Quando Deus falou por meio de sonhos: histórias da Bíblia

Quando Deus falou por meio de sonhos: histórias da Bíblia

Ao ler os relatos bíblicos nos deparamos com diversos episódios em que Deus fala com seus filhos por meio dos sonhos. Esses fatos demonstram o quanto Ele é criativo na maneira de se comunicar, não de maneira irrelevante, mas de forma eficaz quando se trata de ajudar Seu povo a encontrá-Lo e a amá-Lo. Que tal vermos um pouquinho como isso aconteceu na Bíblia

Sonhos proféticos

Os sonhos são uma maneira excelente por meio da qual Deus derrama profecias pelo mundo. 

Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei (Números 12,6).

Já no primeiro livro da Bíblia, no Gênesis, lemos como José do Egito interpretou os sonhos do Faraó que eram profecias referentes a sete anos de fartura, mas também a sete anos de fome. Foi a partir desses sonhos proféticos que Deus conseguiu salvar seu povo da fome, principalmente os familiares de José, que depois de muito tempo descobriram que ele ainda estava vivo (cf. capítulos 37 ao 50).

Outro exemplo foi o sonho de Mardoqueu, pai adotivo de Ester, que era uma profecia sobre a grande perseguição que se levantaria contra o povo eleito pela mão de Amã, e posteriormente o socorro de Deus que viria pela intercessão de Ester ao Rei Assuero. (Cf. Ester 11 e seguintes).

Já o livro de Daniel, por sua vez, traz inúmeros exemplos de sonhos proféticos, mostrando como Deus intervém na vida de seus amigos de forma providencial. Vale a pena conhecer a história desse grande homem que predisse coisas futuras iluminado por Deus.

Mas nem todo sonho é profético, como nos alerta Jeremias ao condenar os falsos profetas:

Ouço o que dizem os profetas que proferem em meu nome falsos oráculos. “Tive um sonho. Tive um sonho! Quanto tempo vai durar isso? Julgam esses profetas, ao proferirem mentiras e as imposturas de seus corações. (Jeremias 23,25-26)

Deus abomina quem usa de seus sonhos fantasiosos para espalhar coisas que Ele mesmo nunca disse:

Irei contra os profetas de sonhos enganadores que, ao narrá-los, ludibriam com mentiras e fatuidade o meu povo, quando nem missão lhes outorguei, nem mandato algum, e de nenhuma valia são para esse povo – oráculo do Senhor (Jeremias 23,32).

Com esses versículos, percebemos que se trata de um assunto sério, e por isso devemos sempre pedir que o Espírito Santo nos mostre a verdade para que não ofendamos a Deus chamando de profecia aquilo que é produto da nossa imaginação.

Uma dica, no entanto, é sempre pedir que Deus nos envie o Espírito Santo e os seus anjos para nos ajudarem a interpretar nossos sonhos, se forem realmente proféticos, como quando Daniel precisou da ajuda de um anjo para entender o que significava uma terrível visão que teve pela noite (cf. Daniel, 7).

Sonhos que prefiguram

Alguns sonhos são prefigurações de importantes acontecimentos e até mesmo de pessoas essenciais nos eventos salvíficos da humanidade. Exemplo disso foi o sonho de Jacó com uma escada que ia da terra até o céu, e pela qual os anjos subiam e desciam (cf. Gênesis 28,10-19).

Ora, sabemos que essa escada é a prefiguração do próprio Jesus, único mediador entre nós e o Pai. É por Jesus que fomos reconciliados com o Pai e todos temos acesso ao céu. É também por meio d’Ele que recebemos todas as graças que pedimos ao Pai em seu nome.

Sonhos que alertam

Em muitos sonhos, Deus pode alertar sobre algo, como quando apareceu a Labão, o Arameu e o mandou evitar dizer algo a Jacó (cf. Gênesis 31,24).

