Você conhece todos os títulos de Nossa Senhora?

Você conhece todos os títulos de Nossa Senhora?

Cristão ou não cristão, católico ou não, provavelmente, todos conhecem ou, pelo menos, já ouviram falar sobre Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Também conhecida como Nossa Senhora ou Virgem Maria, a mulher escolhida por Deus para ser mãe de Seu filho é uma das personalidades mais marcantes da história.

Por sua trajetória e missão de vida, é indiscutível que Maria é conhecida no mundo todo. Mas, podemos dizer que a mãe de Jesus, o Salvador, é conhecida da mesma forma, em cada canto da Terra?

 

Títulos de Nossa Senhora

Para a pergunta feita anteriormente, a resposta, certamente, é que não. E se voltarmos à questão central desse texto, indagando se conhecemos todos os títulos de Nossa Senhora, a resposta, novamente, também é negativa. Isso porque a mãe de Jesus possui mais de mil representações ou nomes pelo mundo.

No entanto, o que é preciso frisar e termos de forma clara em nossa caminhada de fé é que, segundo o catolicismo, todas elas dizem respeito à mesma pessoa: Maria de Nazaré

Os diversos títulos de Maria são formas populares de honrá-la e de manifestar carinho. A diferença entre tantas denominações, títulos e representações que Ela carrega pelo mundo está na espécie do título em questão.

 

Espécie do título de Maria

Podemos classificar os títulos de Nossa Senhora pelos seguintes motivos:

  1. Em razão de seus privilégios, dados por sua missão e seu bom coração, tais como Imaculada Conceição, Nossa Senhora Mãe de Deus, Nossa Senhora de Assunção e Nossa Senhora Medianeira;
  2. Em razão dos fatos históricos que marcaram sua vida, como exemplos: Nossa Senhora de Belém, Nossa Senhora da Anunciação, Nossa Senhora da Visitação, Nossa Senhora da Apresentação, Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora das Dores;
  3. Por suas virtudes, como Nossa do Bom Conselho e Nossa Senhora Rainha da Fé; 
  4. Pelos lugares onde é honrada, devido à suas aparições ou intervenções, como Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora da Vitória, Nossa Senhora Desatadoras dos Nós, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Caravaggio, entre outros. 

Além disso, na Bíblia, Maria também possui os títulos de Filha de Jerusalém, Filha de Sião, Mulher, Mãe e Virgem. 

 

Como a Igreja Católica compreende os títulos de Maria

Embora a maioria dos títulos concedidos à Ela tenham sua origem na devoção popular, quatro deles são dogmas marianos e foram proclamados justamente para firmar as bases da nossa fé. São eles: Mãe de Deus, Virgem Maria, Imaculada Conceição e Assunção de Maria.

Esses são conhecidos na Igreja como principais títulos marianos, por serem base da fé católica e da trajetória de Maria, envolvendo sua maternidade divina; a Virgindade Perpétua de Maria antes, durante e depois do parto; a concepção da Virgem Maria sem a mancha do pecado original; e a fé católica que Nossa Senhora, ao fim de sua vida na Terra, foi assumida, de corpo e alma, à glória do Reino dos Céus.

Dos mais de mil títulos ou representações ligados à Nossa Senhora, a Igreja Católica considera como formais menos de uma dezena deles, priorizando aqueles que se referem aos ensinamentos e dogmas da Igreja.

Outros títulos, das mais diversas naturezas possíveis, como já citado aqui, possuem menor ou nenhum estatuto canônico, mas integram e são parte importante da piedade popular. Eles manifestam como Maria se apresenta como Mãe na vida do povo, assumindo sua cultura e demonstrando em cada comunidade e a cada tempo, a expressão do amor de Deus, que cuida e cura as feridas de seus filhos. 

 

Leia: O que você precisa saber para se consagrar a Nossa Senhora

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • João Carlos Delecrode
    Gostei das informações. Gostaria de saber quais títulos de Nossa Senhora no Brasil.
  • erica
    ele explica muito bem eu gostei muito.Amem
  • Maria Afonso
    Excelente. Amei
  • Maria Valdelene Silva Pinheiro
    Uma benção, maravilhoso realmente é uma expressão de amor.
  • Judite
    Muito bom !!!!!!
  • Luiz Aparecido Braga
    Ao estudar Origem do Terço encontrei o Princípio que começou com o Mistério Criiado por Kalil que para viver com os Ciganos Nomades que a Chamavam de SARA ela criou os Mistérios para fazer Oracaoes confortando pessoas que a Procuravam.. Então fiz um Mistério de Kalil e Escrevi um livro contando Toda sua Saga e Completei esse livro com quase todas as Marias Santíssima Para Diminuir os Preconceitos das imagens relacionada com o nome é a Cor.
  • Silvio Silveira
    Devemos aprender e praticar os Ensinamentos de Jesus, o restante são dgmas que as Igrejas fazem questão de ensinar e manter. O próprio Jesus deixou bem claro : Quando quiseres conversar com o pai vá até o reduto de teu quarto e converse que ele te escuta, te conforta. Outro dgma, Maria mãe de Deus? Ou Maria mãe de Jesus ? O Pai está em toda parte, é o Ar que respiramos, O Pai é Vida.
  • Sonia Maria David
    Foi muito importante o aprendizado.
  • Sonia Maria David
    Foi muito importante.
  • Marlene
    Um aprendizado importante
  • Maria Delsa
    Esclarecedor
  • José Mendes
    Ótimo
  • Reginaldo
    Muito bom
  • Tatyana Casarino
    Gostaria de ler mais histórias de Nossa Senhora por aqui. 💜. Amei o texto. 🙏

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.