rico de conhecimento, este conteúdo é muito transparente e nitido, aprendi muito e já agora agradecer pelo conteúdo
  • Mariana da Silva de Almeida
    Muito bom tarde dia a dia
  • Ariomar
    As explicações me fizeram ter uma clareza maior do que eu ainda não conseguia enxergar.
  • Alaide Dos Reis Souza
    Gostei muito é sempre bom entender a bíblia no contexto atual na forma como os jovens comunicam na Internet.
  • Flávia Rafaela
    Conteúdo maravilhoso! Sou catequista, estou buscando conteúdos que possam me ajudar no diálogo com os catequizandos. Amei esse conteúdo. Certamente muito me ajudou. Obrigada!
  • Simone
    Excelente explicação
  • Sivaldo
    Muito bem explicado
  • Gilson Carlos
    Eu amo as explicações da bíblia.
  • João morbeck
    O terceiro mandamento no livro de Êxodo 20 é não terás outros deuses diante mim
  • Alaides
    Muito bom, preciso para falar com os adolescentes nesse período de quaresma. Obrigado
  • Maravilhoso simplesmente
    Estou maravilhado om os ensinamentos muito obrigado
  • Jair Amorim de Oliveira
    Muito bom seus ensinamentos eu estou maravilhado obrigado.
  • Damiana
    Ótimo muito rico ajudou muito
  • Amando de Aquino e Saglietti
    Fantástica reflexão e ajuda para a confissão
  • José Cateve F. Saprinho
    Gostei muito! Muinto obrigado, alimentei a minha alma
  • Ozeas Vieira Neto
    Muito sábio o texto, quando achamos que sabemos o suficiente para nós, ao ler esse texto entendemos que ainda não aprendemos nada. Parabéns!!!!
  • Marlene Dias de Azevedo
    Obrigada gostei muito, é muito importante Deus abençoe.
  • Juliane Rudolf
    Algo que aprendemos desde criança, e cada vez que relemos encontramos mais sentido para cada um deles. Obrigada!
  • Silvana Rezende
    É precioso os dez mandamentos, temos sempre que reler por toda nossa vida, é fundamental para seguir ensinamentos bíblicos. Acima de tudo termos muita fé em Deus 🙏 Excelente e maravilhoso!!
  • Walbete
    Rasa explicação quanto aos mandamentos reais começando por "Amarás à teu Deus de todo teu coração... "o que li nos livros de Êxodo 20, Deuteronômio e ainda acrescento nos estudos salmos 115... Precisamos abrir os olhos espirituais, porquê somos todos cristãos mas precisamos tirar alguns costumes da igreja pois não está condizendo como de início o real sentido que fala 1 mandamento.
  • Amei !!!
  • Berenice de Souza
    Valeu.muito.profundo e valioso os exclarecimento.de cada mandamentos. Deus o abencoe sempre. Gostaria.de let tambem sobre todos sacramentos da Igreja. Se o senhor tiver, poderia me deixar saber por favor. Paz e bem. Amem
  • Glória Pereira da Costa
    Conteúdo execelente , parabéns miito obrigada.
  • Marluce
    Maravilhoso. E muito explicativo.
  • Marluce
    Maravilhoso.
  • João Leite Machado
    Excelente e muito oportuno para mim,porque eu tinha dificuldade de dizer para as pessoas - principalmente os Sabáticos - porque a Igreja Católica guarda o sétimo dia no Domingo e não no Sãbado como eles.
  • João Leite Machado
    Excelente e muito oportuno para mim,porque eu tinha dificuldade de dizer para as pessoas - principalmente os Sabáticos - porque a Igreja Católica guarda o sétimo dia no Domingo e não no Sãbado como eles.
  • Maurício Pontes de Jesus
    EXCELENTE, MARAVILHOSO!
