Onde fica o Jardim do Éden?

Onde fica o Jardim do Éden?

Espiritual ou verdadeiro? Resistente ao tempo ou levado com o primeiro dilúvio? São muitas dúvidas que permeiam a localização do que seria o Jardim do Éden. 

Pela Bíblia, o que se sabe é que o Jardim é o lugar que Deus preparou para que a humanidade desfrutasse da vida ao lado de Deus. Portanto, era um lugar com terra possível de se cultivar e lavrar. Também lá, como explicado em Gênesis (2, 19-20), havia animais domesticáveis, selvagens e pássaros. 

Ali também brotavam plantas, ervas e árvores, incluindo as frutíferas. Entre elas, duas com significados ímpares: a da vida e a do conhecimento sobre o bem e o mal. 

A primeira árvore dava como fruto a vida eterna ao homem e a segunda representava o teste moral. Isso porque Deus proibiu o consumo desse fruto (que conferia a morte). 

Adão e Eva, moradores do Jardim do Éden, viviam ali até o pecado original. Por causa da desobediência humana, fomos expulsos desse Jardim. Da mesma forma, foi ali também a primeira promessa de redenção. 

 

Dois significados para Éden

A palavra Éden tem diferentes significados. No hebraico, ela tem origem da palavra deleite ou prazer, e por isso representa o Paraíso. 

Já se a origem for acadiana, Éden tem como significado planície, ou seja, seria um nome com explicação geográfica. 

Um lugar real?

Muitos pesquisadores procuram indícios de onde ficaria o Jardim do Éden. A Bíblia explica que havia um rio que se dividia e formava quatro canais, sendo eles: Pisom, Giom, Hidequel e Perat. Os dois últimos, segundo a língua hebraica, seriam os rios Tigre e Eufrates, localizados na Mesopotâmia (atravessando os países Iraque, Síria e Turquia). 

Dessa forma, há possibilidades de que o paraíso poderia ter existido e que ali estaria localizado, porém, não há certeza sobre esse indício. No entanto, em 2019, arqueologistas fizeram descobertas que podem provar o contrário. 

O jornal britânico Daily Express divulgou que pesquisadores da Universidade de Colônia (Alemanha), chegaram a uma região na Turquia (chamada Gobekli Tepe) e encontraram um templo que poderia ser o Jardim do Éden. 

Para o jornal citado, os pesquisadores disseram que:  “Nós realizamos uma análise por radiocarbono e recebemos como resultado a datação de 9,4 mil anos atrás”. Essa descoberta sustenta que o suposto templo ali encontrado pode ser a representação de duas pessoas ou dos primeiros deuses venerados na época.

 

Um lugar espiritual

Mesmo sem comprovações do lugar do Jardim do Éden, o que se sabe é que a ideia do espaço nos aproxima de Deus. O Jardim sempre foi um espaço para a humanidade adorar a Deus e renovar seus votos de obediência às suas leis. 

O Éden, durante o Apocalipse, foi retirado da Terra (arrebatado).  Sabe-se que, quando restaurarem todas as coisas e um novo céu e uma nova Terra surgirem, voltaremos mais gloriosamente adornados do que no princípio tal Jardim. 

Portanto, o Éden ainda existe, porém não na Terra, perto de nossos olhos, mas sim nos planos de Deus para os habitantes do mundo que não pecaram e poderão contemplar o Jardim das criações de Deus. 

 

