Saúde mental: entenda os sinais de que algo não está bem

Saúde mental: entenda os sinais de que algo não está bem

Voltado para a prevenção ao suicídio, o mês de setembro chama atenção para sinais que podem representar a necessidade de cuidados com a saúde mental. Segundo a psicóloga e docente da Estácio Milena Coelho, antes que uma pessoa chegue a uma tentativa de autoextermínio, é possível identificar alguns sinais de que este indivíduo não está bem.

“Entre os sintomas mais frequentes estão mudanças no sono e no apetite, esquivas das relações com os amigos e com os familiares, além de uma retração por eventos em que antes se tinha prazer”, pontua a especialista.

Milena também explica que alguns aspectos físicos como automutilação, desconfortos gástricos, dores de cabeça, taquicardia, além dos aspectos comportamentais como discurso de desânimo, desilusão e desapego às coisas que gostava antes também são sintomas que podem caracterizar um risco ao suicídio. Para a psicóloga, é importante as famílias prestarem atenção a sinais comportamentais que podem levar ao ato, inclusive em crianças e jovens. “Aqueles que estão em depressão querem acolhimento, precisam ser ouvidos. Esses sinais não podem ser ignorados”, defende.

Suicídio: é preciso prevenir

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente, existe um maior número de mortes como resultado de suicídio do que por HIV, malária, câncer de mama ou guerras e homicídios. Somente o Brasil registra cerca de 14 mil casos por ano, com uma média de 38 por dia.

A docente de Psicologia lembra que ninguém melhora de forma repentina em uma situação que traga dor. Porém, a busca por ajuda profissional é essencial para superar os sintomas. “Os problemas vão sendo analisados e aos poucos esse indivíduo vai aprendendo a lidar com a situação, até aprender o repertório que seja mais funcional à cada história de vida”, comenta.

A orientação da profissional para aqueles que precisam de ajuda é procurar os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e atendimento psicoterápico. Diante de qualquer sinal de que a pessoa tentou o suicídio, que busque o Samu ou o Corpo de Bombeiros imediatamente. Além disso,  há atendimentos gratuitos em universidades em diversas cidades do Brasil.

Para contribuir, a Associação Evangelizar É Preciso, da qual o IDe+ faz parte, oferece atendimento psicológico, por meio de profissionais voluntários. Entre em contato pelo telefone (41) 3221-6030 ou pelo e-mail projetossociais@evangelizarepreciso.com.br.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.