É pecado consumir bebida alcoólica?

É pecado consumir bebida alcoólica?

Dependendo da experiência de vida de cada pessoa, a resposta para essa pergunta pode ser um radical “claro que sim” ou um firme “claro que não”. Ambos os lados também buscam se justificar com citações bíblicas ou comparando-as com situações do dia a dia. Mas por que para alguns está tão claro que beber é pecado e para outros não? Vamos entender.

Nas Escrituras, vemos algumas restrições ocasionais e momentâneas aos sacerdotes sobre o uso de bebidas alcoólicas, orientando que aqueles que foram consagrados ou trabalham a serviço do Senhor devem se abster de prazeres para que assim preparem melhor seu espírito e seu coração para bem desempenhar o ofício diante de Deus.

Um exemplo disso foi a ordem dada aos filhos de Aarão, os quais não deviam entrar na Tenda do Senhor tendo tomado bebidas alcóolicas (cf. Levíticos 10,9), o que também se estendeu aos sacerdotes do Templo (cf. Ezequiel 44,21).

No Novo Testamento, o Apóstolo Paulo afirma algo parecido, ao escrever que todo bispo deve ter diversas virtudes, sendo uma delas não ser “dado a bebidas” (paroinos), ou seja, não deve ser uma pessoa que bebe continuamente.

Outros versículos bíblicos parecem realçar esse contexto, como:

“Zombeteiro é o vinho e amotinador o licor: quem quer que se apegue a isto não será sábio”
(Provérbios 20,1).

“Ai daqueles que desde a manhã procuram a bebida, e que se retardam à noite nas excitações do vinho!” (Isaías 5,11).

“O que ama os banquetes será um homem indigente; o que ama o vinho e o óleo não se enriquecerá” (Provérbios 21,17).

Sem proibições

Todos esses versículos anteriores parecem, em um primeiro olhar, demonstrar a bebida alcoólica como algo a ser evitado, mas para algumas pessoas a proibição foi dada somente para períodos temporários, como no caso dos nazireus, que faziam votos de se abster de bebidas inebriantes unicamente durante o determinado período de sua consagração, e após isso, eles poderiam beber vinhos novamente (cf. Números 6,1-21).

Este exemplo parece demonstrar que proibindo ou permitindo, Deus estabelece uma maneira diferente de se relacionar com as coisas boas da vida. O vinho, por exemplo, é citado como uma dessas coisas boas cuja falta é lamentável, como lemos em Deuteronômio 29,5 e Joel 1,5.

Alguns trechos bíblicos se referem ao vinho fermentado como algo cheio de dignidade, usado inclusive durante a execução de sacrifícios no Templo pelos sacerdotes por ordem do próprio Deus:

“A libação será de um quarto de hin para cada cordeiro; é no santuário que farás ao Senhor a libação de vinho fermentado” (Números 28,7).

E até depois de proibir diversos alimentos impuros, o vinho entrou na “lista de compras” de coisas boas e que poderiam ser consumidas por todos os filhos de Deus:

“Comprarás ali com esse dinheiro tudo o que te aprouver: bois, ovelhas, vinho, bebidas fermentadas, tudo o que desejares, e comerás tudo isso em presença do Senhor, teu Deus, alegrando-te com tua família” (cf. Deuteronômio 14,1-26).

Seguindo esse raciocínio, Isaías coloca o consumo do vinho como uma dádiva dos amigos de Deus:

O Senhor o jurou por sua destra e por seu braço poderoso: “Não deixarei mais teus inimigos alimentarem-se de teu trigo, nem os estrangeiros beberem o vinho, produto de teu trabalho. Aqueles que colherem o trigo o comerão louvando o Senhor; aqueles que vindimarem beberão o vinho no átrio de meu santuário” (Isaías 62,8-9).

E também o livro dos provérbios descreve a abundância do vinho como uma bênção dada por Deus:

“Honra ao Senhor com teus haveres, e com as primícias de todas as tuas colheitas. Então, teus celeiros se abarrotarão de trigo e teus lagares transbordarão de vinho” (Provérbios 3,9-10).

