O que não se deve fazer durante a Missa?

O que não se deve fazer durante a Missa?

Desde cedo, ainda na primeira infância e durante a catequese, somos preparados pela comunidade para conhecer os ritos da santa Missa. A celebração que nos coloca em diálogo com Deus por meio da reflexão conjunta de Sua palavra, que nos dá oportunidade de perdão e comunhão, é uma das principais experiências de fé do catolicismo. 

Mas, para além dos ritos sagrados que aprendemos e nos habituamos a ver por parte das autoridades católicas que celebram a missa, há também nosso ritual individual como participante das celebrações. 

A Irmã Lúcia Anita Caçol coordena a catequese na Diocese de Guarapuava e nos lembra que, sempre que vamos a uma celebração, temos que ter claro em nossa mente e coração qual o nosso propósito em estar na Igreja. 

“Como bons fiéis católicos e pessoas de Deus, se vamos para a celebração, devemos ter o objetivo de buscar nela nos preencher mais dos ensinamentos do Pai. É na celebração que buscamos mais a Deus. Ele já está em nós, mas O buscamos com maior força nas celebrações. Vamos lá para nos encontrar em comunidade, agradecer, louvar a Deus por tudo que nos dá. Por isso, é preciso consciência: se vou para a celebração, o que me atrapalha para estar na presença de Deus?”, pondera. 

 

O que não fazer?

Será que conhecemos todos esses passos e recomendações que permitem viver e sentir as missas plenamente? Para quem tem dúvida nessa missão, o post de hoje é especial. Vamos ver aqui coisas que você não deveria fazer na missa e talvez não saiba. Vamos lá?

Para Irmã Lúcia, podemos destacar alguns pontos como principais a serem evitados: 

  1. Levar o celular e usá-lo durante a Missa: durante a homilia, as leituras ou até durante o momento mais especial da Missa, que é a eucaristia, a proclamação da palavra, fazer uso do celular impede de viver o momento pleno de fé. Se dou mais importância para o celular ao mexer nele e ver mensagens, não preparei meu espírito e alma para estar na presença de Deus, logo, estar na Missa é dispensável. 
  2. Conversar durante a Missa: enquanto ocorre a celebração, eu estou com alguém ao lado, conversando o tempo todo. Quando faço isso, além de não rezar, eu atrapalho quem está próximo a mim. Deixo de aproveitar esse momento especial e atrapalho os demais que vieram com o objetivo de ficar na presença de Deus. 
  3. Mascar chiclete: se estou com um chiclete na boca, como vou receber Jesus no meu coração dessa forma? Qual a importância que eu dou para o sacramento da Eucaristia na minha vida se tenho essa postura? 

Esses detalhes que parecem pequenos e irrelevantes para muitos mostram o zelo pela Eucaristia e pela celebração toda em si. Se não estamos com esse propósito, estar na Igreja é frívolo e desrespeitoso, por isso, não basta apenas ir até a missa para, de fato, estar com Deus. É preciso abrir o coração e assumir sua postura cristã. 

Fiéis acompanham Santa Missa. Foto: Felipe Gusso

 

Mais recomendações do que não fazer na hora da Missa

E se você está pensando que essas são as únicas recomendações para se evitar durante a missa, ainda tem mais. Além das principais elencadas pela Irmã Lúcia, confira essa lista e fique atento a todas às recomendações:

  1. Não chegar atrasado;
  2. Não entrar na igreja sem saudar o Senhor;
  3. Não ter preguiça de fazer a reverência ou a genuflexão;
  4. Não usar roupas inadequadas, como transparências, por exemplo;
  5. Não cruzar as pernas;
  6. A mesma pessoa não deve fazer a Leitura e o Salmo;
  7. Não levantar durante a apresentação dos dons; 
  8. Não sentar durante a Consagração;
  9. Não fazer somente uma fila de Comunhão (a do padre);
  10. Não sair antes que a missa termine. 

