Como a Bíblia pode ajudar a enfrentar a depressão

Como a Bíblia pode ajudar a enfrentar a depressão

A pandemia tem causado transtornos na vida de muita gente. Além de problemas relacionados à saúde física e perda de entes queridos, o desemprego e os problemas financeiros afetaram gravemente a saúde mental de parte das pessoas. Para alguns, a saúde mental pode não ser vista como uma prioridade, e por vezes é até taxada como capricho ou, como se diz no linguajar popular, uma “frescura”.

Mas não precisamos ir muito longe para ver os seus efeitos. Em toda parte, temos pessoas fragilizadas de muitas maneiras. As condições trágicas e difíceis têm causado em muita gente a perda da satisfação em viver, persistentes episódios de tristeza e falta de esperança. A depressão é uma doença. Trata-se de um transtorno mental que pode até incapacitar quando não é tratado por profissionais preparados para isso, como psiquiatras e psicólogos, por exemplo. Infelizmente, devido à falta de informação adequada, há pessoas deprimidas que sentem vergonha de assumir e pedir ajuda para enfrentar o que estão passando. Algumas nem conseguem identificar os sinais.

Assim como para todo tipo de enfermidade, apoio médico e psicológico são essenciais para tratar o quadro depressivo. Baseada na Palavra de Deus, a Igreja recomenda que as pessoas que apresentam os sintomas da depressão busquem cumprir o tratamento recomendado pelos profissionais, assim como buscar viver uma rotina de oração durante a vida.

“Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou. Toda a medicina provém de Deus, e ele recebe presentes do rei: a ciência do médico o eleva em honra; ele é admirado na presença dos grandes. O Senhor fez a terra produzir os medicamentos: o homem sensato não os despreza. Uma espécie de madeira não adoçou o amargor da água? Essa virtude chegou ao conhecimento dos homens. O Altíssimo deu-lhes a ciência da medicina para ser honrado em suas maravilhas; e dela se serve para acalmar as dores e curá-las; o farmacêutico faz misturas agradáveis, compõe unguentos úteis à saúde, e seu trabalho não terminará, até que a paz divina se estenda sobre a face da terra. Meu filho, se estiveres doente não te descuides de ti, mas ora ao Senhor, que te curará. Afasta-te do pecado, reergue as mãos e purifica teu coração de todo o pecado. Oferece um incenso suave e uma lembrança de flor de farinha; faze a oblação de uma vítima gorda. Em seguida dá lugar ao médico, pois ele foi criado por Deus; que ele não te deixe, pois, sua arte te é necessária. Virá um tempo em que cairás nas mãos deles. E eles mesmos rogarão ao Senhor que mande por meio deles o alívio e a saúde (ao doente) segundo a finalidade de sua vida. Aquele que peca na presença daquele que o fez cairá nas mãos do médico.” (Eclesiástico 38,1-15).

Uma ajuda providencial

Deus, na Sua grandeza que é própria, conhece todas as nossas necessidades e sabe tudo o que se passa em nosso coração. Deus não é indiferente a nada e nos dá meios para que alcancemos a sua graça. Isso também acontece quando o assunto é a depressão. Um desses meios é a própria Palavra de Deus. Ela é, por excelência, a mensagem que Deus tem para nossas vidas. Mas não é uma mensagem comum, é, antes, uma voz que fala para aquilo que há de mais profundo e verdadeiro em nosso coração.

A prática da leitura da Bíblia, quando realizada de forma orante e meditada, pode influenciar poderosamente na nossa alma e na nossa maneira de encarar a vida. A mensagem divina nos fortalece, e, mediante doenças, nos ajuda a suportar e enfrentar esses malefícios.

Rotina

Na vida, temos que enfrentar pequenos e grandes desafios. Alguns exigem longas batalhas diárias até que a gente saia vitorioso contra o inimigo. Com a depressão não é diferente. Por isso, é preciso usar todos os dias as armas que Deus nos deu para nos empenhar na luta até a cura.

