“Devo fazer jejum na Quaresma?” Entenda as recomendações da Igreja

“Devo fazer jejum na Quaresma?” Entenda as recomendações da Igreja

Muito se fala sobre “jejum intermitente”. Enquanto esse tipo e outras práticas de restrição alimentar ganham destaque por seus potenciais benefícios físicos, é importante lembrar que o jejum recomendado pela Igreja durante a Quaresma tem um propósito mais profundo. A busca é por nutrir a alma. Os fiéis são convidados a jejuar e praticar abstinência em certos dias, como forma de preparação espiritual para a celebração da Páscoa, que é o renascimento e a salvação.

Esse período é um convite para refletir sobre seu relacionamento com Deus e com o próximo e o jejum é um aliado. Como explica Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Obra Evangelizar É Preciso, é importante observar que o jejum não é uma dieta, mas uma prática espiritual que aumenta a intimidade com Deus e fortalece a virtude da temperança. Pessoas com mais de 18 anos e até os 60 anos completos podem e devem fazer jejum e o Sacerdote explica qual a maneira de seguir essa tradição.

Como fazer o jejum recomendado pela Igreja

Fiéis podem fazer a refeição do café da manhã e deixar de fazer outra refeição, que pode ser o almoço ou jantar, a qual deverá ser substituída por um lanche simples. O importante é não comer nada fora dessas refeições.

Contudo, ainda que essa rotina de restrições seja fielmente seguida, o Sacerdote alerta que “de nada adianta o jejum se o coração é orgulhoso, se a língua é ferina, e se usamos do jejum para prática da injustiça, porque o jejum que agrada a Deus, como Ele diz através do Profeta Isaías, é aquele que quebra a cadeia da injustiça, é aquele que rompe, liberta os que estão sendo oprimidos”.

Por isso, a oração e a caridade se somam ao jejum para que esse período de preparação seja vivido de forma inteira e completa.

“A oração suplica a Deus, o jejum ajuda a alcançar a graça e a caridade estende-se a quem necessita”, conclui Padre Manzotti.

No Evangelho de São João, há uma demonstração da importância da caridade na vida dos cristãos. Se alguém que vê o outro passar necessidade e não ajuda, não sabe verdadeiramente o que é o amor de Deus.

“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (1 João 3, 16-17).

Santo Agostinho escreveu um sermão sobre oração e jejum, no qual diz que o jejum “purifica a alma, eleva a mente, subordina a carne ao espírito, cria um coração humilde e contrito, espalha as nuvens da concupiscência, extingue o fogo da luxúria e acende a verdadeira luz da castidade”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.