Católicos podem ser cremados?

Católicos podem ser cremados?

Ao longo da história da humanidade, há registros de diferentes maneiras de sepultar os mortos. Em algumas culturas e religiões, era habitual fazer o sepultamento parecido com o que temos hoje, enterrando os mortos junto aos seus pertences. Já em outras civilizações, foi usual guardar os corpos em templos ou até mesmo deixá-los sem qualquer cuidado. 

No cristianismo, é preferível que se faça o sepultamento dos corpos, porque como está exposto na Bíblia Sagrada:

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Tessalonicenses 4- 16,17). 

Padre Reginaldo Manzotti explica a passagem destacando que quando Jesus retornar, ele irá ressuscitar os vivos e os mortos, e a carne ressuscitará. “Nesse sentido, devemos fazer memória de nossos falecidos, porque somos o templo do Espírito Santo e resultado da fé”, disse. 

 

Isso significa que cristãos não devem ser cremados?

O Vaticano explica que cristãos podem ser cremados. A possibilidade existe desde 1963. No entanto, só é permitida caso o ato não seja uma contestação da fé da pessoa. 

Apesar de permitir, há um consenso na Igreja que prefere o sepultamento, porque o ato é uma demonstração de estima aos mortos e uma lembrança do que a pessoa viveu. 

“Em outras culturas era comum deixar os mortos serem comidos por animais. E isso era feito para que a memória de que a pessoa existiu fosse extinta. Nós, como cristãos, respeitamos nossos mortos e precisamos fortalecer esses laços de memória construídos”, completou o Sacerdote. 

 

Onde guardar as cinzas?

Em 2016, o Papa Francisco aprovou e o  Vaticano publicou a instrução da Congregação para a Doutrina da Fé. No documento, estão descritas as regras para cremação dos cristãos. 

A principal delas, de acordo com o documento, é a proibição de conservação das cinzas do morto em casa, a fim de que não sejam uma lembrança comemorativa do falecimento ou até mesmo um objeto de joalheria, já que algumas pessoas as colocam em anéis, colares, etc. 

Por isso, se um cristão optar pela cremação, é recomendado que as cinzas sejam depositadas e mantidas em um lugar sacro, ou seja, espaços próprios para a oração e memória do falecido. 

“Não pode dividir entre os familiares, muito menos guardar em casa. É preciso que o espaço reservado seja um lugar de oração. Um lugar em que depositamos a nossa esperança na ressurreição”, confirmou Reginaldo Manzotti. 

Nosso corpo é a casa do Espírito Santo

Ao longo da vida cristã, se aprende que o corpo humano é o templo do Espírito Santo. Como espaço sagrado, é preciso ter respeito a esse lugar. A memória também é o resultado de toda a fé dos pais, avós e tantas outras pessoas que ensinam dia a dia a Palavra de Deus.  

Sendo assim, respeitar o corpo mesmo depois da morte é um princípio necessário para a fé cristã. Nenhum cristão deve negar a sua fé diante da morte, e a cremação é possível a todos aqueles que têm essa iniciativa sem abdicar dos ensinamentos de Deus. 