Saiba mais sobre lugares que estão na Bíblia

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Mavango Osvaldo Matumona
    amei ter lido este contiudo que Deus continue a vos a bençoar
  • Eliseu rangel ramos
    Creio eu que o todo poderoso guardou paraíso para que homens não venha ter acesso e e tocar na Árvore da Vida que está protegido segundo a bíblia por dois anjos com a espada desabada e afiada.
  • jusceino lisboa aranha
    ótimo conteudo, continuem publicando.
  • Francisco Silva Lima
    Bom dia muito esclarecedor todas as suas dúvidas e especulações podemos contar com sua ajuda isso é simplesmente fabuloso! Parabéns. Um ótimo dia de paz e tranquilidade para todos.
  • Josefa dos santos Lopes
    Achei maravilhoso . parabéns por colocar tantas maravilhas ara o conhecimento humano e que gostam de pesquisar a palavra de Deus .que e tremenda obrigada mesmo jo
  • Andreia
    Parabéns gostei do conteúdo bem explicativo gostaria de fazer um estudo geográfico sobre os rios .Gratidão Andreia Lages sc
  • Tereza Braga Ocon Corrêa
    Muito bom ,saber . Como foi formado,o nosso planeta.A horigens de alguns rios. A luta de pessoas.Ou melhor de alguns líderes, que lutavam,trabalhavam em prol de seu povo sem armas,, foram grades heróis sim.
  • Davi de Paula Filho
    Achei muito interessante e fantástico.
  • António Abreu
    Muito pertinente.
  • ANA MARIA PEREIRA DE CARVALHO SILVA
    Vc foi feliz no texto, porém, errou no contexto, pois, Apocalipse ainda não aconteceu, ele se trata de algo que acontecerá, na visão do Apóstolo João oamado
  • Te~Gomes
    Gente,desde pequena eu falo que o paraíso é o jardim do Éden...ele está escondido em outra dimensão...vcs acham que aonde estão todos aqueles que serviram a Deus? No Éden é claro,passaremos os 1000 anos lá...pensem e reflitam,a coisas espirituais só podem ser vistas com os olhos do espírito
  • Carlos Roberto
    São mistérios de Deus que só é revelado A quem ele quer revelar
  • Reneuton da silva bezerra
    É sério quê vcs acreditam quê vão encontrar o Jardim do eden?.. o Jardim é uma representação de um mundo perdido devido a queda do homem. Quando o ser humano caiu acabou sua perfeição e se ele já não é mais perfeito o mundo no qual ele viverá já mais poderá ser perfeito. Imaginem vcs em um lugar perfeito e vc tbm perfeito. Na pespectiva da visão apatenta haver dois mundos diferentes um perfeito e outro imperfeito. Agora segundo a bíblia ela própria afirma quê tudo o que há na terra é uma sombra do quê existe no céu. E aí dá pra imaginar aonde é realmente o Jardim do eden?. Agora imagine tbm seu espírito imperfeito será que ele pode enxergar um mundo perfeito?. É claro que pode ele só não pode é entrar nesse Jardim perfeito. É como se antes do pecado o ser humano só conhecesse o bem das coisas. Não quê o mal não existisse. Mais o ser humano não tinha o conhecimento sobre o quê era o mal dessa forma ele vivia perfeitamente em um paraíso. O nosso corpo material ele não consegue conhecer um mundo perfeito somente nossa consciência e o nosso espírito. Tentar encontrar o real lugar da existência do Jardim do eden aqui na terra é como procurar uma agulha no palheiro. Vcs não vão encontrar nunca. Até porq Deus não falou pra vcs quê ele é aqui na terra. DEUS apenas ligar na escritura bíblica o homem à ele e a terra ao edem. Ou seja terra é um e o edem e outro. Também tem o fato de quê a bíblia quando foi escrita os primeiros livros por Moisés os rios eufrates e tigres já tinha sido nomeados com esses nomes. Deus não fala de coisas quê ele não já viu quê o próprio ser humano criaria. Tbm tem o fato de dois rios não aparecerem em nenhum lugar da terra muitos ainda tentam justificar quê foi o dilúvio quê aterrou dois desses rios. Hora isso é uma contestação sem pé e nem cabeça. Porq o dilúvio só aterrou dois desses rios e não os quatros?.. há!. quase ia me esquecendo também tem o fato de quê Deus colocou anjo com uma espada afiada para quem ousasse entrar novamente no Jardim. Como então esse povo afirmam ter encontrado o