Isso significa que a busca da Palavra de Deus também precisa ser diária. Precisa de dedicação e carinho. A Palavra de Deus é como uma chuva, conforme narra o profeta Isaías:

A chuva e a neve caem do céu e não voltam até que tenham regado a terra, fazendo as plantas brotarem, crescerem e produzirem sementes para serem plantadas e darem alimento para as pessoas. Assim também é a minha Palavra: ela não volta para mim sem nada, mas faz o que me agrada fazer e realiza tudo o que eu prometo. (Isaías 55, 10-11)

A Palavra de Deus não nos deixa ficar secos de tristeza e de desânimo. Pelo contrário, ela nos enche de vigor e força, nos devolvendo a vida, o sorriso e a alegria. Mas é preciso se deixar molhar, ou seja, se aproximar de Deus por meio da leitura diária da Bíblia.

Os Evangelhos

Quer começar a ler a Bíblia? A sugestão é iniciar pela leitura dos Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. Eles narram que Jesus, em sua humanidade, estava sujeito a desafios que nós também estamos ao longo da nossa história. Jesus, inclusive, também conheceu o tormento da tristeza:

E disse a eles:

“A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar.” (Marcos 14,34) 

Por isso, Jesus não é indiferente ao que sentimos. Pelo contrário, Ele conhece e sabe a intensidade com a qual sofremos, pois também passou pela traição, pelo abandono, pelas privações, pelas perdas de entes queridos, pelas calúnias, mentiras, invejas e tudo aquilo que diz respeito ao nosso sofrimento. Dessa forma, refletir sobre a humanidade de Jesus nos aproxima de Deus muito mais do que podemos imaginar.

Os profetas

Além dos Evangelhos, muitos outros livros da Bíblia nos enchem de inspiração e coragem para batalhar contra a tristeza. Por exemplo, você recorda deste versículo?

“Ó Senhor Deus, Tu me proteges e me dás força; Tu me ajudas na hora do sofrimento. Dos fins da terra, as nações irão a ti e dirão: ´Os nossos antepassados só tinham falsos deuses, tinham somente deuses inúteis´. (Jeremias 16,19)

Ou ainda:

“Israel, como poderia eu abandoná-lo? Como poderia eu desampará-lo? (…) não, não posso fazer isso, pois o meu coração está comovido, e tenho muita compaixão de você.” (Oséias 10, 8)

Esses versículos estão escritos dentro dos livros dos Profetas bíblicos. Devido à experiência que eles tiveram com o Senhor, é próprio dessas passagens nos recordar profeticamente que Deus não é alguém distante, mas Ele é próximo de suas criaturas. Cientes disso, os Profetas nos exortam para a prática da fé e para uma postura de firmeza, pois aqueles que confiam em Deus não ficarão desamparados.

Também é importante ter em conta que quando um Profeta fala sobre ameaças e desgraças, não é algo ruim, pelo contrário, é um chamado à conversão, para abraçarmos aquilo que nos faz pessoas melhores e mais felizes.

Para aqueles que desejarem saber mais sobre os livros dos Profetas na Bíblia, eles são: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Amós, Miqueias, Ageu, Zacarias, Joel, Abdias, Jonas, Naum, Habacuc, Sofonias e Malaquias.

Livros poéticos

Dentre os livros poéticos e de sabedoria, não se deve esquecer de recorrer ao livro dos Salmos. É o maior entre todos os livros da Bíblia, o qual é composto por 150 melodias (psalmoi), diversas delas em forma de oração, louvor, lamentação, súplica, ação de graças etc. Por meio dos salmos, podemos expressar a dor do nosso coração ao Senhor:

“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? Por que ficas tão longe? Por que não escutas quando grito pedindo socorro?” (Salmo 21(22),2)

Ou, ainda, quando queremos nos abandonar nas mãos de Deus, costumamos recitar o famoso versículo:

“O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.” (Salmo 23,1)

Para quem quiser conhecer melhor os livros poéticos e sapienciais, eles são: Provérbios, Jó, Salmos, Cânticos dos Cânticos, Eclesiástico (também conhecido por Sirácida ou Sirac), Eclesiastes, Sabedoria, Provérbios.  