A embriaguez 

A embriaguez parece ser veementemente condenada em muitos versículos bíblicos, além de ser tratada como um caminho de perdição:

“O operário dado ao vinho não se enriquecerá, e aquele que se descuida das pequenas coisas cairá pouco a pouco” (Eclesiástico 19,1).

“Mas também estes titubeiam sob o efeito do vinho, alucinados pela bebida; sacerdotes e profetas cambaleiam na bebedeira. Estão afogados no vinho, desnorteados pela bebida, perturbados em sua visão, vacilando em seus juízos” (Isaías 28,7).

“Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5,18).

A primeira referência que encontramos na Bíblia sobre a embriaguez está em Gn 9,21 onde Noé parece se comportar como alguém que está com alguma alteração de consciência. Em outros versículos, no entanto, esse efeito inebriante causado pela bebida era chamado ou comparado com uma espécie de “alegria”:

“Fazeis brotar a relva para o gado, e plantas úteis ao homem, para que da terra possa extrair o pão e o vinho que alegra o coração do homem, o óleo que lhe faz brilhar o rosto e o pão que lhe sustenta as forças” (Salmo 104,14-15).

“No sétimo dia, o rei, cujo coração estava alegre por causa do vinho…” (Cf. Ester 1,10).

“Faz-se festa para se divertir; o vinho alegra a vida, e o dinheiro serve para tudo” (Eclesiastes 10,19).

“Tuas carícias nos inebriarão mais que o vinho. Quanta razão há de te amar!” (Cf. Cântico dos Cânticos 1, 2-4).

Logo percebemos que as Escrituras distinguem dois tipos de consumo de bebidas. A primeira está dentro do equilíbrio e é condizente com fruto do trabalho humano, enquanto que a segunda atrai desgraças sobre quem se excede no seu comportamento. Essa distinção é evidenciada em versículos como:

“Não é um pouco de vinho suficiente para um homem bem-educado? Assim não terás sono pesado e não sentirás dor” (Eclesiástico 31,22).

“O vinho, bebido moderadamente, é a alegria da alma e do coração” (Eclesiástico 31,36).

Puritanismo e o milagre em Caná

Algumas denominações cristãs não católicas, desde o século XVII, pregavam a radicalidade na interpretação bíblica no que se referia a coisas moralmente neutras, considerando-as como práticas más e pecaminosas, como foi o caso de diversos movimentos puritanistas que surgiram desde então.

Para os puritanos, consumir bebidas alcoólicas é uma clara aceitação do pecado e domínio do demônio, sendo que para se salvar seria necessário cortar o mal pela raiz se afastando de qualquer tipo de bebida.

Todavia, em contrapartida ao puritanismo, o próprio Evangelho nos apresenta um episódio interessante da vida de Jesus, que se trata de seu primeiro milagre público: a multiplicação do vinho nas Bodas de Caná.

Conforme verificamos em citações anteriores, o vinho também era bem estimado pelo povo judeu em seus rituais, não apenas por ser fruto de seu trabalho, mas também como algo que traz alegria ao coração do homem. Era comum que o vinho fermentado fosse usado nas celebrações festivas, como nos casamentos. No Evangelho de João podemos ler a narrativa de como Jesus multiplicou essa alegria:

Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galileia e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: “Eles já não têm vinho”. Respondeu-lhe Jesus: “Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou”. Disse, então, sua mãe aos serventes: “Fazei o que ele vos disser”. Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas.

Jesus ordena-lhes: “Enchei as talhas de água”. Eles encheram-nas até em cima. “Tirai agora” – disse-lhes Jesus – “e levai ao chefe dos serventes”. E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: “É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora”. Esse foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galileia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele (João 2,1-11).

