XII Retiro Nacional com Padre Reginaldo Manzotti: 6 mil pessoas reunidas no despertar para Deus

XII Retiro Nacional com Padre Reginaldo Manzotti: 6 mil pessoas reunidas no despertar para Deus Foto: Felipe Gusso

Acolhidas com muita fé, louvor e entusiasmo, cerca de 6 mil pessoas, do Brasil e do exterior, uniram-se para vivenciar uma experiência de imersão espiritual com orientação do Padre Reginaldo Manzotti. Com o tema “Desperta, tu que dormes” (Ef 5,14), o Retiro Nacional da Associação Evangelizar É Preciso aconteceu nos dias 24 e 25 de fevereiro, no Centro de Eventos Positivo, em Curitiba (PR). Ao todo, foram seis pregações realizadas por Padre Reginaldo Manzotti.

Para dar início ao primeiro dia, Padre Reginaldo deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a alegria de poder conduzir o momento após o período de recuperação de uma cirurgia na coluna.

“Vocês que estão aqui e aos que acompanham de todo o mundo pela Rede Evangelizar de Comunicação, obrigado pela presença. Também agradeço pelas orações, porque eu sei que você rezou e pela graça e intercessão de São Pio de Pietrelcina, São José e Nossa Senhora do Carmo é que estamos aqui hoje neste Retiro Espiritual”, agradeceu o Sacerdote.

Depois, ele motivou os fiéis a pensarem e colocarem suas intenções em oração.

“Não quero que você comece esse Retiro derrotado. Você é filho da Promessa, de Jesus Ressuscitado, de Jesus das Santas Chagas. Por isso, comece decidido: qual é a graça que você vai pedir neste Retiro, hoje e amanhã?”, questionou.

Foto: Felipe Gusso

A programação do sábado teve show de evangelização com o cantor Tony Allysson que, por meio da música, convidou os fiéis a rezarem e se clamarem pelo Espírito Santo. “O Retiro está sendo uma bênção com a pregação da Palavra e os momentos de oração. E a música está dentro da nossa vida, ela é um instrumento de evangelização. É uma alegria estar aqui e poder evangelizar assim. Deus não faz milagres por fazer, Ele faz com propósito, para nos levar a algum lugar, e aqui no Retiro não é diferente”, comentou o cantor.

Para fechar o dia com chave de ouro, aconteceu uma encenação sobre o “despertar” para Deus e, em seguida, a emocionante Adoração ao Santíssimo, que tocou o coração de todos os que participaram. 

O primeiro dia de Retiro Nacional contou ainda com apresentação de Carol Tormena e William Teixeira, momentos de animação e louvor com o Ministério Evangelizar e de oração com Padre Renato Redeson. 

Segundo dia

Ao abrir o dia dois do Retiro Nacional no domingo (25), Padre Francisco conduziu um momento de espiritualidade e fez uma alusão às dificuldades no dia a dia. “Tenho uma folha de papel. Se eu dobrar, ela deixa de ser simples. Se eu dobrar mais uma vez, esta folha ficará mais complexa. Às vezes, acontece isso em nossas vidas. Deus nos chamou para Seu amor simples, mas a gente complica. Para quem veio ao Retiro: ‘Desperta tu que dormes’. Seja simples, pois Deus é simples. Ele descomplica nossa vida. Pode ser que as dobras, as cicatrizes permaneçam, mas só entrará no céu quem é livre”, disse o Sacerdote ao dar as boas-vindas a todos.

Foto: Felipe Gusso

Após, Padre Reginaldo Manzotti chegou ao palco, acolheu os fiéis e relembrou a caminhada espiritual traçada no primeiro dia do Retiro:

“Ontem, estávamos no Antigo Testamento e o destaque foi o profeta Elias. Hoje, vamos saudar o Novo Testamento. Qual o tema do Retiro? ‘Desperta, tu que dormes’. Vamos para uma passagem bíblica que pede ‘Lázaro, vem para fora!’ Diga seu nome e grite ‘vem para fora!’”, enfatizou.

Nos dois dias de Retiro Nacional, ele conduziu palestras, pregações e celebrações. Outros Sacerdotes também participaram do evento, como Padre Jorge Fortunato, que convidou os Mensageiros da Capela de Jesus das Santas Chagas ao palco para uma bênção especial: “Um dos Carismas da Obra Evangelizar é a intercessão. Todo Mensageiro é um intercessor. Nós, que estamos neste local, somos intercessores. Sabemos que muitos estão cansados, mas sejamos intercessores uns pelos outros”.