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Martiniano Batista Bezerra
    Maravilhoso
  • José Ernani filuszteck
    Estando na minha casa com a minha de sangue .li esta mensagem.ela tem passado pela depressão e tristeza.li está mensagem.sou muito grato
  • Vilma de Souza Luiz ferreira
    Estudo edificou minha vida
  • Caetano Gimo
    Paz, este conteúdo me ajudou muito, pós aprendi bastante e através do mesmo farei a questão de ensinar o irmãos na Igreja.
  • Regina da Silva Souza
    Adorei, quero conhecer mais sobre a palavra e mandamentos de Deus
  • Angelica
    Estou realmente precisando oração
  • Sulamita José Balbino
    Achei excelente muito bom 😁
  • Luziane de Oliveira Ferreira
    Peço oração
  • LUCINEIA MARCONDES DA SILVA
    Bom dia esse conteúdo é muito edificante Obrigada
  • Rosália
    Maravilhoso e muito edificante,vai me ajudar muito.obrigada.Deus é lindo.
  • Tiago Jose Pereira
    Muito proveitoso i edificante para nossa vida
  • Aline
    As coisas de Deus são as mais lindas e perfeitas que há Buscando e guardado com as armaduras de Deus.
  • GINALDO SOARES DE LIRA
    Excelente vai ajudar muitas pessoas.Gloria a DEUS porque eu também fui curado da depressão pelo Senhor e Salvador Jesus Cristo
  • Carlucio Exposito Fontes
    Muito elucidstivo
  • Hermnio Júnior
    Perfeito
  • Marlene
    CURA DE ANSIEDADE E DEPRESSAO
  • Marcelo Santos
    Conteúdo muito bom, para refletir e pensar com sabedoria.
  • J
    Nd
  • Marcelo Silva
    Foi ótimo,Deus ė fiel
  • Marcelo Silva
    Foi ótimo,Deus falou comigo
  • Helenice Martins de Sousa
    Meu Deus é maravilhoso...está leitura foi um.Espelho pra minha Alma ,Amém tomara eu conseguir trilhar estes caminhos.Amem.
  • Rosangela
    Ótimo. Gostaria de receber mais conteúdo sobre o assunto.
  • ilma miranda
    luz para minha vida
  • Wanda Aparecida da Silva
    Obrigada por da atenção pra quem sofre com a depressão 😔😔
  • Dirĺei daluz Souza
    Maravilha leitura adorei muito obrigado
  • Elizabete pereira dos Santos Nunes
    Muito útil pois estou passando por está fase depressiva e muitas vezes não consigo nem rezar estou sempre na maioria do tempo angústiada e choro atoa vou procurar seguir estas dicas obrigado.
  • Jucilene carneiro de lima sampaio
    Otimo porque precisamos sempre da orientação biblica para nos edificarmos no amor de Deus. Amo o trabalho de toda equipe evangelizar é preciso
  • Jucilene carneiro de lima sampaio
    Otimo porque precisamos sempre da orientação biblica para nos edificarmos no amor de Deus.
  • Kênia
    Acolhedor
  • Sebastiana
    A palavra de Deus sempre nós ajudar a vencer as nossas dificuldades.
  • Gerson Ademar Martins da Rosa.
    excelente tudo o que eu estava precisando ouvir simplesmente maravilhoso! !! alegrou a minha alma graças a Deus amo este jesus . ... não posso viver sem a sua presença.
  • Maria Barbosa
    A Palavra de Deus sempre nos fortalece , anima e orienta . Um espírito abatido ganha vida através da leitura diária do Evangelho, onde Jesus fala conosco e nos liberta das aflições, tristeza e ansiedade. Glória a Deus!!
  • sebastiao schecheleck
    ótimo
  • Elsa da aparecida felix de almeida
    achei muito bom , ore por mim e pelo meu filho Alan Carlos felix de almeida que precisa de muita oração!!!