Ficou mais curiosidades sobre o assunto? Então se liga no vídeo do Padre Reginaldo Manzotti que conta mais sobre a cremação para católicos. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Muito interessante gostaria de saber mais ainda ex Padre Pio,
    Interessante fé é o.pilar de toda verdade
  • Samira youssif ABOU ALI
    Boa tarde o documentário sobre os santos e as chagas de nosso Jesus Cristo que apareceram nele e um milagre sim e eu creio de todo o coração. Para as pessoas se aproximarem mais de Deus pois até hoje muitos duvidam infelizmente mais eu oro por eles para Deus ter misericórdia. A respeito da cremação eu nunca gostei disso desde de pequena ouvia falar nisso até quando eu tinha 8 anos perguntei a minha mãe que Deus a tenha em um bom lugar porque tinha que queimar as pessoas elas eram más e ia para direto pro inferno e cabeça de criança mesmo depois de adulta eu entendi mais não gosto de jeito nenhum . Obrigada equipe por mais uma reportagem muito bem explicada.
  • Ana Karla Sousa Rodrigues
    Amém padre tirei minhas dúvidas e estou grata pela resposta.
  • Ana Karla Sousa Rodrigues
    Amém padre tirei minhas dúvidas e estou grata pela resposta.
  • francisca
    as vesti de um falecido como deve ser ?
  • Laura Rodrigues
    Muita agradecida padre pelo o esclarecimento .Eu tinha dúvida mas agora foi esclarecido
  • Elen Mendes
    Obrigada por esclarecer padre, meu pai faleceu recentemente e eu não quis aceitar a decisão dos meus irmãos em cremar, agora fiquei mais aliviada.
  • Eloise Rita Jung Finkler
    Sempre tinha dúvidas em relação a cremação para nós cristãos católicos romanos. Foi muito esclarecedor e vai me ajudar no ministério da eucaristia/palavra. Agradecida!
  • Rosicler Bernieri Ascari
    Muito interessante, necessário e esclarecedor. Obrigada!
  • Rosicler Bernieri Ascari
    Muito interessante, necessário e esclarecedor. Obrigada!
  • Maria José
    Gostei muito do conteúdo . Eu tinha dúvidas sobre cremação, hoje posso dizer que sou mais a favor deste, antes não achava muito correto. Muito obrigada !
  • Ana Paula
    Boa tarde, obrigado pelo esclarecimento eu gostaria de ser cremada e agora sei que posso sem ofender a Deus o criador de tudo.
  • Eliani
    Achei muito interessante, pois o que eu sempre ouvi dizer é que a Igreja Católica condena esse ato. Muito esclarecedor. Parabéns Pe Reginaldo, o Sr é uma benção 🙏
  • Claudiene Aparecida Alves
    Muito interessante, eu não sabia que a Igreja autorizava a cremação.
  • Paulina Ângela
    Ótima matéria.
  • Eli
    Li a matéria aqui escrita e assisti o seu vídeo , tinha ouvido em um programa o padre dizer que por questão de higiene nos tempos atuais a opção seria cremação. Comecei a valorizar este pensamento. Só que tocar no assunto para tramites legais me assusta .Em que tempo a pessoa deve tratar disto , quando souber de uma doença grave . Este assunto é polêmico , seria esta a forma de voltar as cinzas ?
  • Cristina
    Na minha opinião não é porque morreu não tem mais nada, tudo acaba após a morte. Eu creio e fico esperando a vinda do SENHOR e por isso temos que sepultar e cuidar.
  • Lemir Biavatti
    Ótimo!! Esclareceu para mim uma grande dúvida!!
  • Ana Maria Tavares Horta
    Ola Padre Reginaldo Manzotti tudo bem com o senhor que deus vous dé muita saude se vocé morer estamos perdedidos ..olia obrigada pelas dicas ésa eu nâo sabia queimar os corpos
  • Abel Levindo Fernandes Alves
    Boa tarde. Achei essa matéria muita boa e oportuna, pois me esclareceu sobre o assunto. Sua benção Padre Reginaldo.
  • Rozimar Rodrigues dos Santos
    Boa tarde ! Achei essa matéria simplesmente fantástica. Parabéns padre Reginaldo sempre nos surpreendendo.
  • Euclélia Gusmão
    Sua bênção padre Reginaldo,muito esclarecedor ,tinha minhas dúvidas ,eu sempre falei que guando morrer quero ser cremada ,depois fico assustada com a idéia do fogo,e agora da terra,isso me assusta ,fico apavorada só de pensar,sei que nada vou sentir,mas confesso que tenho medo.Reze por mim.