Também os Magos do Oriente, que vieram de muito longe para visitar o Menino Jesus e presenteá-lo com ouro, incenso e mirra, foram avisados em sonhos que não deveriam retornar a Herodes, mas deviam retornar para suas casas por outro caminho (cf. Mateus 2,12). Imediatamente logo após isso, São José foi alertado em sonhos para que fugisse, pois seu filho adotivo estava em perigo:

Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar (cf. Mateus 2,13 e 2,22).

Outro caso curioso foi o da mulher de Pilatos, que logo tratou de alertar seu marido sobre o sonho que tivera com Jesus, pedindo que não o fizesse mal algum:

Enquanto estava sentado no tribunal, sua mulher lhe mandou dizer: “Nada faças a esse justo. Fui hoje atormentada por um sonho que lhe diz respeito” (Mateus 27,19).

Sonhos que indicam e encorajam

Deus pode indicar algo a ser feito pelos sonhos, como quando orientou que Jacó saísse de onde estava e fosse para longe de Labão (cf. Gênesis 31,11-13) ou como quando Paulo foi avisado em sonhos para se dirigir a Macedônia (cf. Atos dos Apóstolos 16,9).

Em outros momentos, Deus concede a graça que outra pessoa interprete as indicações divinas, como o companheiro do homem que relatava um sonho enquanto Gedeão chegava no acampamento inimigo. Ouvindo a interpretação que saía da boca do inimigo, ele se sentiu encorajado para atacar os medianitas e com apenas trezentos homens vencer um exército gigantesco (cf.Juízes 7,13-15).

O próprio São José também precisou ser encorajado a tomar uma decisão importante, principalmente em um momento que nem o raciocínio humano dava conta de sossegar a sua alma.

Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo (Mateus 1,20).

Sonhos que são derramamentos de graças

Um exemplo desse tipo de sonho é o do Rei Salomão, que depois de ter ofertado mil holocaustos, foi visitado por Deus em Gabaon. Naquela noite, o Senhor lhe avisou que concederia qualquer coisa que ele pedisse (cf. 1Reis 3,1-15). O rei, no entanto, pediu apenas que Deus lhe desse sabedoria para conduzir seu povo e sabemos que a partir de então Salomão se tornou o rei mais sábio de todos os tempos, sendo visitado e consultado por muitos que o admiravam, inclusive pela rainha de Sabá.