Nesse texto, percebemos que Jesus não apenas multiplicou o vinho para manifestar sua glória, mas também ofereceu o melhor vinho possível para os convidados, representando a alegria que Deus deseja multiplicar em nosso coração com a manifestação do Messias, mas também a multiplicação do amor de Deus na Terra. Esse acontecimento é tão significativo, que a simbolização que o vinho comunica nunca foi retirada da celebração da “Ceia do Senhor”.

Conclusão

A Igreja Católica prega, baseada nas Escrituras, que nosso corpo é templo do Espírito Santo (cf. 1Coríntios 6,13-20). Esse ensinamento norteia as atitudes que devemos tomar com o nosso corpo, e isso inclui a maneira correta de consumir os alimentos, e claro, também as bebidas.

Tudo o que Deus criou é bom (Gênesis 1,25), puro (Mateus 15,11 e Tito 1,15) e nos foi dado para bem usufruirmos de maneira santa (Gênesis 1,27-30). A partir do momento que usamos os dons de maneira desordenada, a ponto até mesmo de prejudicar nosso corpo e nossa mente, então deixamos de agir segundo o equilíbrio da nossa própria natureza. O vício em bebidas, por exemplo, traz consequências danosas para o indivíduo que bebe e para todos à sua volta.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica no número 2290, o abuso do álcool é condenável, mas beber não é pecado desde que em quantidades mínimas, evitando exageros e o intuito de se embriagar propositadamente para se anestesiar.

Em outras palavras, o ato de beber em si não é pecado, caso contrário Jesus não teria multiplicado o vinho nas Bodas de Caná (cf. Jo 2,1-11), mas a maneira com a qual o indivíduo se relaciona com a bebida pode se tornar pecaminosa, principalmente quando se deixa dominar por ela (cf. 1Cor 6,10).

A justa relação com o álcool pode ser moderada pela virtude da temperança (Catecismo da Igreja Católica, números 1805 até o 1811) pois é por ela que cada um consegue administrar todas as coisas de forma sóbria. E a sobriedade é uma via de santificação pessoal, ou seja, é uma virtude que nos aproxima de Deus e nos leva para o céu. Em outras palavras, ainda, ser sóbrio é uma questão de salvação da alma.

Mas tentando responder à pergunta no primeiro parágrafo deste texto: Por que para alguns está tão claro que beber é pecado e para outros não?

Simples: trata-se do que cada indivíduo entende por beber. Para algumas pessoas, por exemplo, sair para beber é sinônimo de sair para se embebedar exageradamente. Diversão, para muitos, ainda é a mesma coisa que se embriagar. Essa, como vimos, não é a forma correta de um cristão conceber alegria, assim como a radical condenação de todas as bebidas, sem restrições relacionadas a questões de saúde, é muito mais um puritanismo do que uma correta visão dos dons da criação.