  • Carlos Alexandre Figueiredo.
    Muito bom esse esclarecimento, às pessoas não estão fazendo segundo a liturgia. Sugiro que a igreja oriente os cemitérios que fazem cremação forneçam essas informações aos parentes do morto que optarem pela cremação.
  • Gorette
    Foi muito bom esse esclarecimento, minha vontade é de ser cremada e de jogar as cinzas no mar. Acho melhor do que ser enterrada é minha carne ser devorada pelos insetos e vermes. Fico sufocada só em pensar. A minha única dúvida é como os filhos vão se sentir com esse procedimento
  • Gorette Macedo
    Foi muito bom esse esclarecimento, minha vontade é de ser cremada e de jogar as cinzas no mar. Acho melhor do que ser enterrada é minha carne ser devorada pelos insetos e vermes. Fico sufocada só em pensar. A minha única dúvida é como os filhos vão se sentir com esse procedimento
  • Vilma Lúcia Teixeira Maciel Barbosa
    Muito bom obrigada padre Reginaldo e equipe por nós ajudar na fé.Deus abençoe a todos.🙏🙏🙏
  • Márcia Rolla Braga Nunes
    Ótimo
  • Ana Rute Netto Cancellier
    Eu tinha dúvidas dobre esse assunto, foi esclarecedor . Obrigada Padre Reginaldo
  • Vânia Maria
    Muito bom,da pra entender muito bem. Padre Reginaldo e sua equipe,obrigada por nos ensinar cada dia mais
  • Elizabeth Ramos Ferreira
    Esclarecedor. Perfeito. Tinha essa dúvida.
  • Ana Zanchetti
    Muito esclarecedor .
  • Rosa Francisca Rosso
    Muito bom o esclarecimento a respeito do assunto. Nunca ouvi a igreja explicar aos fiéis sobre cremação. Meus pais já são falecidos mas não faria isso com eles e nenhum familiar. Parece-me desumano. Se são sepultados, vou ao cemitério sei que seus corpos estão sepultados ali. Transformá-los em cinzas? Acho muito triste. Obrigada pelo esclarecimento.
  • Regina Nicleide Ferreira de Lima
    Amei, nunca tinha lido nem pego informações sobre esse assunto. Muito bom e muito obrigada!
  • Regina Nicleide Ferreira de Lima
    Amei nunca tinha lido nem pego informações sobre esse assunto. Muito bom e muito obrigada!
  • Elizabeth Fortuna Mendes
    Muito esclarecedor.
  • Andréia
    Gostei muito de poder ter o privilégio de aprender a cada dia mais com o nosso amado padre Reginaldo Manzotti e toda a sua equipe 🙏🙏🙏
  • Damiana Bastos Pereira
    importantíssima.
  • Celia CRC
    Fiquei um tanto preocupada, nao me sinto bem e nao gosto de ir ao cemiterio.Ja tinha pensado e digo que queria ser cremada, caso vier a falecer. Porem não antes de doar todos os orgãos que forem possiveis aproveitar. Mas não gostaria de que meus familares tivessem a tarefa de ter que ir ao cemiterio cuidar do tumulo. Preferia minha foto na estante e na lembrança do que fui p eles.
  • Maria Helena Marques
    Eu gostei muito porque tirou a dúvida que eu tinha sobre a cremação e também o que fazer com as cinzas. Porque nos sempre escuta muitas opinões erradas dos outros que não tem um bom entendimento. Muito obrigada 😊
  • Maria Helena Marques
    Eu gostei muito porque tirou a dúvida que eu tinha sobre a cremação e também o que fazer com as cinzas. Porque nos sempre escuta muitas opinões erradas dos outros que não tem um bom entendimento. Muito obrigada 😊
  • Maria Helena Marques
    Eu gostei muito tirou as dúvidas que eu tinha sobre a cremação e também onde colocar as cinzas.
  • Maria Gouretti Rosso Ceza
    Adorei a explicação, mas já deixei claro pro meus filhos! Quero ser enterrada, Jesus não foi cremado!! Obrigada
  • Tatyana Casarino
    Não sabia dessa permissão dada em 1963. Minha intuição sempre apontou que o certo é o sepultamento. Na esfera jurídica, também há direitos para a dignidade e memória dos mortos. Infelizmente, há muitos crimes contra os mortos e sua memória.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.