  • Wilenberg
    Antes que alguns irmãos questione, essa lei não é judaica e logo nem pertence ao homem e sim são leis a serem cumpridas se quisermos viver bem com Deus e consigo mesmo. Os 10 mandamentos escrito por Deus e entregue a Moisés é única e registrada pela orla celestial do reino de Deus e mais ainda escrita pelo dedo de Deus. Portanto meus queridos tirar e acrescentar palavras nessas leis é um ato gravíssimo perante Deus. Cuidem-se com isso e não se apeguem a essas mudanças feita por fariseus homens sem o espírito de Deus, pois vocês se tornaram cúmplice de tal ato e terão que prestar contas disso também.
  • Vera
    A lei de Deus é imutável. Deus não é homem para mudar! A lei não é Judaica:; desde o Antigo Testamento a lei existe e foi passada de geração a geração. Para vc mudar a lei de Deus, vc tem que ir até o terceiro céu, passar pelos anjos que cuidam da arca para ter acesso às tábuas da lei guardadas nela , e aí sim anular. Resumindo ... impossível!
  • Vera
    Os Dez Mandamentos que estão na bíblia, são bem diferentes.
  • Inez das Graças Pires de Miranda
    Muito bom o texto . Muitas vezes repetimos automaticamente orações, os mandamentos que aprendemos lá na catequese, apenas por obrigação. Perdoa-nos, o Deus todo poderoso pela nossa fraqueza espiritual. Além de conhecermos os mandamentos da lei de Deus, da Igreja, os sacramentos, precisamos colocá-los em prática . Obrigada, pela postagem 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
  • Ducimeia do Amparo Pires
    Apesar da minha idade , 62 anis , sempre tive problemas em compreender os mandamentos. Amei , já salvei e já compartilhei com amigos ,que como eu , estavam precisando ...kkkk.
  • Isídio
    Grandes ensinamentos baseados nos mandamentos bíblico nos leva ao total entendimento do amor de Deus é o dever da nossa obediência com ele.
  • Nilce victor
    Muito bom.Fui criada em colegio dr irmãs.
  • Tercilia V Q Beloti
    Tenho hábito de rememorar mandamentos e pecados... perfeito o texto, comentários claros e de fácil entendimento. Muito obrigada.
  • Excelente
  • Sidnei Silveira antunes
    Olá, não poderia ser tão "fácil "entender os 10 mandamentos como foi explicado aqui! Gostei e vou tentar sempre que puder abrir e lembrar de como DEUS quer quê o seguimos retamente,para não cairmos em pecado!
  • Valcir Rodrigues dos Santos
    Eu achei excelente maravilhoso
  • Ler êxodo 20 e ver a verdadeiro!
  • Edileuma
    É só ler na Bíblia em êxodo 20 e ver que está tudo errado além de ter tirado o segundo onde fala que não pode adorar imagem mudou 9 sábado pra domingo e dividir o décimo em 2 pra dá 10 a palavra de Deus diz aí daquele que tirar ou acrescentar
  • Edileuma
    Não está de acordo com a bíblia êxodo 20 fala dos 10 mandamentos e lá o segundo é não fazer imagem e nem adorar vocês excluíram esse mandamento é dividiu o último mandamento pra dá 10 ,sendo que a bíblia diz que aí daquele que tirar ou acrescentar isso sem falar do sábado que Jesus também guardou
  • Adriana Infantini
    Maravilhoso e esclarecedor. Obrigado.
  • Ilsa
    Gostei da explicação....mais para mim o dia do senhor é o sábado, ele abençoo e santificou 🙏
  • Isadora da Silveira
    Me ajudou muito em minha confissão, compreender melhor ao mesmo tempo que analiso meus feitos diante dos 10 mandamentos. Obrigada pelo conteúdo bem escrito e aprofundado.
  • ANDRE LUIZ MENEZES
    Excelente Explicação! Q benção.
  • Iracy
    Achei INCRÍVEL. É bem explicado... AMEI. 😍
  • Evandete Miranda
    Muito bom claro de fácil compreensão. Gratidão!
  • Amaro José de Paula
    Muito bom mesmo ,que continuem nesse propósito.sentimento de gratidão por ter entendido um pouco mais .
