O que lhe aprisiona? Liberte sua mente

O que lhe aprisiona? Liberte sua mente Padre Reginaldo Manzotti durante o Retiro Nacional 2021 (Foto: Felipe Gusso)

Quem é a origem de todo aprisionamento e do homem ser escravo, alienado, cheio de preconceito e males? Essa foi a reflexão que norteou a primeira palestra do Padre Reginaldo Manzotti no IX Retiro Nacional, “Libertação da mente”. 

Na primeira palestra, o Sacerdote nos conduziu por um caminho de reflexões e aprendizados sobre a forma que Deus criou Seus filhos, para serem livres, para viver bem. Porém, muitas vezes, nossa mente nos leva ao caminho errado, a prisões e a uma vida que é o oposto do que foi planejado por Ele.

Como disse São Tomás de Aquino, “um homem bom é livre, mesmo quando é escravo. Um homem mau é escravo, mesmo quando é rei. Não serve a outros homens, mas a seus caprichos. Tem tantos senhores quantos vícios”.

Por isso, o grande desafio é entender e afastar o que nos leva às prisões do medo, dos vícios. Por que não abrimos os olhos à Palavra de Deus, mas ao que nos afasta d’Ele?

O Sacerdote explica que cada um é responsável por ter as práticas que deixam a mente e o espírito saudáveis, mas quem sugere o mal, e traz “sugestões atrevidas”, é o Inimigo, que se aproveita de todas as nossas fraquezas e desvios para fazer “um parque de diversões na nossa mente”.

“Pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Efésios 6,12).

Padre Reginaldo trouxe exemplos de santos da Igreja que muitas vezes foram tentados e pensaram em abandonar tudo. E quantas vezes cada um teve pensamentos que não condizem com sua vida, crenças ou desejos? Tudo isso vem do mal plantado em nossa mente.

E como destruir ideias falsas? Essas respostas vêm da Palavra:

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas” (2Coríntios 10,4).

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração” (Hebreus 4,2).

A Palavra de Deus é forte e poderosa. E seu conhecimento e cumprimento nos leva a toda libertação. A autoavaliação do nosso comportamento traz também essas respostas que podem, em um primeiro momento, provocar incômodos, mas somente identificando o que nos aprisiona poderemos, enfim, nos libertar de todas as amarras que nos afastam da nossa origem, que é a imagem e semelhança do Senhor.

Seremos livres quando nos libertarmos de preconceitos, maledicências, inveja, falta de compaixão. Todos esses sentimentos estão muito vivos atualmente e afastam cada vez mais as pessoas do caminho de Deus e levam a questionamentos sobre a Sua ação.

Muitos, por exemplo, questionam por que Deus não acaba com a pandemia e com todos os seus males. Mas quem acha isso está aprisionado, cego. As doenças e males vêm por fatores como o modo de vida e males praticados, algo que podemos cometer contra nós mesmos e também contra os nossos irmãos.

 

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.