Do ponto de vista cristão, podemos fazer uso da bebida desde que orientada para a glória de Deus e, claro, sabendo dos próprios limites e sem se deixar cair no autoengano ou na negação dos vícios.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • @ademilton
    Muito incentivador, para quem gosta de beber, e destruir aos poucos o templo e morada do espírito santo. Para quem sentia desejo de parar de beber esta injeção de estímulo, o fez mudar definitivamente de idéia. Vai beber e só parar quando estiver no caixão. Teólogos que defendem este tipo de vício só interpretam a bíblia, para se ensoberbecer. Criem vergonha e escrevam o que é certo.
  • Paulo Macedo de Santana
    Os textos acima deixa claro que não é a bebida e sim a embriagues! Jesus tomou vinho com álcool,mas não se embreagou! Não quero fazer apologia ao álcool e sim falar a verdade q está escrito, deveríamos também falar da glutonania. No casamento em Caná da Galileia : Água foi transformada em VINHO( com alcool), o texto é claro!. Quem criou a bactéria que pega o açúcar da uva e tranforma em álcool? Deveríamos pregar contra os refrigerante, em.especial a coca- cola; que está levando muitos " crentes" pra cova, mas a Coca- cola é Americana, de onde veio o viés " protestante" do Brasil.
  • Jozivaldo Rodrigues
    GRAÇA E PAZ UM EM CRISTO JESUS. SIMPLESMENTE MARAVILHOSO
  • MARIO JOSE RODRIGUES
    Não convém aos reis, ó Lemuel; não convém aos reis beber vinho, não convém aos governantes desejar bebida fermentada, Provérbios 31:4
  • Heleonardo Ramos de Oliveira
    Matéria excelente, sou pastor evangélico e sempre defendi a teoria que o condenável não é a bebida em si o condenável é a embriaguez. Muitas passagens na bíblia as pessoas tem por costume acrescentar palavras que não estão escritas na bíblia. Exemplo: numa pregação uma pastora falou que Deus antes de expulsar Adão e Eva do jardim do edeém matou um carneirinho e fez túnicas de pele de carneiro para eles, só que na bíblia não fala que Deus matou carneirinho e nem animal apenas fala que Deus fez túnicas de pele de animal para eles. Conclusão temos que observar o que esta escrito na bíblia porque não podemos tirar e nem acrescentar um jota e nem um til da palavra .
  • Mateus Cotingo
    Muito obrigado Beber o vinho não é pecado
  • Daniel de Jesus Pereira
    Sinceramente eu não estou de acordo com algumas coisas que estão escritas aqui. E nunca irei concordar com isso. Que consumir bebidas alcoólicas não é pecado. Isso me deixa muito triste porquê eu não quero que às pessoas pensacem assim.
  • Percio Fidelis
    Muito interessante e explicado
  • NETO
    Muito bom,bem simples de se entender é de muita serventia para todos que buscam mudar suas atitudes perante DEUS
  • Ademir Alves dos Santos
    Achei ótimo
  • Ótimo
    Ótimo , muito bem explicado
  • Antonio Francisco de Araújo
    Muito bom é maravilhoso.
  • Isaíass soares batista
    Muito bom tirei muitas dúvidas sobre beber vinho na palavra e ter o amor de Jesus Cristo sem se embriagar,o problema não é beber vinho e se embriagar.Ame
  • AMAGNO DA ROCHA
    Gostei , muito bem explicado e fica a critério de cada um
  • Rafael Costa
    Algumas referências bíblicas estão erradas ,exemplo : aí fala que certo versículo está em eclesiaticos 19:1 ,mas Eclesiastes só tem 12 capítulos...
  • Deusdete
    Muito enteressante conteúdo como esse nos deixa mais sábio e consciente para agir pelo menos o mais próximo possível dos mandamentos do senhor.
  • Renan