Padre Reginaldo retornou ao palco e conduziu o Terço de Jesus das Santas Chagas, intercalado com testemunhos de fiéis. Para isso, ele chamou a todos para refletirem sobre a importância da devoção. “Como se começa uma devoção às Santas Chagas? Clamando e rezando à elas. Não por acaso, todos os dias temos o Terço transmitido pela Rede Evangelizar de Comunicação. Olhem para a imagem de Jesus, que está no palco, e clame ao Senhor por Seu amor, bondade e misericórdia. Pensem em alguém que quer conhecer os frutos deste Terço”, chama.

Ao final, os Filhos de Deus participaram da Santa Missa.

Foto: Felipe Gusso

Pregações 

1ª palestra | Elias no Carit: em busca da fonte

2ª palestra | Elias e os profetas de Baal: o grande conflito, a quem adorar?

3ª palestra | Elias na caverna: o que fazes tu?

4ª palestra | Lázaro, vem para fora!

5ª palestra | Sono Espiritual

Padre Reginaldo Manzotti convoca os fiéis

“Nós, católicos, somos muito tíbios. Somos fortes, mas desorganizados. Quero que cada um se pergunte: ‘eu sou uma pessoa fervorosa?’. Desperta, tu que dormes. Os sintomas da tibieza são de alguém que está dormindo. Frieza, apatia, desânimo, insatisfação com Deus. Tudo doença espiritual”. E reforça: “O remédio e antídoto para essa situação é o Espírito Santo. É preciso tomar consciência. Neste Retiro, passamos por Elias, Lázaro e Êutico a fim de pensar como está o seu estado de vida. Como vai conduzir seu 2024? Teu comprometimento e vida de oração, serão quais? Sua participação na igreja e vida de Jesus Cristo serão como? É preciso o clamor constante”.

Atrações

Foto: divulgação

Os fiéis que participaram do  XII Retiro Nacional aproveitaram, além da rica programação religiosa, as atrações interativas promovidas pela Associação Evangelizar É Preciso nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Curitiba (PR). A novidade de 2024 foi o Cine São Pio, uma homenagem ao ano festivo dele na Obra Evangelizar. O espaço exibiu um trecho do filme “A última Missa de Padre Pio”, conteúdo da TV Evangelizar que mostra a celebração final do intercessor da Obra, realizada na Itália no dia 22/9/1968, horas antes de falecer, aos 81 anos. Quem assistiu, se emocionou.

Outra atração que encantou toda a família foi a Turma do Manzottinho. O personagem fez charadas, tirou fotos e brincou com os presentes durante os intervalos das pregações.

Foto: Felipe Gusso

Produtos Que Evangelizam, marca parceira da Obra, esteve presente com a loja física e, também, com uma proposta aos visitantes: quem passava, poderia retirar uma Preciosa Promessa de uma caixa semelhante ao produto original, mas em tamanho maior. Além de levar uma mensagem de Deus para casa, havia a chance de achar um vale-brinde e ganhar um presente.

O retiro todo foi transmitido ao vivo pela Rede Evangelizar de Comunicação. 

  • Para rever o evento, é só clicar AQUI.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: Associação Evangelizar É Preciso

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Vagner Fernandes Bittencourt
    Muito bom
  • Tatyana Casarino
    Parabéns, Associação Evangelizar! Gostei muito do Retiro e acompanhei pela Tv. Tudo estava bem encantador e organizado, palco com capricho esteticamente e fervoroso espiritualmente. Adorei estudar a passagem de Elias na caverna. Eu já havia estudado esta passagem, mas não da forma completa e profunda como o Padre trouxe para nós. O Padre Reginaldo muito bem preparado, como sempre, estudioso e com fundamento bíblico e filosófico sobre o tema. A relação filosófica da caverna de Elias com a caverna de Platão foi genial. Eu estudei essa passagem no grupo Oficina Oração e Vida (fruto do trabalho do Frei Ignacio Larrañaga) da minha Paróquia. Particularmente, esta passagem me toca, pois como meu temperamento principal é o melancólico e o meu testemunho é a superação da fobia escolar e social na infância, eu sei o que é sair da caverna (risos) e vencer o medo de cumprir uma "missão" no mundo lá fora com mais coragem, alegria e sociabilidade.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.