  • Karina
    Esse conteúdo me ajudou muito . Estou com depressão e síndrome do Pânico. Estou querendo começar a ler a bíblia . Só Deus pra me ajudar.
  • Daniel deoliveiraoliveira
    Amém maravilhosa as graças de Deus amém que Deus mim abençoe minhas vidas
  • Agenor Nepomucena da Silva
    Gostei de mas, ore por mim
  • Solimar
    Maravilhoso
  • Sumara
    Achei muito bom esplica muito claro !
  • rogerio
    ore meus pais
  • rogerio
    ore meus pais
  • Tania
    Me ajudou bastante! Saber como Jesus passou pelo abandono e tristeza
  • Eda Consuelo
    Muito bom , sabio
  • Enice Guimarães
    Muito bom, viu continuar lendo !
  • Eliana Maria de Carvalho
    Bastante enriquecedor pois nós trás versículos que nos mostra a suma importância de termos fé e estarmos sempre lendo a Bíblia e trazendo a sua palavra diariamente na nossa vida,para assim sermos cristãos melhores.
  • Maria Rosa de Sousa Vasco
    Dicas maravilhosa edifica eq fortalecer nossa vida para crescer espiritualmente mesmo no momentos edifício da nossa vida eu amei e obrigado amo essa obra Deus os abençoe.
  • Ermelina Aparecida chagas
    Muito bom e rico em seu conteúdo
  • Maria do Socorro de Assis santos Norberto
    Gostei muito, pois nos incentiva a lermos mais a bíblia, nos instimula a buscar mais o senhor diante de sua palavra.🙌
  • Denivaldo
    Eclesiástico 38,1-15). não intendi essa referência se eclesiastes só vai até o capítulo 12.?
  • Sergio Rosa
    Muito esclarecedor amei tremendo
  • Jsnete
    Achei muito interressante eu estou precisando
  • Dina pereira de Sousa
    um ótimo abençoando sua visa e lhe inspirando
  • Muito bom.um resumo sobre a importância de lermos a palavra de Deus diariamente.
    Que devemos sempre nos fortalecer da palavra de Deus para enfrentarmos as tribulações que aparecem no dia a dia
  • Catarina Ramos Vieira
    Que Deus não está distante de nós.Devemos buscá-lo no momento das tribulações.
  • Raimundo Edson da Silva Gomes
    Formidável, conteúdo de uma linguagem muito boa!
  • Mais
    Muito bom, gostei muito, nos dar umas paz muito grande
  • Euvaldo Oliveira de Carvalho
    Palavra para quem está com depressão.
  • Tatyana Casarino
    Pode parecer contraditório o que vou dizer, mas, quando estou triste, são os trechos mais melancólicos e as verdades mais duras da Bíblia que me levantam (mais até que os Salmos e os trechos de otimismo e esperança que eu adoro). Eclesiastes é um Livro que me levanta mesmo com toda a sua "melancolia" intrínseca, porque, quando estou decepcionada com as coisas do mundo, este é o livro que me tira do pecado da revolta e me coloca na alegria de como é bom ter uma visão do Alto. É um livro que bate de frente com o homem moderno. E eu adoro aquelas verdades que derrubam a hipocrisia e que trazem a esperança da Justiça de Deus.
  • Joseaolinario
    Maravilhoso bênção
  • Muito bom
  • Maria Goreta Tolentino da Silva
    Muito obrigada gostei muito da leitura estava precisando muito Deus lhes abencoe Jesus das santas chagas me proteja das doencas.
  • ElizangelaGomesR
    Gosteideter visto essas palavras neste dia e voltar atrás nos ensinamentos.Obrigado

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.