    Estou estudando sobre o assunto. Pode me ajudar na conclusão do texto abaixo? Pelo que eu entendi devemos beber moderadamente. Através de modos e maneiras. Junto ao átrio do seu templo. Quando se comunga com outras pessoas quem está no templo de quem? Devemos comungar com boas pessoas. Começou a sair da sobriedade bebe água. E se caso sair da sobriedade se manter no átrio do seu templo. Para não cair na devassidão. O texto é: Nosso corpo é o templo do espírito santo, ao qual precisamos estar puros para adentrarmos nas regiões celestiais. Porque beber se torna um ato pecaminoso se não predetermina se será feito besteira ou não depois? É uma reflexão que ando tendo e querendo entender. Quando você bebe você está colocando o estímulo da felicidade como oferta. Está se responsabilizando perante as potencializações dos sentidos que pairam ao acaso, e não colocando a excelência do espírito no topo. Pois seus sentidos alterados podem causar acidentes de trânsito, brigas entre outros. Ah, mas eu bebo e mantenho minha postura. Essa é a parada que me intriga. Pensando por um lado... pode alterar a excelência do espírito santo. Mas e se eu estiver comungando com pessoas boas, confiáveis e respeitosas? Ajuda! Me responde no e-mail por favor!
  • RENATA RIBEIRO CARVALHO PINHEIRO
    Excelente esclarecedor gostei pois baseado em texto bíblicos.
  • Mauricio
    Perfeita explicação. Sempre expliquei desta forma aos radicais que generalizam o ato de apreciar a bebida com exceder na bebida. Assim esse artigo traz uma explicação clara sobre o assunto, sem fanatismo nem dogmas sofisticar.
  • Heleno
    Confuso e inconclusível.
  • Juscelino
    Se a pessoa tiver um mínimo de curiosidade para olhar a bíblia, e ver os seus erros grosseiros citando livro apócrifo, e mudando o texto bíblico, como mudou em em João 2:10, a pessoa já vê que você não está sendo honesto, muito menos sincero, mas sei também que você não vai publicar esse meu comentário...pois tem receio que esse meu comentário possa incitar a curiosidade nos seus fiéis, mas fique sabendo que é só você mesmo que eu queria alcançar! Ore com sinceridade, pesquise na história porque que não colocaram o livro de eclesiástico na Cannon da bíblia, e todos os demais livros... Deus te abençoe grandemente 🙏
  • ADRIANO
    A CONCLUSÃO DO TEXTO É SÁBIA ONDE PONDERA SOBRE O EQUILIBRIO,... O VINHO ERA SIM ALCOOLICO, TANTO QUE OS RELATOS SÃO SOBRE EMBRIAGUES. SE É VINHO TEM ALCOOL, SE NÃO TEM ALCOOL É SUCO. COMO TUDO NA VIDA CABE AO HOMEM DOSAR SUAS MEDIDAS O EQUILIBRIO É A BASE DA SABEDORIA. SE VOCÊ SENTE DEUS NO SEU CORAÇÃO, DIFICILMENTE COMETERÁ ERROS.
  • Ana Lucia
    Achei bem interessante e gostei esclarecedora
  • Anselmo kipiaca
    God uk
  • Carmelinda Neves
    Gostei muito do ensinamento
  • Prazeres dos Santos
    Gostei da abordagem. Valeu apena aprender
  • PAULO BARBOSA MARINHO
    A paz do senhor, a todos! Concordo em parte com a explicação do autor do texto,realmente a biblia não nos deixa, dúvida que tomar um pouco de vinho, não é pecado, o pecar está em se embriagar com o vinho, porém nós sabemos que a biblia cita, apenas o vinho, mas existe as bebidas alcoólicas que até um pouco, a pessoa se embriaga exemplos: As cervejas, wisques, a pitu, a 51, e outras semelhante a essas, que tem alto grau de álcool , é esse o motivo, que concordo em parte com a explanação do autor desse estudo, muito importante mas na minha opinião faltou, esse complemento, toda bebida alcoólica que seu grau de álcool é alto, não é bom o cristão, tomar mesmo que seja pouco a quantidade.
  • Paulo Alves
    Penso que o vinho Bíblico difere muito dos atuais. Hoje penso na concentração grande de álcool nos vinhos atuais. Penso que a abstenção ao vinho para o cristão é uma sabia atitude. Não consigo imaginar JESUS, os Apóstolos tomando esse vinho atual.
  • Juliano Ernesto Arruda