Conclusão

De fato, os sonhos inspirados por Deus são em vista do projeto de salvação que Ele tem para nós. Em última instância, os sonhos continuam sendo sempre coisas naturais, mas nada impede que eles possam ser visitados pela graça do Espírito Santo conforme a necessidade e a medida para nossa conversão (cf. Atos dos apóstolos 2,17). Cabe a cada um pedir o discernimento e o entendimento daquilo que é voz de Deus, voz humana ou voz do mundo. Mas isso não pode ser feito sem oração diária e constante leitura bíblica, que são ferramentas essenciais para qualquer discernimento.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maria Aneide Vestena
    Foi muito esclarecedor, tive a confirmação de que é possível ouvir conselho Celestial mesmo em sonhos. Já tive essa experiência é incrível.
  • Hebert
    Sonhei que perdi o carro do meu irmão passado 3 semanas mais ou menos perdi o carro da forma que vi no sonho mas tenho fé que Deus vai me abençoar com um melhor
  • Jacob Petrus Filho.
    Excelente! Muito esclarecedor. Esclarece muito bem o que são sonhos de Deus. Totalmente diferente de premonições que alguns tem pelo mundo a fora, e dizem que é revelação de Deus. Parabéns! Muito esclarecedor, esse texto.
  • Dioneia da silva brito da costa
    Otimo muito esclarecedor e quero relatar que eu sonhei que via Abraão subindo aos céus essa noite
  • Adalberto Moraes
    Muito edificante! Outrora tive um sonho um dia antes de ir para uma nova unidade de trabalho. Que pra mim parecia um aviso divino. Sonhei que estava em uma canoa afundando com uma outra pessoa ...uma cobra se enrrolou em volta do homem que estava na minha frente, mais quem sentia a pressão era eu. Consegui tirar a cobra, mordendo em sua barriga e joguei-a para a beira do rio,de repente apareceu um leão e começou a devorar a cobra e no segundo momento apareceram 3 lobos e começaram a atacar o leão. Obs: Nessa unidade que estou trabalhando tem 3 gestores.
  • Dario
    Boa noite, já contei um sonho que tive nos meus comentários, agora quero compartilhar um outro sonho, certa época sonhei, com os números que é da mega-sena, eu nunca tinha jogado, não conhecia nada desse jogo, sonhei com seis números, que ia ser sorteado, eu não fiz o bilhete, no outro dia saiu o resultado, veio seis número que eu tinha sonhado, eu havia anotado os números, e mostrado para um irmão meu, e ele também não fez o jogo, antes de alguém dizer que não é Deus que me deu esse sonho, eu quero dizer eu tenho certeza que foi Deus que me deu o sonho da mega-sena, porque só Deus é, onisciente, só Deus sabe do futuro, abraço a todos do seu irmão em Cristo pastor Dário Campos
  • Dario
    Boa noite meu nome é Dário, tenho grandes experiência em sonho, já tive mais de 15 sonhos que cumprido na íntegra, quero compartilhar dois com vocês, certo dia eu estava tomando banho em um rio, perdi um objeto na água, uma prótese bucal, era o material que não flutuava, e nem afundava, mas a água leva esse tipo de material, moral da história, procurei no dia que perdi não encontrei, a noite sonhei vendo eu tomando banho, no sonho eu era duas pessoas, como se fosse dois Dário, eu vi onde o material passou, na água, e onde parou dentro da água, e como estava, acordei pela manhã, eu não tive dúvida, fui onde eu havia visto o produto em sonho, entrei dentro da água, meti a mão no fundo da água e peguei a minha prótese, estava longe de onde eu havia perdido, mas encontrei devido o sonho, só tenho a dizer Deus fala em sonho glória a Deus, se alguém duvidar pode entrar em contato comigo sou testemunha, meu nome é Dário Campos
  • Luiz carlos
    Deus é...fantástico e nós muitas vezes não prestamos atenção
  • Hermes Silva
    Ótimo muito bom me ajudou muito.Deus é maravilhoso é tudo na minha vida.obrigdo.
