Coroa do Advento: entenda o significado e o que tem a ver com viver o Natal

Coroa do Advento: entenda o significado e o que tem a ver com viver o Natal

 

No último domingo (27), católicos começaram a se preparar para a vinda de Cristo no Natal. São quatro domingos caminhando na fé e na espiritualidade para celebrar a vinda de Jesus.

 São as quatro semanas que antecedem o nascimento de Jesus e que vão preparando o indivíduo para esse momento único que é o Santo Natal

A cada domingo, os fiéis acompanham o acendimento de uma nova vela, meditam e refletem sobre a espera do Salvador.

Padre Renato Vieira destaca que a cada domingo vamos celebrar a Coroa do Advento, a fim de que sejamos iluminados pela Graça de Deus através do Espírito Santo.

“A luz que acende a vela também é a luz de Deus que acende em nosso coração. Esse é o momento de conversão, de mudança de vida, de perdão dos pecados e de fé que poderemos vencer todas as dificuldades”, destaca. 

Como citou o Padre, dia após dia vai sendo construída a Coroa do Advento. Mas você sabe o que é ela é e o que tem a ver com viver o Natal?

 

A Coroa do Advento

A Coroa do Advento é um símbolo da fé cristã, que pode ser montada e colocada na casa de qualquer pessoa. Ela ajuda a lembrar do período de preparação para o Natal. 

São quatro velas colocadas em uma guirlanda redonda, as quais demonstram que o amor de Deus é infinito. Esse círculo da guirlanda também representa que o amor dEle é igual para todos nós, já que não há diferenças entre começo e fim no círculo. 

As famílias põem ramos verdes na coroa, que representa a esperança que renasce com a chegada de Jesus. A ligação entre os símbolos é com uma fita vermelha, símbolo do amor e testemunho de Deus envolvendo-nos completamente. 

 

As velas e seus significados

Cada vela tem uma cor: vermelha, verde, rosa e branca. 

A cada domingo é acesa uma vela. A luz simboliza a fé humana e faz um convite para a oração a Deus. Também representam as quatro manifestações de Jesus, sendo elas:

  1. Encarnação
  2. Jesus nos pobres e necessitados
  3. Jesus nos sacramentos
  4. Segunda vinda de Jesus. 

Como o tempo de preparação para o Natal vai mudando, as velas são acesas de forma separada. A primeira deve ser a vermelha, porque simboliza o perdão a Adão e Eva.

 Já no segundo domingo do Advento, é a de cor verde, porque representa a esperança do anúncio da vinda de Jesus, mas também a fé dos Patriarcas, Abraão, Isaac e Jacó, que creram na Promessa da Terra Prometida. 

 Depois vem a rosa, que ao lado das outras velas representa a alegria do Rei Davi, que uniu todos os reinos, assim como Cristo reunirá todos os filhos de Deus. 

A última vela a ser acesa é a branca, porque indica a luz que vem de Maria e a chegada do nosso Salvador para anunciar um reino de paz e justiça. 

 

Monte a Coroa com sua família

O tempo de Advento, como ressaltou Padre Renato, é momento de alegria e preparação. Um convite também a ter mais esperança para aquilo que está por vir. É Jesus que está chegando para nos salvar. 

Assim sendo, a família toda, reunida e em clima de união, pode fazer da montagem da Coroa do Advento um dia para se preparar em união para o Natal. A cada domingo aproveitar e também juntos, rezar e acender mais uma vela na Coroa e em seu coração. 

Quer saber a oração do advento para fazer com sua família? Assista ao vídeo abaixo e aprenda com Padre Renato mais sobre esse tempo de Advento e a oração. 

 

Leia mais

Como preparar um calendário do advento com as crianças

A um mês do Natal, como se preparar?

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Veralucia leitão
    Ótimo, amo conhecer as maravilhas da nossa fé católica. Eu também montei minha coroa do advento e confeccionei as velas aromatizadas.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.