    Gostei muito da explicação.
  • Jennivaldo Francisco da Conceição
    Eu também sou diaconato ordenado da igreja adventista do 7 dia. Graças a Deus e a minha sobriedade. Demos usar na santa seia o suco integral de uva e não o vinho alcoólico. O alcoolismo é uma doença ,não existe um diagnóstico que identifiquei quem vai se tornar ou não em um Alcoólico.
  • Jennivaldo Francisco da Conceição
    Eu sou um alcoólico recuperado graças a Deus, e ao programa de A.A. me nego a aceitar que um cristão defenda o consumo de bebida mesmo que moderado. Se o próprio Moisés nos dar um exemplo prático do que é a embriagues, não seria prudente nos aconselharmos a evitar o 1 gole.
  • Edson Carlos da S Cunha
    Me ensinou algo que eu tinha dúvida
  • Hélio Silva Cruz
    Sou Diácono e costumo tomar é pecado tomar santa ceia
  • Vander barros de Oliveira
    Muito bom
  • Robson da Silva Resende
    Excelente conteúdo. Esclarecedor e baseado totalmente nas escrituras.
  • Elzamarvilabayerl
    Muito bom. Amei os comentarios..Muito obrigada
  • tudo mentira essa porra
  • Interessante, pois não podemos viver enganados sobre o uso da bebida alcoólica, bom eu não tenho dificuldade graças a Deus e Jesus Cristo até hoje porque tenho a todo momento o pensamento de banir de minha vida toda espécie de vício
  • Denise Reis
    Não concordo não! Então vinho pode o resto não esquisito 😉 Jesus Cristo fez o melhor vinho sabem porque? Não tinha álcool 😉 Ele que e santo iria fazer de álcool pensa gente!
  • Como podemos ajudar um viciado , não pode beber sou um pouquinho ,como podemos dar o exemplo 👈ou só vinho pode kkk Esquisito né 💗o melhor não e beber nada de álcool 🙏
  • Denise Reis
    Oi boa noite! Eu entendi mais tempo um.porem na minha opinião o melhor não e beber nada de álcool se tem suco de uva integral que é melhor porque o de álcool? E mais jesus Cristo nunca iria fazer com álcool,eu creio que ele fez sem ! Ele jamais iria fazer com álcool por ele ser santo 🙏 e têm um porém ali na bíblia ele não fala nada se é de álcool ou não 👈 e tbm comentaram que esse vinho era o melhor 👈eu creio porque não havia álcool é era saboroso 🙏 Não concordo cristã beber álcool nem moderado, isso não existe ! Se uma pessoa fumar um cigarro em fez enquanto pode? Fumar uma maconha ,ou uma cocaína? Qual a diferença? Todas fazem mal a saúde e pode levar alguém ser dependente como um ou outro! O certo é por nada na boca que pode causar um vício,a carne é fraca ! Por causa de um pouquinho pode levar alguém se viciar, concorda? Para quê nós afrontar 🙏se o melhor e deixar essas coisas do mundo para não sermos confundidos como eles,somos a luz é a luz 🙏como vamos pregar para um viciado ? Não você podeais um pouquinho 😕
  • Felipe Mesquita
    Achei muito bom! Pois eu sempre Tomei uma, ou duas cervejas depois do meu pedal e nunca fiquei bebado e nem me deixei levar pelos efeito do álcool, mas eu cortei o álcool Pará emagrecer e agr que eu emagreci sinto vontade de voltar a tomar a minha cerveja mas achava que estava desagradando a Deus… agora eu sei que beber álcool não é pecado, o pecado é se embreagar e ficar vulnerável para as artimanhas do diabo! Obg ✌🏽
  • André Fillipe
    Perfeito o texto. Sempre bebi e nunca me embriaguei. O pecado está no vício, não no ato de beber. Só o fato de Jesus transformar água em vinho já seria um belo motivo para entender, porém só a Igreja tem autoridade para interpretar corretamente as Escrituras e os protestantes erraram feio em mais uma interpretação. Alguns até dizem que Jesus transformou água em suco de uva kkkk. Meu Deus!
  • Nessa
