4 dicas do Papa Francisco para ler a Bíblia

4 dicas do Papa Francisco para ler a Bíblia

Em Audiência Geral realizada em 2021, o Papa Francisco orientou os cristãos sobre a importância da leitura da Bíblia. Conhecer as palavras das Sagradas Escrituras é uma forma de aproximarmos Deus de nossos corações. 

 

“As palavras das Sagradas Escrituras não foram escritas para permanecer presas nos papiros, nos pergaminhos ou no papel, mas para serem recebidas por uma pessoa que reza, fazendo-as brotar no próprio coração. A palavra de Deus chega ao coração”, disse o Papa.

 

Um livro tão importante quanto a Bíblia merece dedicação e concentração ao ser lida. Por isso, separamos as dicas do Sacerdote para ler a Bíblia. 

 

1. A Bíblia não pode ser lida como um romance

O Papa Francisco explica que a Bíblia precisa ser lida acompanhada de oração, para que seja possível o diálogo entre Deus e o homem. Todos os versículos ali escritos foram escritos exatamente para nós. 

Esta experiência acontece a todos os fiéis: uma passagem da Escritura, ouvida muitas vezes, de repente um dia fala-me e ilumina uma situação que estou vivendo. Mas é necessário que eu esteja presente nesse dia, no encontro com essa Palavra. Que eu esteja ali, ouvindo a palavra. Todos os dias Deus passa e lança uma semente no terreno da nossa vida. Não sabemos se hoje encontrará terra árida, silvas, ou terra fértil que faça crescer essa semente. Depende de nós, da nossa oração, do coração aberto com que nos aproximamos das Escrituras para que elas possam tornar-se para nós a Palavra viva de Deus. Deus passa continuamente.

 

2. Aproximar da Bíblia sem segundas intenções

O que procuramos quando lemos a Bíblia não é uma explicação moral para atitudes ou ações, mas sim porque queremos encontrar Deus e o Espírito Santo. Isso significa que as Palavras ali expostas precisam ser recebidas de coração aberto, sem mudar o sentido de acordo com as nossas próprias vontades. 

Fico incomodado quando ouço cristãos que recitam os versículos da Bíblia como papagaios. Você encontrou o Senhor naqueles versículos? Não é um problema apenas de memória, mas de memória do coração, aquela o abre ao encontro com o Senhor. Aquela palavra, aquele versículo o leva ao encontro com o Senhor.

 

3. A Palavra inspira bons propósitos

Quando lemos a Bíblia, ficamos inspirados (as) para novas atitudes e reflexões, principalmente das orações. Para isso, precisamos ler com atenção e obediência ao texto, a fim de que sejam compreendidas todas as essências escritas ali. 

 

“Posteriormente entra-se em diálogo com a Escritura, para que aquelas palavras se tornem um motivo de meditação e oração: permanecendo sempre fiel ao texto, começo a perguntar-me o que ele “diz a mim”. Este é um passo delicado: não devemos resvalar para interpretações subjetivas, mas devemos fazer parte do caminho vivo da Tradição, que une cada um de nós à Sagrada Escritura. O último passo da lectio divina é a contemplação. Aqui as palavras e os pensamentos dão lugar ao amor, como entre os noivos que por vezes se olham em silêncio. O texto bíblico permanece, mas como um espelho, como um ícone a ser contemplado. E assim se há diálogo.”

 

4. As Sagradas Escrituras são um tesouro inesgotável

Quanto mais lemos a Bíblia, mais aprendemos sobre ela e sobre a Palavra de Deus. O Papa comenta inclusive que mesmo que todas as Bíblias sumissem do mundo, ainda assim podemos recriar boa parte dos textos, porque a Palavra deixou marcas na vida de todos os indivíduos. 

“A vida cristã é uma obra de obediência e ao mesmo tempo de criatividade. Um bom cristão deve ser obediente, mas deve ser também criativo. Obediente porque escuta a palavra de Deus e criativo porque há o Espírito Santo dentro que o impele a levá-la  adiante. As Sagradas Escrituras são um tesouro inesgotável”, finalizou o Papa. 

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Edgar Soares
    Muito bom! Extraordinário Servo de DEUS
  • María
    muito bom
  • Lorena Ferrário
    A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos! Quando mais Lemos, mais aprendemos! Jamais teremos outro livro tão rico e tão forte! Que a gente saiba dar cada vez mais valor a cada palavra ali escrita.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.