  • Márcia amancio de Oliveira
    Onde em volve Deus tudo fica maravilhoso deu para em tender bem as explicação
  • Francisco Ribeiro
    Muito bom
  • Marcia
    Muito bom o post, os sonhos sempre foram um tema que me trouxe curiosidade!
  • Mariza
    Muito proveitosa e esclarecedora. Ampliou o leque do meu conhecimento bíblico.
  • Jacilene
    Muito bom
  • Joselito
    Muito proveitoso
  • Ibrahimo Isaac Corrado
    Eu gostei muito de ter lido e aprendido, pois ha dias perguntava ao meu pastor acerca da interpretação dos sonhos! Dessa leitura um pouco fiquei esclarecido.
  • Valiosos porque penso que o que vem decima é muito possível que venha de Deus, tenho em toda a minha vida uns 10 sonhos que creio que vêm de DEUS porque estão na bíblia.
    Tive um sonho que vinha de lado do por do sol um castelo de nuvens brancas em grandes movimentos e cobrindo a terra e eu gritava inerentemente Jesus está voltando repetidas vezes e enquanto isso aconteceu uma voz me disse que eu ia ver os ímpios poderoso pregando o evangelho da volta de Jesus.
  • Eliane Lopes
    Muito importante estudar sempre a bíblia 🙏
  • Ana Soares
    Boa noite!sonho todas as noites,muitas vezes lembro e outras não! porém tive um sonho da madrugada do dia 13/05/23,onde eu ouvi Deus falar comigo a respeito de orações que eu tenho feito tem muito tempo,sobre abrir um negócio e ouvi uma voz neste sonho dizendo que eu deveria abrir uma lanchonete! não lembro de ter visto Deus, porém lembro de ouvir a mensagem e saber que vinha Dele! fiquei feliz pq tenho pedido uma resposta há muito tempo,e através dos meus sonhos muitas coisas que sonhei aconteceram!me ajudem! obrigada!acho que tenho esse dom,detalhe sou evangélica!
  • Clicia Lima
    Sonhei q estava numa porteira de campo, ouvia um grande barulho e gente correndo, derepente surgi um caveleiro montado em um cavalo branco selado com um pano vermelho e seu manto tbem era vermelho, passava em galope veloz, e muitas pessoas pasavam juntas,só ficava eu e minha filha caçula na porteira tds sumiram junto com o cavaleiro! Até hoje não sei o significado desse sonho, se era profético ou imaginação da minha cabeça! Senhor Jesus abençoe, graça, paz e luz! 🙏🙌🙌
  • PAULINHO COSTA
    MARAVILHOSA EXPLICACAO SOBRE ALGO TAO SANTO E ESTRAORDINARIO
  • Daniel de sousa Daniel
    De muita importância!
  • GILVANEIDE CARVALHO CORDEIRO
    Gostei muito tive um sonho tava em casa no quintal tinha um cavalo branco e minha mãe tava lar só qui minha mãe já morreu e eu tava na cozinha deitada no sofá chamando a minha mãe. Mãe ,mãe entrou um cavalona cozinha um cavalo Marrom eu tentei puxar ele pela corda mas não consegui aí eu soltei quando eu olhei ele tava com as as pasta dele emcima da geladeira e eu continuei chamando minha mãe pra tirar ele de lar
  • Diana
    Gostei , tenho muito que aprender . Que o senhor Jesus me der sabedoria e discernimento, pra que eu possa ouvir quando ele quer fala comigo, não me iludir com coisas da minha cabeça.
  • Paulo bento de Faria
    Muito bom preciso aprender mais
  • Valdecy dos santos
    muito bom q eu li gostaria q posti mas .🙌🙌🙌🙌
  • Maria
    Obgda
  • Fabiana
    Acordei de um sonho assustada com uma frase terminada em: "para que não te tornes categórico", o que quer dizer isso? Sera que foi Deus mesmo que falou ou é coisa da minha cabeça? Pois eu ando sofrendo muito com transtorno mental, oro todos os dias pedindo a Deus para falar comigo.
  • Aurea Nogueira
    Maravilhoso não tinha pensado vou ler mais a bíblia como eu sonhei cós um monte de cisco embaixo da mesinha da catequese e eu juntei e levei pro lixo não entendi muito o que seria mas me espirou pra ler mais a bíblia talvez vou entender o que ciguinifi a esse sonho
  • Aurea Nogueira