  • Paulo Gomes da silva
    Muito ótimo aprendir mais a respeito dos mandamentos gratidão
  • Lücas
    Top msm
  • Carlos Alberto dos Santos
    Muito bom .pude tirar algumas dúvidas da nossas vidas
  • Helena Paris
    Gostaria de mais leituras sobre, o sábado e o domingo
  • Luzia
    Gostei muito. Esclarecedor, objetivo e bem fundamentado. Usei para fazer meu exame de consciência pra ir me confessar antes do Natal.
  • Welida
    Adorei aprender mais sobre os mandamentos católicas percebi que eu errei muitas vezes na minha vida eu tô pensando agora em passar isso para minha família para não cometer erros novamente e nem ver eles criando brigas injusta obrigada mesmo você não lendo essa mensagem que Deus abençoe todos nós
  • José Sebastião Schuenck
    Ótima explanação. Vou salvar o texto e resumir para que passe a ser Norma pra seguir minha caminhada,
  • Anabela Ferreira
    Conteúdo muito bom e útil.
  • Benedito Alves Ferreira
    Muito boa explicação, tirei com certeza minhas dúvidas, obrigado.
  • Jeferson
    Acerca do 3° mandamento, gostaria de saber porque mudaram a guarda do sábado por domingo, se estes versos do profeta Isaías falam diferentemente = Porque, como os novos céus, e a NOVA TERRA, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um SABADO até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor. Isaías 66:22,23.
  • Wellyson Vinicius
    Sensacional a escrituras de bom texto. Devotado WELLYSON
  • Sensacional a escrituras de bom texto. Devotado WELLYSOM
  • Selma
    Muito esclarecedor.
  • Elvis silva dos santos
    Bom de mais
  • Elvis silva dos santos
    Maravilhoso
  • Ana
    Não concordo pois Êxodo 20: nos falando dos verdadeiros dez mandamentos inclusive o quarto que é a guarda do sábado
  • Nas bíblias o decálogo , a Lei de Deus esta diferente. A lei de Deus é imutável!
  • Elaine Vieira Teixeira
    Gostei muito de rever os dez mandamentos e suas conotações! Em 1964, quando fiz minha primeira comunhão o primeiro mandamento dizia: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo! Queria saber porque mudou. Toda a minha vida, os dez mandamentos me serviram de base, apesar de, atualmente, ser espírita Kardecista.
  • Rita Ferreira
    Ótimo.Gostei muito da explicação sobre os mandamentos,todas as pessoas deviam e seguir corretamente essas explicações. Obrigado
  • Carla Sousa dos Santos
    Ótimo
  • Luiz Henrique Dias Alves
    Muito bom
  • Muito bom
  • Lessandro Guerino stocher
    Conteúdo maravilhoso,todos deveriam ler,faz a gente ver o quanto somos falhos, e serve pra nos abrir os olhos e corrigir nossos erros
  • Gostei muito , e sou católica ❤️
  • Juari da Costa Silva
    Um tema muito importante, a leitura trouxe até a vida de hoje.
  • Dulceli
    Porque mudaram os dez mandamentos? quando fui a catequese me lembro muito bem de ter aprendido que não devemos adorar imagens,e isso está na Bíblia, Jesus não tirou esse e nenhum outro mandamento, porque os homens mudaram tudo agora?
  • Rita de Cassia de Carvalho Viana da Silva
    Ótima catequese. E material ótimo para consulta e lógico para um bom discernimento.
  • Mike Helmke
    Não entendo que esses 10 mandamentos são diferentes dos da Bíblia Vulgata Católica. Falta o negócio das imagens, mas do décimo fizeram dois. Concordo plenamente, cobiçar é pior de que fazer imagens.
  • Vitor
    Tradição oral é tradição escrita. Nem tudo está na Bíblia. A Bíblia só existe por causa da Igreja Católica, sem a autoridade da Igreja Católica não poderíamos afirmar quais livros fazem parte da Bíblia e quais não já que não está escrito na própria Bíblia.
  • Vitor
    Os protestantes têm de ler os padres da Igreja dos primeiros séculos, a patrística, para começar a entender de cristianismo. A Bíblia foi pelos católicos num concílio muito disputado, ALGUNS PROTESTANTES NAO SABEM DISSO, e não contém tudo que é necessário saber. Na Bíblia, o domingo já é o dia do senhor e o dia de comer o pão do Senhor. Domingo significa "dia do senhor". Os protestantes não lêem essa parte?