possível lugar do Jardim?. Eles não sabem que se eles tivesse encontrado nem nós msm teria notícias desse tal acontecido. O Jardim é uma alusão do mundo espiritual aonde vc como imperfeito está proibindo de entrar lá novamente. Agora vc imagina vc morrendo e sendo salvo por jesus seu espírito foi aperfeiçoado ou seja vc é perfeito agora para aonde cristo vai te levar agora?. Para o paraíso ou o céu e a tal árvore da vida vai tá lá no paraíso também. A árvore da vida Deus não permitiu que o ser humano comece dela porq ele viveria eternamente em pecado. Então já podemos vê claramente o quê nos separa entre o paraíso e a terra. E não nada mais quê uma consciência corrompida pelo o pecado o qual lhe causou a morte ou um breve intervalo de vida. É como vc ter saido de um mundo real e ter caido em um mundo imaginário aonde somos obrigados a criar tudo o quê está ao nosso alcançe. É engraçado quê muitos acham que vivem em um mundo real. Mais eles não sabe quê o mundo real o tempo não existe porq ele é real e já mais ele desaparecerá. Já o quê agente vive não é real pois tudo está destinado a desaparecer com o passar do tempo. E aí vc acredita que está vivendo realmente em um mundo real?.. o mundo real é lá aonde cristo está aqui tudo é sobra do quê existe lá. Os dois rios quê ninguém encontrar é uma das primeira revelação de quê haveria alguém e uma salvação seria possível para os homens na terra. Deus concta os dois mundos em uma só escrita prara poder mostrar ao ser humano de onde ele veio e para onde ele deve buscar voltar. É por isso quê jesus diz. "vcs não são deste mundo porq se vcs fossem deste mundo o mundo não vos odiariam".
  • Eduardo
    O famoso jardim do Éden, fica aonde?Éu entendo que, o jardim,é o próprio homem,e a fruta é o órgão genital,e a cobra é a sensação!
  • José Lins Neto
    O verdadeiro nome do nosso Planeta é Paraíso.
  • Jose Valentim Fernandes da silva Jota silva
    Eu também falei que esse jardim do eder não e na terra e sim em algum planeta
  • JOSE ROBERTO MARQUES
    O jardim do éden esta na fronteira cercada por uma lei do tratado dá Antártida, onde o homem é proibido explorar Mas, tem uma parte que nem mesmo os que fizeram o tratado dá Antártida é impossível penetração. Que é o lugar que nem homem consegue penetrar mas existe uma prova que pode esta lá o jardim do éden . A terra tem um limite ou um abismo que ser vivo algum pode ultrapassar
  • Ótimo
    Verdade acreditou que i éden foi tirado da terra
  • Eliana Rodrigues
    Interessante!
  • Interessante!
  • kal
    O jardim ė um contraponto ao cativeiro da Babilônia. O jardim não é saudade, e sim esperança.
  • ERIVALDO
    Bom
  • Deiane Cavalcante ferreira
    Incrível justamente onde estão acontecendo os terremotos poderia ser onde ficaria o jardim do Éden
  • Oséas Marques de Oliveira
    Muito bem explicado,como está nas escrituras sagradas. É um mistério a ser revelado a nós, somente Deus sabe onde está esse paraíso.
  • Marinalva Machado da Conceição
    Muito rico e proveitoso.Me surpreendeu.
  • Achei
  • Antonio
    Adão e Eva foram expulsos do Paraíso.
  • Edinan Sousa Araujo
    Gostei muito vou fazer um estudo!
  • Elisete Moreira Simões
    Gostei muito, já tinha feito um estudo que fala justamente isso.
  • Maria Aurineide B Vidal ótimo
    A palavra de Deus fala que o paraiso vai ser na terra.
  • Franciane
    Gostei desejo estudar sobre as profecias biblicaa
  • Gilvanci
    Muito bom
  • Lindomar
    Bom ,mais acho que com uma frase meio sem sentido no final,quando diz que o jardim do Éden está no plano de Deus para quem não pecou.está indo contra a Bíblia porque a mesma diz que quem dizer que nunca pecou é mentiroso.outros e outros versículos que a Bíblia diz .todos pecaram etc….o homem todo dia peca por pensamentos,no olhar no falar as vezes até com atitudes que desagrada a Deus,Samoa humanos falhos
  • Achei muito bem explicado muito bem esplanado gostei João Batista Souza dos Santos
  • Conteúdo top obrigado
  • Dino Mucavele
