Por que os Papas mudam de nome ao serem eleitos? Entenda a tradição

Por que os Papas mudam de nome ao serem eleitos? Entenda a tradição

Quando Karol Józef Wojtyła se tornou o primeiro Papa não italiano em mais de 450 anos, em 1978, ele optou por assumir o nome de João Paulo II, em homenagem aos seus predecessores, João XXIII e Paulo VI. Outros exemplos são os Pontífices Joseph Aloisius Ratzinger, que escolheu o nome de Bento XVI em 2005, e Jorge Mario Bergoglio, que adotou o nome de Francisco em 2013.

A prática de mudar de nome ao ser eleito é de séculos atrás. Até o ano 532, todos os sucessores de São Pedro usavam seus nomes de batismo e indicavam também sua procedência, como Anacleto Romano, Evaristo “o Grego” e Lino de Tuscia. A mudança de nome teve início quando um eleito chamado Mercúrio “o romano” optou por trocar, porque seu nome tinha conotações pagãs, uma vez que era o nome romano do deus grego Hermes.

Ele adotou então João II em homenagem a seu predecessor, João I, um mártir. A partir desse momento, muitos de seus sucessores continuaram essa prática e optaram por nomes dos apóstolos, mártires ou outros papas. Desde então, apenas dois Papas mantiveram seus nomes de batismo: Adriano VI e Marcelo II.

Há um momento especial para a declaração dessa vontade. Ao ser eleito um novo Papa, o cardeal decano do Colégio Cardinalício aproxima-se e faz a pergunta “Quomodo vis vocari?” para saber como deseja ser chamado.

O novo nome é um compromisso

Como mostram esses exemplos, a escolha do novo nome é também uma forma de homenagear ou honrar um predecessor cuja história tem bastante importância, inspira e encaminha outras pessoas.

A Tradição mostra que para os Papas eleitos, o nome escolhido representa a direção que desejam tomar durante o papado e os valores que propõem disseminar. Por exemplo, ao escolher o nome de Francisco, Papa Francisco expressou seu compromisso com a simplicidade, a humildade e a preocupação com os pobres, inspirado em São Francisco de Assis, conhecido por sua bondade e compaixão pelos menos favorecidos.

Como mostram as Escrituras Sagradas, outras pessoas muito importantes para o cristianismo e para os planos de Deus também tiveram seus nomes modificados, seja para simbolizar suas missões, seja pelas transformações pelas quais passariam.

Como está em São Mateus 16,18, Jesus muda o nome de Simão para Pedro, que significa ‘rocha’ e simboliza a fundação da igreja: a pedra sobre a qual a Igreja seria edificada. Ele foi o primeiro Papa da Igreja.

Antes de se converter, São Paulo se chamava Saulo e perseguia cristãos. Tudo mudou durante uma viagem para Damasco, quando uma luz muito forte iluminou seus olhos e, naquele momento, ele ouviu a voz de Jesus que o questionou sobre as perseguições. Saulo ficou três dias cego, rezando sem parar, e se transformou em uma nova pessoa, a começar pelo nome, tão importante para a Boa-Nova.

De São Pedro ao Papa Francisco, a Igreja teve 266 Papas. Veja quais foram os últimos dez, seus nomes de Batismo e suas novas escolhas:

  1. Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio) – Em homenagem a São Francisco de Assis.
  2. Papa Bento XVI (Joseph Aloisius Ratzinger) – Em homenagem a São Bento, fundador da Ordem Beneditina.
  3. Papa João Paulo II (Karol Józef Wojtyła) – Em homenagem a seu predecessor, Papa João Paulo I, e ao Papa João XXIII.
  4. Papa João Paulo I (Albino Luciani) – Em homenagem a seus predecessores, Papa João XXIII e Papa Paulo VI.
  5. Papa Paulo VI (Giovanni Battista Montini) – Em homenagem ao Apóstolo Paulo.
  6. Papa João XXIII (Angelo Giuseppe Roncalli) – Em homenagem a João Batista e ao Papa João XXI.
  7. Papa Pio XII (Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli) – Em homenagem ao Papa Pio XI e ao Papa Pio X.
  8. Papa Pio XI (Achille Ambrogio Damiano Ratti) – Em homenagem ao Papa Pio IX.
  9. Papa Bento XV (Giacomo Paolo Giovanni Battista della Chiesa) – Em homenagem ao Papa Bento XIV.
  10. Papa Pio X (Giuseppe Melchiorre Sarto) – Em homenagem ao Papa Pio IX.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Muito interessante! De fato, os nomes expressam as personalidades deles. Vejo muitos traços de São Bento no Papa Bento XVI e de São Francisco no Papa Francisco. O padre da minha Paróquia também disse, um dia numa homilia, que Deus chama cada pessoa por um nome diferente e que, no paraíso, descobriremos nosso verdadeiro nome (que pode ser o nosso de batismo ou não). Alguns irmãos religiosos mudam de nome além dos Papas. Eu gosto do meu nome, e ele representa duas santas ortodoxas. Tatyana é um nome russo e marca o dia da Santa Tatyana na Rússia, a santa dos estudantes. Também é o nome da princesa Tatyana Romanov, considerada santa pelos russos pela sua religiosidade e resiliência. Deixo como dica a pesquisa destas santas e de outras ortodoxas.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.