    Achei maravilhoso pois não a concelheiro melhor do que a bíblia eu não tinha pensado nisso ainda mas vou ler mais a bíblia
  • Neusa Silva Baccaro
    As vezes sonho e sei interpretar, e ja tive sonhos que mais parece uma guerra, ao não sei. Mas já sonhei algo que aconteceu, dentro da minha família. Deus é sempre conosco 🙏❤️
  • Ana Maria
    Me ajudou bastante, pois sempre tenho sonhos e não consigo interpretar...só algum tempo depois que acontece é que vou entender o que Deus queria me dizer, isso já aconteceu comigo várias vezes, vou citar um...sempre peço a Deus para colocar anjos 👼 em frente minha casa, e sonhei que eu olhava do meu quarto e tinha um homem muito alto todo de branco andando de lá pra cá, ia e voltava, qdo acordei lembrei do meu pedido a Deus, ele colocou o anjo e me mostrou em sonho que ele estava lá nos protegendo.
  • Ana Maria
    Me ajudou bastante, pois sempre tenho sonhos e não consigo interpretar...só algum tempo depois que acontece é que vou entender o que Deus queria me dizer, isso já aconteceu comigo várias vezes, vou citar um...sempre peço a Deus para colocar anjos 👼 em frente minha casa, e sonhei que eu olhava do meu quarto e tinha um homem muito alto todo de branco andando de lá pra cá, ia e voltava, qdo acordei lembrei do meu pedido a Deus, ele colocou o anjo e me mostrou em sonho que ele estava lá nos protegendo.
  • Elias de Souza silva
    Gostei muito dos versos e da explicação estava procurando explicações sobre sonhos e visões e me ajudou bastante Deus abençoe
  • Elias de Souza silva
    Gostei muito dos versos e da explicação estava procurando explicações sobre sonhos e visões e me ajudou bastante Deus abençoe 🙏🏻
  • João Batista da Silva filho de itaperuna
    Gloria a Deus aprendi muito
  • Alexandre Lebedenko
    Muito bom mas não nos dá uma conclusão para julgarmos e interpretarmos o sonho e o que e por que tivemos o sonho. Sei que é difícil pq cada pessoa é um indivíduo, portanto, diferente um do outro.
  • Juliana
    Eu tenho sonho estranho desde muito nova.. hoje tenho 31 Ainda sonho com coisas que acontece.. antes do COVID aparecer eu sonhei com linhares de pessoas tapando a boca e nariz.. sonhei com muitas enchente logo passou meses e veio.. São muitos sonhos.. o único sonho que sonhei que n aconteceu.. foi vários aviões de guerra destruindo a cidade toda.. o sonho que mais mexeu comigo.. foi um homem de preto em um cavalo preto apontando o dedo e me mostrando várias panelas vazia.. nunca entendi esse sonho.. São tantos sonhos estranho que tenho a anos,, as vezes eu me pergunto pq isto tudo.. se eu n vou à igreja.. Deus sabe da minha fé nele.. e n tem um dia que eu n oro., mais sou pecadora .. como muitos.. nunca ninguém acreditou nos meus sonhos.. eu juro por Deus que toda minhas palavras que escrevi aki são verdadeiras .. e se eu estiver mentindo que ele me castigue ..
  • Aldenice da purificação sesar
    Muito interessante gostei muito...
  • Sabrina
    Maravilhoso
  • Cristiana Paulino lancini
    Amém muito edificante 🙏🙏🙌🙌
  • MMJ
    Superinteressante...
  • Dorenis
    Maravilhoso Amei
  • Jeferson dos santos silva
    Muito bom Edificante
  • Sérgio Adriano da Silva
    Benção do Senhor , Deus seja louvado, Achei muito interessante, pois sou testemunha viva que no tempo de hoje o senhor ainda nos visita em sonho, dia 13/01/2010 , Deus me deu em sonho que estava me livrando vi três morto na porta , daí derrepente eu mesmo vendo eu o quarto morto na frente da porta , um buraco na cabeça e uma poça de sangue , naquele dia as 11 horas eu sai daquele local no outro dia morreu 9 da onde eu sai, depois de aproximadamente 7 a 8 anos me deparei com o altor dos 9 crime no dia do batizado dele nas águas, ele tinha se convertido em nosso Senhor Jesus Cristo, falou pra mim , vai servir a Deus Serginho, dia 14 de janeiro eu desci lá aonde você estava , não sabia que você tinha saído daquele lugar , desci pra tirar sua vida, mas Deus tem um grande propósito na sua vida. Me deu uma bíblia como testemunho daquilo que ele estava falando era verdade , glória a Deus aleluia , estejamos atento a voz do Senhor porque Ele ainda fala com seu povo , eu demorei mais 10 anos pra se render a Cristo , mas hoje lavado e remido pelo sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém
  • Claudson muriel
    Amei, muito bom!
  • maria Teresa
    A cheia muito importante e benéfico.
  • Rogerio Lopes
    Eu acabei muito bom porque e verdade e me ajudou a examinar a Bíblia
  • Rogerio Lopes
    Eu acabei muito bom porque e verdade e me ajudou a examinar a Bíblia
  • Angelita
    Vim pesquisar pois tenho o mesmo tipo de sonho e sempre no mesmo lugar isso foi muito explicativo para mim me fez entender melhor
  • Paulo Afonso Scherer
    Simples para entender e completo no assunto muito importante como esse AMÉM
  • Daniela
    Achei incrível, bom esclarecimento, ecom referências bíblicas, parabéns 👏👏👏👏👏👏👏🙌🙏🙌🙏🙏 Deus Pai Filho Espírito Santo seja com todos vcs 🙌🙏🙏
  • Pastora Silvani
    ĎEUS SEMPRE ESTA NOS AJUDANDO PRA NÃO ERRAMOS TEMOS QUE ESTA SEMPRE LIGADO NA VIDERA VERDADEIRA PRA NÃO PECAR CONTRA JESUS AMÉM
  • Edma
    Sempre é bom de mais
  • Edma
    Sempre é bom de mais
  • Rose MEIRE
    Amei a explicação, SEMPRE é bom saber MAIS.
  • Carlos Rogério
    Maravilhoso muito bom
  • Jorge Jesus
    Eu tenho sempre muitos sonhos espirituais eu acredito e lembro sempre que acordo e interpreto todos no meu dia a dia😊
  • João José Lourenço Manuel
    Achei muito gratificante saber sobre os motivos dos sonhos!! Hoje tenho um conceito melhor
  • Adriana Aparecida Teixeira
    A explicação era tudo que eu já sabia porque até em sonhos eu acredito no meu senhor pois tenho fé e sempre acreditei, que em sonhos Deus mostra sim a cura os libertação em sonho eu sonhei que já estava curada e tomei posse.
  • Janoí Mamedes
    Bom e necessário para iniciar a conversa. É um assunto muito amplo. Deus abençoe.
  • Soraya
    Achei muito importante,nos ensina que devemos orar e pedir discernimento a Deus.
  • Soleni
    Sempre sonho, e tenho em Deus q é um projeto de salvação em nos. Eu creio que é o Espírito Santo de deus esteja nos visitando atráves de sonhos 😍🙌
  • Vanessa
    Muito boa explicação para os leigos no assunto.
  • Marilene Romero
    Achei muito importante pois tenho sonhado muito últimos dias
  • Valéria de Fátima Oliveira Silva
    agora tenho mais intendimento para conseguir enterpretar meus sonho através de Deus
  • Ivanete
    Glória a Deus!! Tenho sonhado muito Eu creio que o espírito santo Está em todos eles, Eis me aqui Senhor
  • Rosmari
    Maravilhoso passei a entender melhor e vou recorrer ao divino Espírito Santo para cada sonho
  • Maria José
    Perfeito segundo a bíblia,gostei
  • Antonia
    Muito bom as interpretações da bíblia gostei
  • IZANETE Almeida
    Muito bom e sempre estar em oração
  • Vanderlea aparecida Costa Santos
    Muito bom itrepetracao dó sonhos amei
  • Vanderlea
    Muito bom obrigada adorei
  • Neide
    Ótimo
  • Lindomar
    Otimo
  • Tatyana Casarino
    Conteúdo católico e bíblico mais completo que já li sobre sonhos. Parabéns! É bom saber ter discernimento de qual sonho merece atenção. Deus pode nos guiar e até evangelizar por meio de sonhos.
  • Joelson Da rosa
    Muito bom i interpretativo
  • alaide gomes
    Gostei foi muito bem quem escreveu brilhou
  • Silvaney
    Gostei muito do conteúdo, atendeu minhas expectativas sobre o tema.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.