  • Estevão Pedro Binamo
    Eu achei legal, fiquei orgulhoso desse conteúdo, muito obrigado.
  • Josefa Antônio
    Bem esclarecedor
  • Fátima Lira
    Muito didático. Gostei muito. A Bíblia precisa ser refletida e interpretada e para isso é fundamental ter o conhecimento necessário, o estudo, assim como os Padres têm e também outros leigos, assim como nossas queridas freiras, super trabalhadoras e solidárias. Parabéns
  • Altamir
    Eu gostei muito da maneira objetiva de falar e mostrar com serenidade e sabedoria os 10 mandamentos da igreja de Cristo e vou ver Exodus 20 como sugerido por alguém.
  • José
    Os de mandamentos da lei de Deus são os de Êxodo 20. Mas o sistema, papal mudou os mandamentos no catecismo católico, como os católicos não tem o abito de ler a bíblia fica engolindo a mentira achando que é verdade.
  • Adilson de Souza
    Achei q não foram felizes nos comentáriosquero ver comentar os dez mandamentos da Biblua sagrada não do catecismo.
  • José
    Totalmente o contrario, dos dez mandamentos da lei de Deus que está em êxodo 20
  • Mirna Zimmermann
    Muito bom e esclarecedor.
  • Adilson de Souza
    Achei uma porcaria ! !A Bíblia é e deve ser a única regra e prática do cristão . NÃO A TRADIÇÃO DE HOMENS!
  • João Fernando Kunhomol
    Acha interessante. Gostei muito hei de meter em prática....
  • Acha interessante. Gostei muito hei de meter em prática....
  • Eliane
    Gostei uma maneira fácil de falar dos dez mandamento vou passar para os crismando.
  • Eliane
    Gostei muito fácil de se entender e explicado vou passar para os catequizando
  • Edna Nascimento
    Sou catequista e amei essa matéria sobre os Dez Mandamentos, muito bem explicado e de fácil entendimento para adolescentes.
  • Maria de Fatima Goulart
    Li e gostei muito. Serve para aumentar a nossa fé.
  • Máris
    Esse é o verdadeiro Mandamento de Deus lê Êxodo 20:1-17 e são verdadeiros Salmo 119:151 E ainda Daniel 7:25 diz que o chifre vai muda os tempos e a lei de Deus.Então esses Mandamentos aí mencionado no Catecismo é falso é está errado irmão. Deus ama muito você,e quer transformar a tua vida.
  • Idelson de Nelson
    eu amo você
  • Candy
    Perfeito eu gostei muito da maneira como foi exposto! Muito obrigada
  • Joao Bosco
    Eu achei otimo, pois sou catequista e vou utiliza- los para esplicar os dez mandamentos para os meus catequizandos.
  • Cleide Costa
    Muito importante bem explicado
  • Alexandre Lemes da Silva
    Gostei, aprendi muito!
  • Edinaldo Motta de Oliveira
    Se o senhor nosso Deus, e nosso criador deixou os mandamentos. É bom sequilho. Aquele que obedecer terá a sua paz . Deus abençoe a todos 🙏.
  • Maria Aparecida Nunes Martins Michels
    Ótimo!!! Sou catequista E usarei esse conteúdo pra explicar os 10 mandamentos
  • Vanusa
    Procuramos na Bíblia, todos os livros, capítulos e versículos nos quais falam sobre “guardar domingos e festas de guarda”. Mas nenhum deles corresponde a guardar o domingo. Por que colocaram referências que não correspondem? Não existe nenhum livro, capítulo ou versículo na Bíblia que diz para guardar o domingo e sim o sábado. Se tiver gostaria que respondessem com informações verdadeiras, não o que está referenciado. Pois é falsa essas informações. Fico no aguardo de uma resposta.
  • Toni Ramos
    Excelente, muito bem registrado e meditado. Abençoado seja esse site! Gratidão 🙏

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.