São José como esposo de Maria

São José como esposo de Maria

Na narração evangélica, conhecemos a figura de São José como um homem que estava prestes a se casar com uma virgem de nome Maria. Essa mesma virgem engravidou por ação divina, deixando José em uma situação considerada difícil para o contexto da época, porém, o mesmo foi socorrido pelo anjo do Senhor que o esclareceu sobre os planos de Deus para toda a humanidade (cf. Mateus 1).

José aceitou a vontade de Deus e assumiu Maria e seu Filho de todo o coração. Maria e José se casaram e o primeiro título que Ele recebeu no Evangelho de Mateus foi justamente esse: Esposo de Maria (cf. Mateus 1,19). A importância desse título é muito maior do que podemos imaginar.

Ele foi esposo de Maria na continência do amor, no afeto recíproco e na mútua decisão de um pelo outro. Com Ele, segundo Santo Agostinho, se realizaram todos os bens de um matrimônio: o sacramento, o Filho e a fidelidade. José se associou à Santíssima Mãe de Deus por meio do vínculo conjugal mantendo uma forte união e fidelidade entre ambos.

Amor com “dom de si”

Depois de Jesus, a pessoa que a Santíssima Virgem mais amou foi o casto José. Da mesma maneira, depois de Seu Filho adotivo, José só tinha olhos para Sua querida esposa. A vida d’Ele tinha mais sabor, cor e sentido enquanto viveu para essas duas pessoas. Ele amava sua família com o “dom de si”, se dando inteiramente e buscando o bem deles mais do que o seu próprio.

José e Maria se amavam com um amor gratuito, querendo o bem um do outro. Depois de Maria, foi José quem mais participou do mistério da encarnação do Cristo. Mesmo Jesus não sendo de Seu sangue, era Sua descendência por conta da importância do sacramento do matrimônio que o uniu o Seu coração ao de Maria.

Em outras palavras, foi justamente pelo fato de José ser descendente de Davi que Jesus pôde receber a mesma descendência de maneira jurídica. Isso é de capital importância, pois aí se cumprem as profecias do Messias que haveria de vir de tal genealogia nascendo de uma virgem.

 

A Sagrada Família

José foi um autêntico esposo, assim como Maria foi Sua autêntica esposa e, mesmo Jesus não sendo prole de José na ordem carnal o era na ordem do acolhimento no coração. Foi no matrimônio de José e Maria que se iniciou o momento culminante da história da salvação. Foi na união virginal deste casal que se iniciou a obra de Deus, que santificou o matrimônio para sempre.

Convém que sempre peçamos a intercessão de São José pelos casais. Ele, mais do que ninguém, viveu com intensidade a santidade do sacramento matrimonial. Ele, junto de Jesus e Maria, pôde alcançar graças para os esposos, principalmente aqueles que estão encontrando dificuldade para administrar a relação.

São José, Esposo da Virgem Maria, rogai por nós!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.