O que você tem enxergado e que deixa entrar em sua alma?

O que você tem enxergado e que deixa entrar em sua alma?

Este foi um dos principais questionamentos, feitos pelo Padre Reginaldo, na segunda palestra do IX Retiro Nacional.

“Precisamos compreender que a cegueira espiritual causa um grande mal para a humanidade, para a pessoa humana, para as nossas comunidades e é um grande mal dentro da família”, explica o sacerdote.

Mas, afinal, o que é a cegueira espiritual?

A insensibilidade. Quando vemos uma pessoa necessitada na rua passando frio e fome, e chamamos de cachaceiro. Quando temos um guarda-roupas cheio de roupas que não usamos, deixamos gente passando frio. Quando abrimos a geladeira cheia, deixamos comida estragar, enquanto tem gente passando fome e sede.

O coração enfurecido, que não deixa se influenciar pelo bem, é cegueira espiritual.

“Por exemplo, quando a esposa diz algo e o marido responde ‘lá vem com as coisas da Igreja’. A pessoa que não consegue ser atraída por nada que é bom, tem cegueira espiritual. Quem se deixa levar pelos atrativos do mundo, da safadeza, de se sentir poderosa(o), sofre de cegueira espiritual”.

O que você tem visto? O que você tem enxergado e deixa entrar em sua alma?

Por que estamos vivendo esta confusão na vida? “Porque abrimos os nossos olhos para as coisas equivocadas, lemos e assistimos coisas que não condizem com a nossa religião”, reforça Padre Reginaldo. Aproveite os intervalos e veja aqui no IDe+ dicas de filmes e livros católicos para combater a cegueira espiritual.

Um dos exemplos usados por ele foi Santa Luzia, que foi martirizada por acreditar em Jesus Cristo. Um dos castigos impostos a ela para que se convertesse aos deuses romanos veio direto do imperador: retirar seus olhos. E, enquanto o faziam, ela dizia “prefiro ter meus olhos vazados, do que perder a fé”. Ela é um dos grandes exemplos de que a cegueira espiritual não depende dos olhos e sim do coração.

Muitos dizem que a cegueira espiritual tem relação com a libertação da mente. “Quando a gente vive no racionalismo, não consegue ver as belezas e a perfeição da criação de Deus. Se não temos essa visão espiritual da coisa, que pobres somos no olhar. Que triste é o olhar daquele que não se abriu para a fé. Normalmente é daí que vem o medo. O medo de ter filhos, que é um ato de egoísmo, a falta de confiança na Providência Divina”, explica Padre Reginaldo durante a palestra.

“Filhos queridos, é interessante percebemos que, na Bíblia, a escuridão é símbolo de ignorância, dos homens ignorantes à graça do Espírito Santo.”

Cegueira espiritual em tempos de pandemia

Nesta pandemia conseguimos ver a escuridão espiritual e a ignorância que vivemos. “Gente que se aproveita, roubando na compra de respiradores, desviando remédio, enquanto os profissionais de saúde honestos se colocam em risco. A pessoa que vê a chance de enriquecer mais nessa situação, vive na escuridão, tem um olho perverso, que não presta”, complementa.

O homem tem salvação? “Sim, é só viver pelo espírito. Deixar se libertar na ação ativa e na ação passiva de Deus. As pessoas que não mudam depois de tanto sofrimento, é porque não fizeram o encontro com Jesus na luz, que não entendem o crucificado e o ressuscitado”.

Enxergue a luz

O Evangelho de Jesus Cristo é a gloriosa luz. E muitos exemplos disso estão pela Palavra. Paulo foi cegado pela luz divina e caiu em si, Deus mandou uma bola de fogo para guiar o povo no Egito. “E eu pergunto para você: Cadê a tua luz? Cadê a tua lamparina? Você tem que identificar o que está sendo a sua luz hoje”, diz o sacerdote.

Deus fez a luz como uma das primeiras coisas, para descortinar a criação.

“Se nós ainda não escutamos a voz d’Ele dizendo ‘Haja luz nos seus olhos’, você ainda é um cego, num quarto escuro, procurando um gato preto que não está lá. Você se olha no espelho e não vê os reflexos de Deus”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maria Zulene Porfírio Camacho
    Maravilhoso, que o mundo veja em nós a luz dê Cristo

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.