    Muito interessante. Deixa-me duas dúvidas: 1- Será que até hoje não sabemos onde estava localizado o Jardim do Éden? 2- A Bíblia fala do Céu e Paraíso separadamente e o Senhor Jesus afirmou na cruz que o Paraíso existe e estariam juntos naquele dia (Lucas 23:43). Onde está o Paraíso? Peço ajuda
  • Alessandra Costa Taborda Vessoni.
    Muito bem explicado .
  • Elisa
    Excelente texto.O Jardim do Éden hoje, poderia ser a terra prometida??A leitura desse texto levou a esse questionamento.
  • Sônia Maria
    Muito interessante, mostra que o paraíso existe lutamos para alcanca-lo.
  • maria anita
    Muito bom, pois ficaremos mais informados sobre os lugares bíblicos.
  • Ivonete trofino
    Gosto muito de pesquisar sobre coisas da bíblia. Achei muito interessante
  • João Rodrigues
    Excelente informações sobre as coisas do Sr nosso Deus, adorei ler. Obrigado
  • Márcia Luiza Santos de Faria
    Muito bom! A explicação sobre o Jardim do Éden é muito clara.Tira de nossa cabeça aquela fantasia ensinada pelos avós. Gostei muito
  • Jucilene carneiro de lima sampaio
    Amei vocês são maravilhosos parabéns que Deus abençoe vocês grandemente feliz natal e um ano cheio de bençãs de Jesus das santas chagas.
  • Marta Maria Soares
    Adorei muito bom
  • Luiz Carlos Bertin
    Mais conhecimento para eu entender melhor a Bíblia.
  • Ana Paula
    MARAVILHA.
  • Paloma Clementino
    Eu achei muito legal e muito curioso sempre mim perguntei sobre e essa resposta mim ajudou muito como também mim deixou mas curiosa
  • Muito bom,
    É um conteúdo, que não nos dá uma resposta exata mas nos da a certeza, que Deus não quer que morremos no pecado.
  • Muito bom, autentico.
    É um conteúdo, que não nos dá uma resposta exata mas nos da a certeza, que Deus não quer que morremos no pecado.
  • Muito bom, autentico.
    É um conteúdo, que não te dá uma resposta certa, mas nos da a certeza, que Deus não quer que morremos no pecado.
  • Claudete Paulino da Silva
    Maravilhoso vocês estão de parabéns.
  • Marines da dores de Oliveira
    Eu achei muito interessante essa história mas eu sempre tive comigo que não existia esse jardim do Éden Porque tudo isso é um significado de Deus para nós e que devemos fazer de nossas vida um jardim significando tudo aquilo Não tenho muita expressão para explicar mas mais ou meno entendo muito bem o significado de tudo obrigado
  • Francisca Maria de Fátima
    Achei excelente , pois é uma grande ajuda ao conhecimento na Bíblia.👏🏼🌻👏🏼🌻
  • Francisca Maria de Fátima
    Achei excelente , pois é uma grande ajuda ao conhecimento na Bíblia.👏🏼🌻👏🏼🌻
  • Francisca Maria de Fátima
    Achei excelente , pois é uma grande ajuda ao conhecimento na Bíblia.👏🏼🌻👏🏼🌻
  • Aila
    Amei um conteúdo cheio d conhecimentos
  • Francisco gleydson de Oliveira Cruz
    Parabéns muito bom
  • Celina Petermann
    Não questiono muito lugares referidos na bíblia tento entender o produto de Deus mas e bom saber um pouco da história dos lugares referidos na biblia
  • Nilvete
    São muitos mistérios sobre o jardim, mas o importante é termos a certeza que Deus fez tudo pensando em nós e por isso devemos ser grato e obedientes.
  • João Freitas
    Essa narrativa sobre a localização do Eden é um tanto quanto simbólica. O mais importante é crermos que Deus tudo pode e enviou seu Filho Jesus, segunda pessoa da Santíssima Trindade, para redimir nossos pecados.
  • ISMAEL LOURENÇO DOS SANTOS
    Parabéns , muito bom.
  • Neuza Maria
    Impressionante a pesquisa que vcs desenvolveram, sobre o Jardim do Éden. Tô maravilhada! Parabéns! 👏
  • Wendel do Amaral Teixeira
    Nossa que incrível esse post sobre o jardim fiquei muito entusiasmado com a leitura muito obrigado obra evangelizar é preciso 🙏🏻
  • Lucimar Marques do Nascimento
    Maravilhoso!!! Amo História, e da Bíblia então... Estou encantada, não consigo para de ler. Estou no trabalho, então tenho que parar um pouco depois continuo rsrsrs. Obrigadaaa!!
  • Ozilene
    Amei parabéns Deus abeçoi
  • Flávia I Freitas
    Desculpe-me as várias postagens, é que eu enviava e não aparecia o comentário no dia seguinte. Shalom