    Este conteúdo esta bem explicado para quem ja que beber na verdade é só pra beber sem ter a consciência pesada , mas a biblia é clara e não existe meio termo , é pecado siimmm ....os nasireus eram os separados de Deus e não bebiam bebida forte , os alcoólatras não herdaram o reino de Deus , se encham do Espirito santo e não de bebida forte ...
  • A verdade que alcoólatra começou com um pouquinho ninguem vira alcoólatra do dia para noite, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. É a biblia facil pegar só os versiculos sem contexto , a biblia é clara em esclarecer o certo e o errado , é pecado sim se embriaguez do Espirito santo e não de bebida forte , os nazireu eram separados e não podiam beber bebida forte , nos temos que ser santos separados e ponto final ...
  • Caetano
    Jesus converteu água em vinho, porém as pessoas na festa beberam para se embriagarem. para mim beber é pecado. A não ser recomendação médica de por um gol de vinho todas as manhãs. O acto de beber leva automaticamente a embriaguez. Ninguém bebe só para dizer que bebeu. Logo o acto de beber é pecado, exceptuando casos de recomendação médica.
  • Embriaguez é pecado, consumo moderado, não.
  • Sebastiana
    Muito bom, ajuda bastante. A gente que prega precisa muito de certos ensinamentos como este. Obrigada! Deus abençoe
  • Isane gama
    Estava com medo de pecar e essa me ajudou MT já Q comprovei no versículo
  • Evaldo Fonsek
    Eu sou um ex alcoólatra. E graças a Jesus Cristo estou livre da bebida alcoólica. Se vc ler em provérbios 20.1 versão atualizada . Vai entender q a bebida alcoólica tira a sabedoria e a inteligência do homem é q vc vai ganhar bebendo bebida alcoólica e outras drogas .
  • Desiree
    Muito bem explicado excelente
  • Carlos Cabral
    Muito útil tirou muitas duvidas
  • Cicera Maria dos Santos
    O conteudo e muito bom. E esclarecedor.
  • Cipriano Bulica
    A bíblia fala apenas do vinho! Como fica as outras bebidas alcoólicas como o whisky aquelas bebidas fortes? Que a pessoa só bebe uma taça já fica embriagado!!.. Outra pergunta: O cristão pode vender bebidas alcoólicas?? Alguém pra me esclarecer!
  • Gislaine de morais Silva
    MT bom ,esclarecedor .,e sempre bom ler conteúdos assim,nos ensina ,e nos esclarece dúvidas q a gente tem .
  • Gislaine de morais Silva
    MT bom ,esclarecedor ,tirou algumas dúvidas q eu tinha .
  • Elze Mary Viana do Nascimento
    Muito bom amei
  • Lucia Fátima Egevarth Leme
    O texto a respeito de beber ou não beber é muito esclarecedor.
  • Flávia I Freitas
    O importante em tudo na vida é ter equilíbrio, devemos conhecer nossos limites físicos, morais, orçamentários e não ultrapassá-los. Numa festa, por exemplo, devemos escolher bebidas com baixo teor alcoólico e beber pequenas doses, o objetivo não é “encher a cara” e sim confraternizar, mas nada deve ser obrigatório, tudo deve ser de acordo com nossos princípios. A felicidade não está em uma taxa de vinho, mas na comunhão com nossos irmãos. Shalom
  • É pecado sim , beber , Jesus transformou água em vinho ,suco de uva
  • Isaías
    Beber uma taça de vinho é normal sem álcool Mas beber cerveja e o outro bebidas com álcool Pra mim não é cristão. Deus não se agrada com este tipo de comportamento.
  • Rosimeire
    Muito bem mim ajudou muito
  • Rogério Freitas
    Perfeito...sem religião sem fanatismo...falando a verdade e cortando na carne com a verdade.
  • Liriane
    Gostei muito do conteúdo!! Bem esclarecedor.
  • Fidalgo das Neves Chihalate
    Www, DEUS é bom a todo tempo...tirei minhas dúvidas... obrigado.
  • Sirleide Barbosa Soares dos Santos
    Muito bom tira dúvidas
  • FRACISCA CELMA BARROS
    MUITO UTIL, SERVE PARA DISCERNIR O BEM E O MAL. OBRIGADA PADRE.
  • FRACISCA CELMA BARROS