Quais dessas recomendações você já seguia e qual aprendeu hoje? Conta pra gente.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Elizabeth
    Ameii essas recomendações , e foi muito prático por algumas coisas q eu nn fazia nem ideia q nn podia , compreendi e aprendi ! Obgg
  • Maria das graças santos partilho aAchei
    Achei muito importante ,porque alguns deles já fazia ,mas como é muito difícil ter a celebracao da santa missa.em minha comunidade e uma esqueço de alguns dele. Vou procurar me dedicar mais
  • Katia Azevedo T Da Silva
    amei o conteúdo vou levar para ,a comunidade que participo.
  • Ana Cristina Freire
    É interessante, até porque devemos ter respeito por jesus Cristo e pela palavra, que iremos receber. E quando vc tá preparado fica melhor ainda.
  • Luiz Costa
    Excelente
  • Sidney Peron
    DESDE O INÍCIO DA MINHA CAMINHADA NA IGREJA, VENHO OBSERVANDO COMO OS PAROQUIANOS SE COMPORTAM, DESDE QUANDO ENTRAM; DURANTE AS CELEBRAÇÕES, NA COMUNHÃO E AO SAIR. O QUE APRENDI É QUE DENTRO DA IGREJA É LUGAR DE: SILÊNCIO, ORAÇÃO, COMUNHÃO E CONTEMPLAÇÃO.
  • MARIA Alves de Lima santos
    Ótima tem muita gente precisando de catequese pir que vão a missa mas não saber se comportar. MUITAS VEZES POR QUE NÃO TEM CATEQUESE
  • Silvana Silva
    Achei muito importante porque tem muita gente que não sabe
  • Uilmara Machado de Melo
    "Não usar roupas inadequadas, como transparências, por exemplo" - ISSO DEVERIA SERVIR PARA AS NOIVAS, TAMBÉM; JÁ VI NOIVAS COM ROUPAS, EXTREMAMENTE, INADEQUADAS, PRINCIPALMENTE, NO QUE TANGE AOS DECOTES (DESRESPEITO COM DEUS, CRISTO, PADRES E DEMAIS PRESENTES); ACHO QUE OS PADRES DEVERIAM REVER ISSO. OUTRA COISA: AS LETRAS DAS MÚSICAS QUE. MUITAS VEZES, SÃO USADAS EM CASAMENTOS; OS PADRES DEVERIAM TOMAR CONHECIMENTO DAS LETRAS, POIS JÁ VI NOIVAS ENTRAREM NA IGREJA COM MÚSICAS COM CONOTAÇÃO SEXUAL!...
  • Sarah Isabelly
    Eu amo a igreja católica tenho 10 anos e estou fazendo a catequese e quero muito ser coroinha.
  • Deixe seu comentárioé muito comum agora ver pessoas durante a missa mexer o telefone aprender é viver e descubri mas algo importante hoje
  • Jose Cristino do Prado
    A mesma pessoa não deve fazer a Leitura e o Salmo;, não sabia disso, pode explicar por que motivo? obrigado
  • Romeu
    Muito bom
  • MARIA Teresa
    Eu não sabia o item 5. Sabia que não se deve ficar de braços cruzados durante a missa . Sei também que não se diz Amém depois do Pai Nosso . Amém só no final da oração. Gostei das explicações. Quanto mais ensinamentos melhor é,obrigada.
  • Armanusso Abdula
    Gostei do conteúdo. Obrigado
  • Maria das graças santos partilho
    Cruzar as pernas a mesma pessoa ler a primeira leitura e o salmo sobre os conteúdos ahei muito legal gostei muito
  • Ataide
    O padre pode da exporo ou chamar a atenção dos fiéis na hora da missa? Eu acho isso muito antiético.
  • Marinalva Bezerra Santana
    Muitas boas e claras explicações. Se faz necessário divulgar mais. Acho que o sacerdote deve passar sempre aos fies o que deve fazer e o que não é permitido na missa ou na igreja.
  • ROSIMARI NUNES SIQUEIRA DA SILVA
    Não sabia que não podia cruzar as pernas
  • Domingos Sávio Da Cruz Leal
    A postura do católico durante a missa pressupõe conhecimento litúrgico e respeito, inclusive nos gestos e neste sentido pernas cruzadas indicam que o fiel que assim se coloca diante de Deus, durante a missa, não possui uma noção apropriada desse momento sagrado.
  • Domingos Sávio Da Cruz Leal
    De fato se vê com frequência, vestimentas inadequadas, desconhecimento da liturgia, conversas e risos dentro do templo, desconhecimento das músicas litúrgicas, atrasos.
  • Jovita maria lima
    Graças a Deus eu já sabia de todas essas recomendações e hábitos
  • Vanuza
    Sou dirigente de uma igreja católica, muitas regras eu sabia, mas muitos ainda não sabem, tem pessoas que nem terminar a missa já sai.Outras ficam conversando, outras cruzam as pernas e nem ficam prestando atenção. Outras até dormir na hora da missa.
  • Telma
    Cruzar as pernas não sabia que não podia.
  • Muito bom alguns exemplos exemplos já tinha conhecimento
  • Yara
    Não sabia que não pode fazer leitura e salmo(a mesma pessoa) aqui nós fazemos!
  • Jairo
    Cruzar as pernas, esteticamente, não é uma postura apropriada. Mas e se o ato for para buscar posicionamento mais confortável para ouvir a Palavra ou a homilia? Em algumas posições, aliviamos algum tipo de dor crônica que nos impede de termos concentração plena na Santa Missa, por isso acredito que depende muito da situação... O celular deixou há muito tempo de ser um mero aparelho de comunicação entre pessoas. Em missas semanais, por exemplo, onde não há folhetos nas igrejas, muitas pessoas acompanham a Liturgia Diária através do celular. Seu uso pode não estar relacionado à distração, muito pelo contrário! Chiclete na boca ao receber a Sagrada Eucaristia, nem pensar! Mas qual o mal que ele provoca nos momentos em que antecedem a comunhão, se forem retirados da boca antes dela acontecer? Chegar atrasado nem sempre depende do fiel; imprevistos acontecem... Enfim, cada caso é um caso.
  • Maria de Lourdes
    Conteúdo, bastante elucidativo.Ja sigo!
  • Adelson
    Nesse exemplos não tinha o conhecimento que não devemos cruzar as pernas.
  • Rita Sousa
    Não sabia que não podia cruzar as pernas. Porque não pode? As outras eu já faço.
  • Clóvis Rodrigues Pinto
    Ótimo. Muitos fiéis não seguem algumas recomendações, talvez por falta de conhecimento.
  • Tatyana Casarino
    Muito bom! Já conhecia a maioria das recomendações.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.