  • Flávia I Freitas
    Parabéns pela matéria excelente e esclarecedora! Os estudiosos anuem que o Jardim do Éden existiu e era um lugar perfeito, localizava-se na Ásia Ocidental entre os rios Tigre e Eufrates. O que podemos aprender com a história do Éden, é que apesar da desobediência, havia uma promessa. Deus nos ama e deu seu único filho Jesus Cristo, que morreu na cruz por causa dos nossos pecados, nós fomos redimidos, pois estávamos condenados à morte, agora nós temos a certeza da vida eterna. Shalom
  • Flávia I Freitas
    Parabéns pela matéria excelente e esclarecedora! O Éden era um paraíso, como citado na Bíblia, um lugar belíssimo onde Adão e Eva viviam e desfrutavam de harmonia e liberdade, eles não tinham consciência do bem e do mal, pois eles ainda não haviam comido do fruto da árvore que Deus proibiu-os de comer, sendo advertidos que se comece o fruto morreriam. Infelizmente, mais tarde a mulher provaria do fruto, enganada pela serpente (Lúcifer), e em seguida ela ofereceria o fruto a seu esposo Adão. Agora, conhecedores do bem e do mal, foram expulsos do paraíso, para que não comecem do fruto da árvore da vida e vivessem para sempre em pecado, no entanto, Deus não os esqueceu. Deus nos ama e deu seu único filho Jesus Cristo, que morreu na cruz por causa dos nossos pecados, nós fomos redimidos, pois estávamos condenados à morte, agora nós temos a certeza da vida eterna. Shalom
  • Jose Carddoso
    Excelente...
  • Flávia I Freitas
    Parabéns pela matéria excelente e esclarecedora! Os estudiosos anuem que o Jardim do Éden existiu e era um lugar perfeito, localizava-se na Ásia Ocidental entre os rios Tigre e Eufrates. O Éden era um paraíso, como citado na Bíblia, um lugar belíssimo onde Adão e Eva viviam e desfrutavam de harmonia e liberdade, eles não tinham consciência do bem e do mal, pois eles ainda não haviam comido do fruto da árvore que Deus proibiu-os de comer, sendo advertidos que se comece o fruto morreriam. Infelizmente, mais tarde a mulher provaria do fruto, enganada pela serpente (Lúcifer), e em seguida ela ofereceria o fruto a seu esposo Adão. Agora, conhecedores do bem e do mal, foram expulsos do paraíso, para que não comecem do fruto da árvore da vida e vivessem para sempre em pecado, no entanto, Deus não os esqueceu. O que podemos aprender com essa história, é que apesar da desobediência, havia uma promessa. Deus nos ama e deu seu único filho Jesus Cristo, que morreu na cruz por causa dos nossos pecados, nós fomos redimidos, pois estávamos condenados à morte, agora nós temos a certeza da vida eterna. Shalom
  • Flávia I Freitas
    Parabéns pela matéria excelente e esclarecedora! Os estudiosos acreditam que o Jardim do Éden existiu e era um lugar perfeito, localizava-se na Ásia Ocidental entre os rios Tigre e Eufrates. O Éden era um paraíso, como citado na Bíblia, um lugar belíssimo onde Adão e Eva viviam e desfrutavam de harmonia e liberdade, eles não tinham consciência do bem e do mal, pois eles ainda não haviam comido do fruto da árvore que Deus proibiu-os de comer, sendo advertidos que se comece o fruto morreriam. Infelizmente, mais tarde a mulher provaria do fruto, enganada pela serpente (Lúcifer), e em seguida ela ofereceria o fruto a seu esposo Adão. Agora, conhecedores do bem e do mal, foram expulsos do paraíso, para que não comecem do fruto da árvore da vida e vivessem para sempre em pecado, no entanto, Deus não os esqueceu. O que podemos aprender com essa história, é que apesar da desobediência, havia uma promessa. Deus nos ama e deu seu único filho Jesus Cristo, que morreu na cruz por causa dos nossos pecados, nós fomos redimidos, pois estávamos condenados à morte, agora nós temos a certeza da vida eterna. Shalom
  • Maria Lucieude Barbosa Ferreira
    Foi maravilhoso mais um aprendizado pra mim, obrigada por nos trazer conhecimento como esse.
  • Poliana Wanderley de Almeida
    É muito bom saber dessas coisas e poder partilhar o seu conteúdo.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.