São José: chefe da Sagrada Família

São José: chefe da Sagrada Família São José guiou a Sagrada Família

Dentre as muitas alegrias e honras que São José teve, uma delas foi o fato de que Deus o elegeu entre todos os homens da Terra e O constituiu chefe da Sagrada Família. Isso é muito belo e significativo, pois mesmo Jesus sendo a pessoa mais importante na família, fez-se humilde e quis se submeter ao Seu Pai adotivo.

Já que sabia que deveria prestar obediência ao Deus encarnado, José ensinou e educou Jesus sem restringir seus santos direitos de esposo, pai e líder, que eram dados e confirmados pelo próprio Senhor.

Sabemos que o conceito de “chefe de família” se refere simplesmente àquela “pessoa responsável pelo grupo familiar”. Dependendo da cultura ou do período histórico, a função de um chefe de família pode variar um pouco. No entanto, existem características dessa função que podemos aprender com São José até os dias de hoje.

Guiar

Não é à toa que era para São José que o anjo indicava que medidas e direções deveriam ser tomadas. Como um bom chefe familiar, Ele ouvia de Deus para poder então direcionar Sua família no caminho mais seguro, principalmente nos momentos de maior perigo.

Zelar pela segurança

Um chefe de família também age como um guarda que tem como prioridade manter a segurança de seus entes queridos. São José foi exemplar, pois estando sempre atento e sem dar brecha para o descuido, conseguiu garantir que nenhum mal se aproximasse de Seu Filho e de Sua esposa, tornando-se assim, modelo para os homens e mulheres de todos os tempos.

Educar

Na Sua função de chefe de família, São José ensinou Jesus a ser submisso aos pais (cf. Lc 2,51), segundo o mandamento de Deus (cf. Ex 20,12). Provavelmente também foi com Ele que Jesus aprendeu a recitar as Escrituras e a fazer as orações próprias de Sua fé. Foi com São José que Jesus visitou o templo quando peregrinavam para Jerusalém, aprendendo de Seu Pai adotivo a ser assíduo nas práticas religiosas.

Prover e controlar as finanças da família

A pobre família de Nazaré, mesmo sendo a mais importante entre todas que já existiram nesse Planeta, se relacionavam com os bens deste mundo de forma santa, controlada, organizada e sóbria. Não havia espaço para esbanjamento da mesma forma que, aquilo que lhes era o necessário também nunca faltou. São José cuidava para que todos os gastos fossem justos, de acordo com o que é virtuoso e evitando desperdícios, mas sem esquecer também de dividir com os mais pobres e necessitados.

Assiduidade

É função de um chefe de família manter a organização do espaço onde mora, trabalha, estuda, etc. Com certeza, mesmo Sua oficina sendo pobre, São José mantinha tudo na mais perfeita assiduidade, mantendo a higiene e a dignidade de seu espaço e, claro, ensinando Jesus a fazer o mesmo.

Firmeza

São José era firme em Seus princípios e decisões, principalmente no que se tratava da Sua chefia em casa. Ter firmeza, no entanto, não significa ser uma pessoa carrancuda e de cabeça dura. Pelo contrário, pois a verdadeira firmeza transparece serenidade e transmite otimismo sem perder a seriedade, que são coisas próprias de um espírito pacificado por Deus.

Estabilidade das emoções

Com certeza São José não reagia histericamente na frente do filho ou da esposa quando as coisas não aconteciam do jeito que Ele queria. E com certeza também não ficava pelos cantos chorando, desanimado por causa do tamanho dos desafios. São José buscava sempre ter controle de Suas emoções, ordenando-as para a caridade, para o serviço e para a oração. Se algo não estava em harmonia, Ele buscava forças em Deus e tomava atitudes.

Que São José inspire os chefes de família do mundo inteiro a viver santamente seu ofício!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • JOSÉ RICARDO LANA CHAVES
    SIM, FOI UM ÓTIMO ARTIGO, MAS QUANTO AOS DIREITOS DE ESPOSO DE JOSÉ, LHE ERA VEDADO TRANSGREDIR E PREJUDICAR A CASTIDADE DE MARIA. JOSÉ

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.