    MUITO UTIL, PARA ENTENDER MELHOR E PASSAR AS PESSOAS DA FAMILIA QUE NAO SABEM CONSUMIR A BEBIDA. E UM IFORMAÇAO QUE NAO ESTÁ VISIVEL NO DIA A DIA DO CATOLICO. SERVE PARA DISCERNIR O BEM E O MAL. OBRIGADA PADRE.
  • Maria
    Acredito que o explicado nesse texto não possa ser entendido por todos, pq fechamos nossos olhos e ouvidos para o que não queremos entender. Eu entendi PERFEITAMENTE!! Nosso Deus é EQUILÍBRIO, é AMOR, é MISERICÓRDIA, é PERDÃO e é ALEGRIA.Gratidao!!!!
  • Íris Inacia da Silva
    Muito bom pois tira as dúvidas que existem.
  • Daniel Leão César
    Foi um aprendizado , importante que tive hoje com esse esclarecimento. Mais entenderei ainda mais quando eu ler os versículos .
  • Monica Matimbe
    Maravilhada,já pensava um pouco assim.agradecer simplesmente porque vejo k não estou perdida.
  • Ednoilson
    A paz do Senhor Jesus para todos,Como podemos ensinar que o cristão pode beber se o slogan dos alcoólicos anônimos é evite o primeiro gole. O cristão ensina a beber e o mundano proibe.Isto é ensinamento herético.
  • Ednoilson
    A paz do Senhor Jesus, Amados como podemos ensinar ao povo de Deus que podemos usar bebida alcoólica . Se o ensino mundano diz evite o primeiro gole. Esse ensinamento que podemos beber e um absurdo. Deus abençoe a todos.
  • Graus
    Muito bem explicado.
  • ELIAS.
    Muito bom estou fazendo um estudo sobre esse assunto, muitas pessoas pregam dizendo que não é pecado beber bebida alcoólica .
  • Sonia
    Muito bom
  • Jeonne
    Muito mal explicado. Não falou nada com nada.
  • Deleon Motta
    Maravilhado com o entendimento desse assunto, eu sempre tive muita curiosidade no que se refere o consumo de bebidas alcoólicas num todo, esse texto resume e sana dúvidas do assunto, copiei e estou encantado, parabéns ao autor e envolvidos.
  • Concordo plenamente. Gosto tambem de tomar uma cerveja.Mas tomo de forma controlada.Muito
    Muito bem explicado. Muito bom basta seguir os ensinamentos
  • Andrea Teixeira
    Muito interessante e esclarecedor,tirei muitas dúvidas.
  • Wanderley Binow primo
    Muito bom o esclarecimento sobre a bebida simples e muito esclarecedor tirei minhas dúvidas
  • Maria Helena
    Sempre embutido bom ter esclarecido desses tópicos. Pois, quem lê a Bíblia já tem esses esclarecimentos sobre a bebida alcoólica.
  • Edgar
    Bom, só não consigo entender o porquê beber não é considerado um ato pecaminoso mas, o vender álcool sim! Preciso que alguém me faça entender.
  • Ronaldo
    Na verdade eu so tava a procura de um versiculo e acabei lendo. Mas enfim bem satisfatorio e eclarecedor
  • Iisaura
    Sou muito criticada , sou católica, bebo minha cerveja . dizem que quem bebe está pecando não pratico fornicaçao nem brigo .nem prostituo .nem embriago.
  • Ellen
    Excelente e esclarecedor artigo.Simples e objetivo.Muito obrigada!!
  • Deisiane
    Parabéns , muito bom o conteúdo , tirou minhas dúvidas detalhadamente .
  • Kenia Meirelles
    O melhor texto que já li sobre o assunto... coerente e esclarecedor. Obrigada!! 🙏🏻
  • Erivelton dias
    Muito bom e esclarecedor o texto.
  • Frei James Carneiro de Sá Alencar, OFM
    Excelente! Muito oportuno e pontual.
  • Muito bom ☺️
  • Karina
    Gostei muito do conteúdo, deixou bem claro que o beber não é pecado ,mas sim a maneira que se bebe .
  • Tatyana Casarino
    Melhor texto que já li sobre o assunto. O tema foi tratado de forma equilibrada, com base na Palavra de Deus e nos ensinamentos da Igreja sem exageros. A virtude da temperança e a da sobriedade defendidas aqui também estiveram na escrita do texto. Parabéns, IDe+!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.